Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Problemas com Turbo Boost Acer Aspire A515-52G-57NL
Brunovianam
Member Posts: 3 New User
Possuo um Acer Aspire A515-52G-57NL equipado com um processador intel i5-8265U cuja velocidade base é 1.6GHz podendo ir a 3.9GHz com o turbo boost. Possui também placa de vídeo dedicada Geforce MX130 com 2GB, 16GB de memória ram DDR4 além da placa gráfica da intel UHD grafics 620. Estou utilizando atualmente o Windos 10 Home Single.
Já faz algum tempo que utilizo esta máquina para processar algumas aplicações em python que normalmente utilizam 100% da capacidade de processamento. Até então, monitorando o desempenho da máquina, sempre notei que o clock ficava em torno de 3,7GHz e a ventoinha trabalhando pesado, fazendo bastante barulho.
Contudo, sem eu ter mudado nenhuma configuração, nas mesmas aplicações o clock não passa mais de 2.4GHz e a ventoinha fica bem silenciosa, ainda com 100% de utilização da CPU. Engraçado que em alguns momentos, em outras aplicações a vetoinha trabalha bem e faz o mesmo ruído que antes - um indicativo que ela não está com defeito e o clock da CPU também aumenta, chegando aos 3,9GHZ, mas somente quando a utilização da CPU é baixa.
Pesquisando por alguma solução, formatei o windows, atualizei todos os drivers, principalmente os gráficos e o turbo boost, diretamente do site da Acer. Também limpei a ventoinha e o dissipador de calor e troquei a pasta térmica por uma de prata. Monitoro a temperatura do processador e essa dificilmente tem ultrapassado os 60°C quando a CPU está em uso máximo.
Gostaria de saber o que posso fazer para que o desempenho volte a ser como antes, ou seja, que eu consiga um clock de 3,7GHz em aplicações pesadas mesmo que a ventoinha tenha que trabalhar mais.
Já faz algum tempo que utilizo esta máquina para processar algumas aplicações em python que normalmente utilizam 100% da capacidade de processamento. Até então, monitorando o desempenho da máquina, sempre notei que o clock ficava em torno de 3,7GHz e a ventoinha trabalhando pesado, fazendo bastante barulho.
Contudo, sem eu ter mudado nenhuma configuração, nas mesmas aplicações o clock não passa mais de 2.4GHz e a ventoinha fica bem silenciosa, ainda com 100% de utilização da CPU. Engraçado que em alguns momentos, em outras aplicações a vetoinha trabalha bem e faz o mesmo ruído que antes - um indicativo que ela não está com defeito e o clock da CPU também aumenta, chegando aos 3,9GHZ, mas somente quando a utilização da CPU é baixa.
Pesquisando por alguma solução, formatei o windows, atualizei todos os drivers, principalmente os gráficos e o turbo boost, diretamente do site da Acer. Também limpei a ventoinha e o dissipador de calor e troquei a pasta térmica por uma de prata. Monitoro a temperatura do processador e essa dificilmente tem ultrapassado os 60°C quando a CPU está em uso máximo.
Gostaria de saber o que posso fazer para que o desempenho volte a ser como antes, ou seja, que eu consiga um clock de 3,7GHz em aplicações pesadas mesmo que a ventoinha tenha que trabalhar mais.
0
Comentários
-
Olá, boa tarde @Brunovianam.
Quando começou a ocorrer o problema mencionado, você se lembra se o Windows chegou a atualizar?0 -
RenanVilela disse:Olá, boa tarde @Brunovianam.
Quando começou a ocorrer o problema mencionado, você se lembra se o Windows chegou a atualizar?0 -
Brunovianam disse:RenanVilela disse:Olá, boa tarde @Brunovianam.
Quando começou a ocorrer o problema mencionado, você se lembra se o Windows chegou a atualizar?
https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Chipset/Chipset_Intel_10.1.15.3_W10x64_A.zip?acerid=636709446294608478&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE A515-52G&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=EMEA_21
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
RenanVilela disse:Brunovianam disse:RenanVilela disse:Olá, boa tarde @Brunovianam.
Quando começou a ocorrer o problema mencionado, você se lembra se o Windows chegou a atualizar?
https://global-download.acer.com/GDFiles/Driver/Chipset/Chipset_Intel_10.1.15.3_W10x64_A.zip?acerid=636709446294608478&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE A515-52G&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=EMEA_210