ACER Aspire ES1-533 nao aceita rodar Linux
entao fui testar outras distros testei o Ubuntu "puro" o Lubuntu e o Mint ambos travaram (algums travaram um pouco depois do "[ OK ] Finished Initialize hardware monitoring sensors") fiz todos os testes possiveis e nao tem nada errado nem com meu pc nem com minha midia, tanto que usei a mesma midia pra instalar o mint em um notebook (legacy) velho meu
eu nao sei mais o que fazer o meu acer simplismente se RECUSA a rodar o linux.
500 gb hdd
intel celeron quad 1.10GHz
4 gb ram
Melhor resposta
-
sim, esse post faz bastante tempo ate kkkk esse meu notebook ate ja quebrou, descanse em paz
mas sim eu consegui, é um problema na bios do notebook(nao adianta fazer update, ta mais para algo no hardware do que no software parece), ele nao consegue registrar a entrada efi do grub e crasha
entao basicamente voce tem que instalar o linux sem o grub e registrar ele manualmente depois, trocando o nome de grubx64.efi pra bootx64.efi(que é a entrada padrao da bios) ja que ela nao consegue registrar uma nova entrada voce engana ela botando o bootloader no mesmo lugar que seria o windows e com o mesmo nome
a distro que eu consegui instalar foi debian, algumas dao problema na hora de iniciar o livecd e nao sei o porque, creio que ubuntu e mint conseguem funcionar tambem, mas manjaro e pop nao consegui instalar
0
Respostas
-
ja tinha feito essa pergunta no forum mas refiz dando mais detalhes0
-
ps. fui editar o texto e sem querer inverti o primeiro e o segundo paragrafo0
-
Conseguiu resolver essa questão? Estou enfrentando o mesmo problema com o mesmo Notebook aspire ES1-533, mas não enconto em lugar nenhum uma solução.
0 -
sim, esse post faz bastante tempo ate kkkk esse meu notebook ate ja quebrou, descanse em paz
mas sim eu consegui, é um problema na bios do notebook(nao adianta fazer update, ta mais para algo no hardware do que no software parece), ele nao consegue registrar a entrada efi do grub e crasha
entao basicamente voce tem que instalar o linux sem o grub e registrar ele manualmente depois, trocando o nome de grubx64.efi pra bootx64.efi(que é a entrada padrao da bios) ja que ela nao consegue registrar uma nova entrada voce engana ela botando o bootloader no mesmo lugar que seria o windows e com o mesmo nome
a distro que eu consegui instalar foi debian, algumas dao problema na hora de iniciar o livecd e nao sei o porque, creio que ubuntu e mint conseguem funcionar tambem, mas manjaro e pop nao consegui instalar
0