A315-23 3250U: SOBRE O SSD NVME M.2 3.0X2

2

Respostas

  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Resultado: Fiz todo processo de clonagem, levou 2hs e meia pra no final o windows n conseguir inicializar pelo SSD pq dava reparo automático e reiniciava o tempo todo. Agora vou formatar o SSD e começar o processo tudo dnv. 🤦🏾‍♂️🤦🏾‍♂️🤦🏾‍♂️🤦🏾‍♂️
    Pode ter ocorrido algum erro durante o processo de clonagem. 
    Mas nesse caso é necessário trocar a ordem de boot para que seja iniciado pelo SSD. 
    Eu aconselho uma instalação limpa no novo SSD.
    Quando vc se refere a instalação limpa seria fazer uma ISO do Windows e instalar diretamente no SSD?
    Correto. 
    No caso teria de fazer um backup do sistema para o HD e proceder com o instalador como se fosse formatar, na hora de instalar selecionar o SSD, mas os arquivos e programas permanecerão exatamente como estavam? pergunto pq esse notebook tbm é pra trabalho, tem mta coisa q n posso perder.
  • Resultado: Fiz todo processo de clonagem, levou 2hs e meia pra no final o windows n conseguir inicializar pelo SSD pq dava reparo automático e reiniciava o tempo todo. Agora vou formatar o SSD e começar o processo tudo dnv. 🤦🏾‍♂️🤦🏾‍♂️🤦🏾‍♂️🤦🏾‍♂️
    Pode ter ocorrido algum erro durante o processo de clonagem. 
    Mas nesse caso é necessário trocar a ordem de boot para que seja iniciado pelo SSD. 
    Eu aconselho uma instalação limpa no novo SSD.
    Quando vc se refere a instalação limpa seria fazer uma ISO do Windows e instalar diretamente no SSD?
    Correto. 
    No caso teria de fazer um backup do sistema para o HD e proceder com o instalador como se fosse formatar, na hora de instalar selecionar o SSD, mas os arquivos e programas permanecerão exatamente como estavam? pergunto pq esse notebook tbm é pra trabalho, tem mta coisa q n posso perder.
    Você tentou clonar com qual programa? Macrium Refleet?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Por que você não tenta fazer o backup como nesse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=cCmAOwRYNwY
    Não é uma clonagem. Mas instalará o windows fornecido pela acer.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Bom pessoal, vim trazer para vocês o desfecho trágico de toda essa "novela"

    Tentei por diversas formas clonar o HD com vários programas desde Macrium á Disk Genius, o procedimento era realizado com sucesso porém na hora de dar boot pelo SSD, aparecia uma msg de erro na tela azul com a informação INACESSIBLE BOOT DEVICE conforme imagem abaixo porém em português:



    Mudei o boot da máquina para o padrão que seria o HD, e fui pesquisando mais a respeito, decidi fazer a reinstalação limpa do Windows 10 direto no SSD, ao tentar realizar o procedimento, antes mesmo de começar na tela da ACER - restaurando PC 5%, ocorreu um erro com a seguinte frase: não foi possível restaurar PC, nenhum dado foi alterado e fechou, porém ao iniciar o sistema o Windows começou com o looping infinito de reparo automático que não me permitia nem sequer formatar, sempre dava um erro (não foi possível formatar e tinha a opção de voltar) pesquisei de várias formas como sair desse looping pela internet e todos os métodos foram falhos, fui hj pela manhã ao técnico e expliquei toda situação a ele, ele tentou abrir o Windows e realizar o mesmo procedimento mas nem mesmo o boot de segurança estava funcionando na máquina e muito menos ele estava conseguindo fazer com que a placa reconhecesse o SSD para boot, ficamos quase 4hs mexendo na máquina para descobrir o problema, ele chegou a conclusão de que o SSD realmente não era compatível com a máquina por mais que o Windows o reconhecesse mas a placa não conseguia dar boot por ele.

    Em resumo:

    Foi necessário realizar a formatação de todo meu HD pois por alguma razão o Windows estava corrompido devido a isso estava em looping infinito de reparo automático, agora estou utilizando um Windows fornecido pelo técnico e irei proceder com a devolução do SSD e solicitar a devolução do dinheiro.

    Mesmo assim, agradeço a todos pelo suporte prestado, irei tentar comprar esse bendito SSD que essa máquina tanto pede.
  • É estranho essa situação, visto que esse modelo suporta sim esse SSD.
    Você criou o pendrive bootável pelo programa próprio do Windows?
    Caso você ainda esteja com o SSD, crie o pendrive com esse link https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    depois antes de prosseguir com a instalação retorne aqui.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    editado novembro 2021
    É estranho essa situação, visto que esse modelo suporta sim esse SSD.
    Você criou o pendrive bootável pelo programa próprio do Windows?
    Caso você ainda esteja com o SSD, crie o pendrive com esse link https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    depois antes de prosseguir com a instalação retorne aqui.

