Meu Nitro AN515-44 trava a tela após 30~60 minutos de uso
Tinkerer
Um tempo atrás meu notebook estava com problema de piscar a tela, no qual eu pesquisei e encontrei informações que acontecia frequentemente com Windows 11. Então resolvi a usar o Windows 10, e por um momento parou, até desabilitei a desvirtualização na BIOS, mas o melhor jeito foi deixar de usar em 144hz e passar a usar em 60hz.
Porém, dessa última quarta-feira pra cá após está passando um pequeno tempo jogando o computador simplesmente travou e ao reiniciar continuava com a tela travada, não sei o que pode ter acontecido. Já pesquisei bastante e não encontrei nenhuma solução ou um guia do que posso fazer pra tentar soluconar o problema.
Meu notebook tem 1 ano e meio, até tentei ver se conseguia a garantia estendida pelo cartão de crédito mas sem sucesso ainda. Pelo que notei e fazer alguns pequenos testes eu consigo utilizar para tarefas básicas durante um período de 1h30 aproximadamente e ele não trava, após isso eu tenho que desligar e esperar bastante tempo. Só que durante esse tempo eu fiquei acompanhando a temperatura dele e estava normal como sempre.
Já atualizei todos os drivers e o problema ainda continua, eu consigo utilizar o notebook caso eu conecte em HDMI à uma TV ou um monitor por exemplo, porém eu não consigo ver nada na tela normal dele. No momento eu não tenho monitor apenas TV e não posso usar ela o dia todo para isso e fazer com que meu notebook se torne um desktop.
Respostas
-
Realizei minutos atrás duas atualizações pendente pelo Windows Update, um era atualização de qualidade próprio Windows e a outra foi uma atualização de driver Insyde Firmware - 5.41.1.1, enquanto atualizava eu estava vendo pela tela da TV pois a tela do notebook se encontrava travada como vocês podem ver em uma das imagens acima que tirei enquanto fazia o tópico. E durante a atualização antes mesmo de pedir para reiniciar, meio que destravou por um certo período de tempo mas voltou a travar, e dessa vez consegui desligar e ele voltou sem travar. Mas não deu 10 minutos e não deu outra, travou mais uma vez.
Agora por último eu coloquei um ventilador bem na cara do notebook e esperei ver se destravava, e aconteceu, destravou. Porém ainda assim muito estranho, terei de usar isso eternamente com um ventilador praticamente na cara dele? Ou será que é algum outro problema de driver que talvez formatando resolva? Só que estou com receio de formatar e ele travar durante o procedimento.
0 -
oLÁ! O computador também fica travado na tela do bios? O que acontece quando você desativa o tpm no bios?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Então, a tela fica travada durante a BIOS, mesmo o computador ligando de início e permanecer destravado pelos minutos que citei, tentei ver a tela da BIOS com o cabo HDMI na TV e não consegui ver a tela da BIOS em ambas as telas. A única coisa que consigo é acessar a TPM pelo comando tpm.msc abrindo a aba a seguir mas não aparece opção de desativar, apenas opção de limpar.
0 -
Essa tática do ventilador não funcionou por muito tempo e voltou a travar de forma igual, consigo usar por um período de tempo sem travar mas volta a travar e depois somente com cabo hdmi conectado a tv/monitor.
1 -
O seu computador ainda está na garantia?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Infelizmente não. Estou tentando ver se consigo acionar a garantia estendida pela Mastercard. Mas, até agora sem sucesso.
Ontem eu consegui reverter atualização de alguns drivers e consegui utilizar por um período de tempo bem maior sem nenhum travamento, apenas os coolers acionando a velocidade máxima ao iniciar algumas tarefas mais pesadas, mas não sei por quanto tempo esse método será eficaz. Porém, ainda assim eu não consigo acessar a BIOS de forma alguma, agora o notebook fica travado somente ali ao iniciar e não mostra também a logo da Acer. É como se fosse algum problema de driver da AMD visto que ao reverter driver voltou a funcionar por enquanto, ou talvez seja um problema maior, mas qual?
0 -
Experimente reinstalar o windows, pressionando alt+f10 antes do logo da Acer e depois informe se o problema continua.
egydiocoelho Trailblazer
Tentei aqui por esse método pra reinstalar e o Windows iniciou normalmente, como se não reconhecesse o comando. E infelizmente agora pela noite a tela voltou a travar… não sei mais o que posso tentar fazer :/
0 -
Ok! Experimente também desativar a virtualização no bios e verifique se o problema continua ocorrendo.
egydiocoelho Trailblazer
Infelizmente tudo sem sucesso, já procurei em diversos lugares da internet, outros fóruns, reddit e nenhuma solução. Além do mais que o problema parece acontecer com uma certa frequência pois muita gente reclamando do mesmo problema desde 2020, lamentável que a acer venda ainda um produto no qual esse problema ainda pode acontecer.
Não consigo acessar a BIOS de maneira nenhuma mais, um tempo atrás antes desse problema ocorrer eu já tinha desabilitado a desvirtualização do Windows devido que a tela não respondia mais a 144hz direito e por isso tive que passar a usar em 60hz. Não sei se formatando a desvirutalização segue desativada, pois já formatei várias vezes pra ver se soluciona o problema mas mesmo com a tela destravada e tento acessar a BIOS ela trava imediatamente ao entrar lá.
Estou ainda à procura de um técnico de informática na minha cidade que consiga resolvar o problema, ou talvez tentar trocar a tela do notebook, já encontrei no aliexpress o modelo mas ainda sigo na dúvida se é isso mesmo ou algum outro problema, pois até agora ninguém conseguiu identificar.
Ou se eu aceito a derrota e tento comprar um monitor e passo a torna-lo como um pc desktop, porém tenho meu receio visto que ele anda esquentando bastante quando uso o HDMI na tv, me disseram que é normal devido a polegada da tv e que o notebook suporta apenas até 32" e quando se usa HDMI em algo maior que isso ele passa a consumir mais o desepenho e etc.
1 -
Boa noite! estou com o mesmo problema que você descreveu… você conseguiu resolvê-lo?
0 -
estou literalmente o mesmo problema listado acima (as fotos pareciam até do meu note), não levei na assistência ainda, mas o que tá resolvendo (por enquanto) é colocar o monitor do notebook em 60hz, em vez de 144hz ( da pra mudar pelo menu de exibição do windows)
não sei se é uma solução exata, mas pelo menos é o que está funcionando aqui no momento0