A315-34-C6ZS: Minhas teclas ''shift'' não funcionam.

Kaique0Santana
Kaique0Santana Member Posts: 15 Troubleshooter
editado outubro 2022 em Laptops

Olá a todos.

Há um tempo, de mais ou menos 3 meses, minhas teclas ''shift'' esquerda e direita pararam de funcionar. Já testei neste site; https://en.key-test.ru/, e simplesmente não indica quando eu clico uma das duas teclas.

Já enfrentei esse problema antes, e, sempre que ele surge, é na tela de bloqueio, após sair de uns minutos de suspensão. Antes pensava que eu estava digitando a senha de desbloqueio errada, daí eu formatava e reinstalava o sistema quando na verdade a senha estava ''correta'', porém eu não conseguia desbloquear pois nenhuma das duas teclas ''shift'' funcionavam para digitar os caracteres maiúsculos da senha. No entanto, o problema sumia ao usar o sistema no pendrive no modo live e ao posteriormente reinstalá-lo no HD.

Dessa vez, tentei formatar de novo, com o Linux Mint, Manjaro e depois Zorin OS, mas não deu certo; nem a tecla shift esquerda nem a direita funcionam em nenhum desses sistemas. Estou tendo que usar a tecla ''Caps Lock'' para digitar letras maiúsculas, mas ainda assim, é cansativo e não dá pra digitar certos caracteres especiais.

Eu uso Linux e o meu sistema atual é o Manjaro KDE. Modelo do notebook; Acer Aspire 3, A315-34-C6ZS.


[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • O seu computador está na garantia? Esse problema também ocorre quando você digita utilizando um teclado externo?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Kaique0Santana
    Kaique0Santana Member Posts: 15 Troubleshooter

    Não, não, pra piorar, a garantia venceu no início do ano... e eu não tenho teclado externo pois não uso.

  • Kaique0Santana
    Kaique0Santana Member Posts: 15 Troubleshooter

    Acho que talvez o problema possa ter relação com a BIOS ou alguma outra coisa, mas não creio que as teclas tenham quebrado... o notebook é novo, e não tem como as duas teclas terem quebrado simultaneamente, e eu nunca clico com força suficiente para quebrar, nem mesmo uso a tecla shift direita... Meu primeiro post neste site foi sobre a tecla dos caracteres ''/?°'', que parou de funcionar repentinamente e voltou ao normal dias depois, ao ligar o aparelho e a BIOS exibir uma mensagem de atualização. O problema era a BIOS que tinha que ser atualizada para a tecla ''/?°'' voltar a funcionar.

    Talvez atualizando a BIOS as teclas shift voltem a funcionar. É possível atualizá-la manualmente?

  • Pode ser um problema de vírus também. Por isso, seria interessante testar com um teclado externo. Por que se no teclado externo esses símbolos não aparecem, descartaria um problema de hardware.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Kaique0Santana
    Kaique0Santana Member Posts: 15 Troubleshooter

    Peço perdão pela demora...

    Não é um vírus, eu formatei e instalei o Windows 10, para ver se o problema persistia. E muito pior, ele me veio com uma tela azul enquanto o usava, e enquanto atualizava para o Windows 11 obtive algumas mensagens de erro, e muitos travamentos. Nunca havia experienciado isso no Windows... O notebook também congelava em uma tela escura e fazia alguns bipes longos e curtos quando ficava ocioso por um tempo, a não ser que eu estivesse com o navegador aberto, ou dando play em algum vídeo/música no reprodutor de mídia.

    Este problema do congelamento com bipes eu já tive no Linux, e é extremamente irritante pois atrasa meu trabalho...

    Eu testei o antivírus Avast e o do próprio Windows, e nenhum dos dois mostraram algum vírus.

    Enfim, voltei para o Linux, agora estou no Zorin OS, não vejo nenhum defeito além das malditas teclas shift.

    Há alguma maneira de faze-lo? Talvez seja a solução, pois uma tecla já foi ''consertada'' a partir da atualização automática da BIOS.

    Caso não, creio que alguém já tenha tido e solucionado esse mesmo problema, mas não achei nada em fóruns...

  • O problema ocorre mesmo após atualizar o bios para a versão mais recente?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Kaique0Santana
    Kaique0Santana Member Posts: 15 Troubleshooter

    Bem, isso é exatamente o que quero descobrir. Como posso atualizar a BIOS?

  • Esta é a versão mais recente: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_1.11_A_A.zip?acerid=637974378462167379&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE%20A315-34&OS=ALL&LC=en&BC=ACER&SC=PA_6


    Lembre-se que a atualização do UEFI é arriscado e não me responsabilizo por nenhum dano.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)