A515-45-R4ZF: Linux Gutta, Alguém sabe a história dela, quem compilou, empresa responsável, etc?

Opções
EduGreen
EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
editado novembro 2022 em Laptops

Olá!

Sou novo por aqui.

Comprei um notebook Aspire 5 A515-45-R4ZF com Linux Gutta. Uso Linux a muito tempo e conheço um pouco, mas nunca ouvi falar dessa distro "Gutta". No Google não encontrei nada.

Alguém sabe a história dela, quem compilou, empresa responsável, etc?


[Título editado para incluir descrição do tópico]

Melhor resposta

  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    Opções

    Ôpa... Desculpa a demora pra responder.

    Sim, estou com o Gutta até hoje. Ativei no primeiro boot. Foi rapidinho e bem de boa!

    O note é excelente. Uso no trabalho. Tenho uma loja e faço todo o trabalho das lojas física e virtual nele. Nunca engasgou nem nada!

    Sobre o mouse, uso um sem fio.

    Mas com o driver atualizado o padmouse começou a reconhecer multitoques.

    Valeu!!

«13

Respostas

  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Ninguém??😬😬

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Nunca ouvi falar, só a Acer para responder essa, deve ser uma distro nova. Conte-nos mais, usa pacotes .deb, .rpm, ...?

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Commodore_1995#
    Opções

    É a primeira vez que eu ouço falar dessa distribuição. Talvez esteja substituindo o endless.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Commodore_1995#
    Opções

    Eu estava conversando com o @JackE e parece ser uma versão Indiana.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • DyegoMM
    DyegoMM Member Posts: 3 New User
    Opções

    Meu nitro 5 veio com Linux Gutta, não tem navegador não tenho nada pra mexer, alguém ajuda... Tem um app " TERMINAL" .

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Geralmente vem com o Firefox, procura por uma loja de aplicativos no menu principal. Pode mandar print da tela?

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • RenanVilela
    Opções
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • mclarabsf
    mclarabsf Member Posts: 1 New User
    Opções

    Estou com o mesmo problema do colega. Não consigo sequer autorizar o sistema para ativação.


  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Parece uma versão piorada do Endless OS, não entendo porque as fabricantes metem essas distribuições desconhecidas, podiam fazer como a outra fabricante lá que coloca Ubuntu, muito melhor. Enfim, instalem uma distribuição mais conhecida como Ubuntu, Fedora ou Mint, ou comprem o Windows.

    No manual não tem instruções sobre qual o método para instalar aplicativos?

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    O meu está vindo, não chegou ainda.

    Quando chegar podemos criar um tópico de ajuda para o pessoal que está tendo dificuldades. 👍🏼

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Boa, veja se no manual tem instruções sobre como instala apps, configura monitor externo, etc...

    Podemos fazer uma FAQ.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Ahhahha... Os caras são feras pra isso.

    Parece a história do filósofo: "pra que facilitar se podemos complicar??"

    Concordo, poderiam optar por distros simples, porém conhecidas. Assim o pessoal acharia na internet vídeos e tutoriais para se balizarem.

    Mas é interessante como se deixa os clientes "perdidos" sem dó alguma.

    Recentemente tive o mesmo embate com a atualização do OS do celular (zero e caro), e daí vai...

    Haja coração e paciência!!

    Kkk

  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Ampliei sua foto e daí pesquisei pelo "gutta os smart software tecnology co" que aparece na imagem.

    O Google retorna uma marca de produtos para dentistas.

    Kkk... ri bastante agora.

    Interessante é que o Copyright na imagem está datado entre 2019 e 2021. Não sei se tem a ver, mas fiquei com medo de que essa distro tenha sido descontinuada.

    😬😬

  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Também pensei isso. Mas, se digitar Gutta no tradutor, ele remeterá ao norueguês.

    🤔🤔🤔

  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Te entendo perfeitamente, mas tenho certa resistência para pensar assim.

    Se for alguém que gosta de fuçar e tiver tempo para isso, ok. Caso contrário, não. Exemplo:

    No meu notebook atual, de outra marca, windows 10, fiz dual boot e instalei o Mint (minha primeira opção em Linux uns 2 anos atrás). Rapazzzz, não houve driver NVidia que resolvesse a temperatura do bicho. A ventoinha girava no máximo e ainda assim o note parecia que pegaria fogo. Pedi ajuda na Net, alguns gurus do Linux que sigo, etc. Ninguém soube resolver. Daí instalei o Pop e ficou legal. Uns meses depois instalei Kali, MX (em um outro note ainda) e sempre havia um probleminha. Hora o Wi-fi não funcionava, hora o fone de ouvido a, etc...

    Narrei tudo isso pra dizer: Linux é uma diversão angustiante as vezes (kkk), mas é muito legal pra quem gosta.

    Pra quem quer paz e sossego, >imagino eu< que essa distro "Gutta" veio redondinha em termos de interação hardware/software. Daí, melhor aprender a usar o tal Gutta do que aventurar outro...

    Mas um dual boot com Win11 resolverá os dias de pressa ou impaciência!!

    Abraços!!

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    editado novembro 2022
    Opções

    Isso, vai de cada um, eu instalaria imediatamente outra distro devido a facilidade de se encontrar conteúdo na web.

    Infelizmente Nvidia é a que tem pior compatibilidade com o Linux fora outros possíveis problemas comuns com som, wireless e bluetooh, mas vou te contar, estou passando muita raiva com esse Windows 11 também 😁 ou seja ninguém tá livre.

    Não confio que o Gutta vir funcionando redondinho, se ele vier com os drivers proprietários da nvidia já vair ser um diferencial, porque não percebi isso no Endless.

    Vou pesquisar nas discussões em inglês para ver se acho algo sobre.

    Cheers!

    Edit 1: Não tem nada nos fóruns em outros idiomas, talvez saiu primeiro para os mercados emergentes.

    Edit 2: Endless OS vem com o driver proprietário de acordo com a página deles.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Commodore_1995#
    Opções

    Procurem por redhat gutta. É uma versão indiana. Eu nunca tinha utilizado essa distro também. Eu também não curti muito o windows 11 que veio no meu computador. Nesse caso, eu aconselho fazer o backup do sistema operacional apenas por precaução, antes de instalarem um novo sistema operacional. É o que eu irei fazer.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Valeu, Rafael!

    Realmente ninguém está livre.

    Já tive Lan house e loja de Informática a uns 15 anos atrás. Cada caso é um choro diferente. Desde o XP perdendo drivers de áudio, Win Vista (kkk) e outros. Impressoras HP (uma impressora dava mais trabalho que todos os terminais da Lan House juntos), credo, melhor nem lembrar!!

    MAS, pensando que a Acer enviou o note de fábrica com o Gutta instalado, espero que não seja tão bugado... rss, só espero.

    Pra ter mais emoção, meu note novo (está a caminho) será com chipset AMD (Ryzen 7). Só pra dizer: sou teimoso e não desisto nunca!

    Chegando, é instalar o Win 11 em dual boot e fazer um mini rewiew dos prós e contras.

    Abraço!!