    Eu fiz tudo certo pow, o grande problema mesmo foi o SSD que n era "bootável", diversas vezes tentei fazer o boot do Windows por ele e até mesmo o técnico não conseguiu fazer, eu estou me apegando ao fato de que tem a ver com a geração do SSD q é 3.0x4 e a placa só deve conseguir bootar com 3.0x2.
  • É estranho essa situação, visto que esse modelo suporta sim esse SSD.
    Você criou o pendrive bootável pelo programa próprio do Windows?
    Caso você ainda esteja com o SSD, crie o pendrive com esse link https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    depois antes de prosseguir com a instalação retorne aqui.

    Eu fiz tudo certo pow, o grande problema mesmo foi o SSD que n era "bootável", diversas vezes tentei fazer o boot do Windows por ele e até mesmo o técnico não conseguiu fazer, eu estou me apegando ao fato de que tem a ver com a geração do SSD q é 3.0x4 e a placa só deve conseguir bootar com 3.0x2.
    Certo.
    Mas você ainda está com ele?
    Gostaria de tentar mais um procedimento antes de devolvê-lo?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Não devolva o ssd. Faça o seguinte:
    a) desconecte o disco rígido da placa mãe e deixe apenas o ssd conectado;
    b) depois, baixe um iso da microsoft aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    Deixe o programa configurar automaticamente o pendrive
    c) depois, conecte o pendrive no computador que está com o ssd;
    d) acesse o bios, vá na guia main e ative o f12bootmenu;
    e) depois pressione f12 antes do logo da acer, selecione o pendrive e inicialize a instalação.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Não devolva o ssd. Faça o seguinte:
    a) desconecte o disco rígido da placa mãe e deixe apenas o ssd conectado;
    b) depois, baixe um iso da microsoft aqui: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    Deixe o programa configurar automaticamente o pendrive
    c) depois, conecte o pendrive no computador que está com o ssd;
    d) acesse o bios, vá na guia main e ative o f12bootmenu;
    e) depois pressione f12 antes do logo da acer, selecione o pendrive e inicialize a instalação.


    Engraçado q eu sugeri o técnico a fazer isso, mas ele disse que até minha placa mãe estava com bloqueio para isso eu acreditei pois no momento que clonei o hd para ssd e tentei trocar as partições de boot haviam algumas alternativas na BIOS que não estavam habilitadas para alteração sendo que os tutoriais na internet era possível alterar por exemplo o secure boot que não consegui desabilitar na hora, eu não entendi muito bem mas segundo ele o ssd realmente não era compatível e impossibilitava algumas coisas, infelizmente o ssd já foi devolvido porém não vou desistir de instalar um ssd na máquina, estive olhando na internet alguns e um deles me chamou a atenção nas especificações.

    O que vocês acham desse:


  • Sim, deve funcionar sem problemas. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Só não consigo entender, como q o suporte técnico da Acer informa que a máquina é compatível somente com 3.0x2 que é uma peça raríssima de achar para comprar, tentarei buscar outras peças que tenham uma retrocompatibilidade na interface caso contrário irei levar num técnico e ver se ele consegue fazer esse procedimento pra mim com um 3.0x4, dps dessa confusão estou inseguro para mexer na máquina de novo kk
  • Só não consigo entender, como q o suporte técnico da Acer informa que a máquina é compatível somente com 3.0x2 que é uma peça raríssima de achar para comprar, tentarei buscar outras peças que tenham uma retrocompatibilidade na interface caso contrário irei levar num técnico e ver se ele consegue fazer esse procedimento pra mim com um 3.0x4, dps dessa confusão estou inseguro para mexer na máquina de novo kk
    Mas geralmente são retrocompatíveis sim.
    Eu tenho certeza que esse problema nele foi de configuração e não físico.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Blz pessoal,

    Dessa vez decidi ser mais ousado, vou por um SSD de 128gb e mais 8gb de RAM pois quero usar apenas para sistema visto q tenho um HD de 1tb, mas surgiram algumas dúvidas a respeito

    1- instalando o Windows 10 no SSD os aplicativos instalados no HD antes da troca de dispositivos para boot irão funcionar normalmente ou terei de reinstalar tudo dnv para o windows reconhecer?

