A515-51G-72DB: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR com SSD nvme
Amigos, estou tendo um problema com meu Acer Aspire 315-42, modelo com processador AMD Ryzen 3 com GPU integrada (Vega 3). O problema é o seguinte:
Comprei um SSD Adata XPG sx6000 lite de 256GB pra usar como disco do sistema e o HD que veio nele de 1tb apenas com os arquivos, fiz uma instalação limpa e durante pelo menos 2 meses de uso ele começou a dar "TELA AZUL" com o código "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR".
Seguindo as recomendações de manter o sistema sempre atualizado atualizei a BIOS dele pra versão 1.11 conforme está disponível aqui. A instalação ocorreu sem problemas, mas não resolveu. Fiz testes de memória, de disco e todos deram bons resultados. Inclusive estou usando o SSD em outro notebook da Acer (modelo A515-51G-72DB) sem problemas, então descarto defeito no SSD. Meu Acer 315-42 está funcionando sem problemas também apenas com o HD padrão que veio nele.
Estou considerando que a versão atual da bios pode estar precisando de correções, mas até agora não foi lançada nenhuma nova atualização. Outra observação que posso mencionar é de que utilizando apenas a energia da bateria ele da "TELA AZUL" mais rápido e com mais frequência, enquanto quando está conectado na tomada ele funciona por um tempo maior sem reiniciar, mas ainda assim não dá pra usar.
Dito tudo isso gostaria de saber como relatar diretamente pra acer pra solicitar uma correção e saber se é apenas um defeito de BIOS ou se a máquina necessita de algum reparo físico. Obrigado desde já!
[Título editado para incluir modelo do produto]
Comprei um SSD Adata XPG sx6000 lite de 256GB pra usar como disco do sistema e o HD que veio nele de 1tb apenas com os arquivos, fiz uma instalação limpa e durante pelo menos 2 meses de uso ele começou a dar "TELA AZUL" com o código "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR".
Seguindo as recomendações de manter o sistema sempre atualizado atualizei a BIOS dele pra versão 1.11 conforme está disponível aqui. A instalação ocorreu sem problemas, mas não resolveu. Fiz testes de memória, de disco e todos deram bons resultados. Inclusive estou usando o SSD em outro notebook da Acer (modelo A515-51G-72DB) sem problemas, então descarto defeito no SSD. Meu Acer 315-42 está funcionando sem problemas também apenas com o HD padrão que veio nele.
Estou considerando que a versão atual da bios pode estar precisando de correções, mas até agora não foi lançada nenhuma nova atualização. Outra observação que posso mencionar é de que utilizando apenas a energia da bateria ele da "TELA AZUL" mais rápido e com mais frequência, enquanto quando está conectado na tomada ele funciona por um tempo maior sem reiniciar, mas ainda assim não dá pra usar.
Dito tudo isso gostaria de saber como relatar diretamente pra acer pra solicitar uma correção e saber se é apenas um defeito de BIOS ou se a máquina necessita de algum reparo físico. Obrigado desde já!
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Respostas
-
Primeiro, faça um reset da bateria:
https://www.youtube.com/watch?v=NfhgnxUJoZo&list=FLVBqwtBw09_Z9tXo1Injakw&index=6
Se não funcionar, acesse o bios, pressione f9 para restaurá-lo e depois f10 para salvar. Depois, tente isso:https://community.acer.com/en/discussion/comment/988379/#Comment_988379
Houve um usuário que instalou o driverbooster e conseguiu corrigir o driver da bateria com esse programa. Faça o teste também.
Sobre o ssd, tente atualizar o firmware com ssd tool box e depois instale no a315-42 novamente: https://www.adata.com/downloadfile1.php?file=ADATA_SSDToolBoxSetup.4.0.2.zipOi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Claramente isso é um problema nessa linha da Acer, fiz a mesma coisa que o colega aí, coloquei um nvme, atualizei a BIOS, atualizei o chipset pela AMD, resetei, formatei, comecei tudo do zero e nada resolve.
A diferença é que o meu não dá tela azul quando está na bateria.
O que me deixa curioso também é que outros usuários do A315 que NÃO instalaram nenhum ssd novo também estão tento o mesmo problema. Algo mais generalizado está acontecendo.
0 -
Estou enfrentando o mesmo problema com um ssd nvme da asgard. Alguém conseguiu resolver? Eu agradeço.0
-
Curcius disse:Estou enfrentando o mesmo problema com um ssd nvme da asgard. Alguém conseguiu resolver? Eu agradeço.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Curcius disse:Estou enfrentando o mesmo problema com um ssd nvme da asgard. Alguém conseguiu resolver? Eu agradeço.
0 -
Ok! Depois poste o resultado aqui.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0