Problemas com Turbo Boost Acer Aspire A515-52G-57NL

Brunovianam
Brunovianam Member Posts: 3 New User
editado dezembro 2021 em Laptops
Possuo um Acer Aspire A515-52G-57NL equipado com um processador intel i5-8265U cuja velocidade base é 1.6GHz podendo ir a 3.9GHz com o turbo boost. Possui também placa de vídeo dedicada Geforce MX130 com 2GB, 16GB de memória ram DDR4 além da placa gráfica da intel UHD grafics 620. Estou utilizando atualmente o Windos 10 Home Single.

Já faz algum tempo que utilizo esta máquina para processar algumas aplicações em python que normalmente utilizam 100% da capacidade de processamento. Até então, monitorando o desempenho da máquina, sempre notei que o clock ficava em torno de 3,7GHz e a ventoinha trabalhando pesado, fazendo bastante barulho.

Contudo, sem eu ter mudado nenhuma configuração, nas mesmas aplicações o clock não passa mais de 2.4GHz e a ventoinha fica bem silenciosa, ainda com 100% de utilização da CPU. Engraçado que em alguns momentos, em outras aplicações a vetoinha trabalha bem e faz o mesmo ruído que antes - um indicativo que ela não está com defeito e o clock da CPU também aumenta, chegando aos 3,9GHZ, mas somente quando a utilização da CPU é baixa.

Pesquisando por alguma solução, formatei o windows, atualizei todos os drivers, principalmente os gráficos e o turbo boost, diretamente do site da Acer. Também limpei a ventoinha e o dissipador de calor e troquei a pasta térmica por uma de prata. Monitoro a temperatura do processador e essa dificilmente tem ultrapassado os 60°C quando a CPU está em uso máximo.

Gostaria de saber o que posso fazer para que o desempenho volte a ser como antes, ou seja, que eu consiga um clock de 3,7GHz em aplicações pesadas mesmo que a ventoinha tenha que trabalhar mais.

Comentários