    2- essa máquina tem 8gb de RAM (2 slots com 4gb soldados e 4gb removíveis) sendo que ele suporta no máximo 12gb, se eu instalar uma RAM de 8gb para trabalhar com a de 4gb, valerá a pena na questão de desempenho? Ouvi boatos de que n vale a pena investir na ram dessa máquina uma vez q n poderá fazer dual channel pq os valores de ram n são iguais.



  • Blz pessoal,

    Dessa vez decidi ser mais ousado, vou por um SSD de 128gb e mais 8gb de RAM pois quero usar apenas para sistema visto q tenho um HD de 1tb, mas surgiram algumas dúvidas a respeito

    1- instalando o Windows 10 no SSD os aplicativos instalados no HD antes da troca de dispositivos para boot irão funcionar normalmente ou terei de reinstalar tudo dnv para o windows reconhecer?

    2- essa máquina tem 8gb de RAM (2 slots com 4gb soldados e 4gb removíveis) sendo que ele suporta no máximo 12gb, se eu instalar uma RAM de 8gb para trabalhar com a de 4gb, valerá a pena na questão de desempenho? Ouvi boatos de que n vale a pena investir na ram dessa máquina uma vez q n poderá fazer dual channel pq os valores de ram n são iguais.



    É uma boa pergunta, mas pela lógica deve funcionar, já que todos os arquivos referentes a aquele programa estarão no HD.

    Compensa sim, o funcionamento do DualChannel passará a ser somente até a capacidade da menor memória, totalizando 8GB, caso a aplicação necessite de mais memória, aí fica como SingleChannel, esse modo se dá pelo nome FlexChannel.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Blz pessoal,

    Dessa vez decidi ser mais ousado, vou por um SSD de 128gb e mais 8gb de RAM pois quero usar apenas para sistema visto q tenho um HD de 1tb, mas surgiram algumas dúvidas a respeito

    1- instalando o Windows 10 no SSD os aplicativos instalados no HD antes da troca de dispositivos para boot irão funcionar normalmente ou terei de reinstalar tudo dnv para o windows reconhecer?

    2- essa máquina tem 8gb de RAM (2 slots com 4gb soldados e 4gb removíveis) sendo que ele suporta no máximo 12gb, se eu instalar uma RAM de 8gb para trabalhar com a de 4gb, valerá a pena na questão de desempenho? Ouvi boatos de que n vale a pena investir na ram dessa máquina uma vez q n poderá fazer dual channel pq os valores de ram n são iguais.



    É uma boa pergunta, mas pela lógica deve funcionar, já que todos os arquivos referentes a aquele programa estarão no HD.

    Compensa sim, o funcionamento do DualChannel passará a ser somente até a capacidade da menor memória, totalizando 8GB, caso a aplicação necessite de mais memória, aí fica como SingleChannel, esse modo se dá pelo nome FlexChannel.

    Pois é cara, instalar um ssd para no final ter que reinstalar os aplicativos tudo de novo é estressante tendo em vista que sendo um ssd nvme a meta era não precisar formatar pois os arquivos estarão no hd, seria mais seguro realizar o processo de clonagem só para garantir ou  instalar um windows no ssd e arriscar que os aplicativos funcionarão? isso me preocupa pois essa máquina embora seja minha, eu utilizo para trabalhar tbm e tem muitos arquivos da empresa.
  • Nesse caso então eu aconselharia a adquirir pelo menos um de 480GB e deixa ele somente para o SO e os programas, e o HD para arquivos pessoais.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Pronto pessoal, resolvi!

    Achei um SSD M.2 Nvme da Netac de 128gb que funcionou nele, consegui instalar o sistema operacional Windows e por o HD apenas como suporte de armazenamento, a RAM deixarei para instalar mais pra frente quando estiver com grana.

    Obrigado a todos pelo suporte!!
  • Excelente então. 
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Eu considero um ssd de 128gb inviável hoje em dia. O ideal era pegar um de pelo menos 512gb.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Skullboy777
    Skullboy777 Member Posts: 44 Die Hard WiFi Icon
    Eu considero um ssd de 128gb inviável hoje em dia. O ideal era pegar um de pelo menos 512gb.
    Rpz eu compartilhava do mesmo pensamento, mas hj eu acho q varia muito de perfil, conversei com outras pessoas sobre a melhor escolha de um ssd, e cheguei a conclusão de que 128gb para mim seria o suficiente pois tenho um hd de 1tb, e eu não instalo nada muito pesado ou q exija muito do processador, uso o notebook mais para estudar, trabalhar, e emular alguns games retro como gamecube, ps1 e etc, eu só preciso saber dividir direitinho os arquivos e aplicativos em cada partição para não lotar o ssd :)