ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Tinkerer
Não consegui atualizar o firmware da GPU, estou com o seguinte erro:egydiocoelho disse:Olá! Experimente atualizar o bios para a versão mais recente: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_2.04_A_A.zip?acerid=637671989306103616&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-53&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Depois, atualize o firmware da placa de vídeo: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/Firmware/Firmware_Acer_v101a_A_A.zip?acerid=637576759810616209&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-53&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Lembre-se que essas atualizações são arriscadas e não me responsabilizo por nenhum dano.
Eu efetuei a compra de um outro módulo da XPG com especificações parecidas às minhas originais.RenanVilela disse:Olá, bom dia.
O problema dos stutterings pode ser reduzido com a inserção de mais um pente de memória ram, já que assim o funcionamento é por DualChannel, melhorando e muito essa questão.
Você está com W10 ou W11? Estou com W11 e mesmo com minhas configurações estou tendo um pouco de stutterings em jogos, não é nada que atrapalhe mas tem um pouco. Acredito que seja o SO que não esteja bem otimizado, visto que no W10 não havia problema algum.
Aí vai depender do jogo né, Bf2042 está no lançamento ainda, meio mal otimizado por enquanto.aeSeixas disse:Eu efetuei a compra de um outro módulo da XPG com especificações parecidas às minhas originais.RenanVilela disse:Olá, bom dia.
O problema dos stutterings pode ser reduzido com a inserção de mais um pente de memória ram, já que assim o funcionamento é por DualChannel, melhorando e muito essa questão.
Você está com W10 ou W11? Estou com W11 e mesmo com minhas configurações estou tendo um pouco de stutterings em jogos, não é nada que atrapalhe mas tem um pouco. Acredito que seja o SO que não esteja bem otimizado, visto que no W10 não havia problema algum.
Original:
1x16GB SK Hynx DDR4 3200MHz CL21
A nova:
1x16GB XPG DDR4 3200MHz CL20
A minha dúvida é: será que realmente vai melhorar o desempenho? Eu sei que sim, mas será que os jogos vão tornarem-se jogáveis? (como o caso do BF 2042 que estou apenas com 30fps no mínimo 768p). Paguei caro no note e estou deveras preocupado haha
Meu desktop tá rodando melhor os games (Ryzen 5 2600, RX 590, 2x8GB), sei também que o desempenho Desktop é melhor, mas será q melhora mesmo co mo dual?
Com a sincronização vertical ativada as quedas de desempenho persistem?aeSeixas disse:Outro fator bastante estranho é que o framerate basicamente não muda estando com um preset High ou Low.
No DotA 2 no ultra (sei que não é a melhor maneira de jogar competitivamente, mas é só para testes), eu consigo algo entre 70 e 80fps. Reduzindo os gráficos no mínimo para jogar de forma competitiva (e talvez aproveitar o painel de 144hz), eu tenho a mesma taxa de quadros: entre 70 e 85
Mesmo com o Vsync desabilitado.RenanVilela disse:Com a sincronização vertical ativada as quedas de desempenho persistem?aeSeixas disse:Outro fator bastante estranho é que o framerate basicamente não muda estando com um preset High ou Low.
No DotA 2 no ultra (sei que não é a melhor maneira de jogar competitivamente, mas é só para testes), eu consigo algo entre 70 e 80fps. Reduzindo os gráficos no mínimo para jogar de forma competitiva (e talvez aproveitar o painel de 144hz), eu tenho a mesma taxa de quadros: entre 70 e 85
Então, eu estou tendo umas quedinhas em jogos como mencionei anteriormente, acredito que , pelo menos no meu caso, possa ser em relação ao W11, pois no W10 não tinha esses problemas.aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Ele veio de fábrica com o W10, mas mesmo lá eu tive os mesmos problemas relatados aqui. De primeiro momento, fiz o update via Windows mesmo e continuei com os problemas.
Depois, refiz uma formatação limpa baixando a ISO pela Microsoft e bootando um pendrive. Ainda estou com o note asism.
Boa ideia. Vou tentar reinstalar alguma versão mais antigaRenanVilela disse:Então, eu estou tendo umas quedinhas em jogos como mencionei anteriormente, acredito que , pelo menos no meu caso, possa ser em relação ao W11, pois no W10 não tinha esses problemas.aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Ele veio de fábrica com o W10, mas mesmo lá eu tive os mesmos problemas relatados aqui. De primeiro momento, fiz o update via Windows mesmo e continuei com os problemas.
Depois, refiz uma formatação limpa baixando a ISO pela Microsoft e bootando um pendrive. Ainda estou com o note asism.
Você já tentou instalar um driver mais antigo da Nvidia?
Se ainda não, baixe direto pela Nvidia, entre no Gerenciador de Dispositivos, desinstale o driver atual, desconecte o note da rede, reinicie ele e instale o mais antigo.
Segue o link da pesquisa avançada:aeSeixas disse:Boa ideia. Vou tentar reinstalar alguma versão mais antigaRenanVilela disse:Então, eu estou tendo umas quedinhas em jogos como mencionei anteriormente, acredito que , pelo menos no meu caso, possa ser em relação ao W11, pois no W10 não tinha esses problemas.aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Se ainda não, baixe direto pela Nvidia, entre no Gerenciador de Dispositivos, desinstale o driver atual, desconecte o note da rede, reinicie ele e instale o mais antigo.
Utilizei o DDU para remover meus drivers atuais da Nvidia, depois usei o NVCleanInstall, selecionei a versão anterior do driver (496.13) e fiz uma instalação limpa do driver.RenanVilela disse:Segue o link da pesquisa avançada:aeSeixas disse:Boa ideia. Vou tentar reinstalar alguma versão mais antigaRenanVilela disse:Então, eu estou tendo umas quedinhas em jogos como mencionei anteriormente, acredito que , pelo menos no meu caso, possa ser em relação ao W11, pois no W10 não tinha esses problemas.aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Downloads dos Drivers NVIDIA – Pesquisa Avançada
Então pode ser alguma questão de incompatibilidade dos drivers atuais com o novo SO.aeSeixas disse:Utilizei o DDU para remover meus drivers atuais da Nvidia, depois usei o NVCleanInstall, selecionei a versão anterior do driver (496.13) e fiz uma instalação limpa do driver.RenanVilela disse:Segue o link da pesquisa avançada:aeSeixas disse:Boa ideia. Vou tentar reinstalar alguma versão mais antigaRenanVilela disse:Então, eu estou tendo umas quedinhas em jogos como mencionei anteriormente, acredito que , pelo menos no meu caso, possa ser em relação ao W11, pois no W10 não tinha esses problemas.aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Realmente, tive um desempenho infinitamente superior em alguns games como o Hunt Showdown (que passou a ficar jogável acima dos 60fps, apesar dos pequenos stutterings que acredito que sejam resolvidos com o dual channel).
No DotA 2 também tive alguns ganhos legais, o game passou a rodar a 100fps (outrora rodava a 70, 80...), também com alguns drops pros 80, mas também espero que seja resolvido com +1 RAM.
O Battlefield 2042 ainda está injogável... Não consegue sequer manter os 40 fps, isso com toda o preset low e a resolução em 1024x768. O estranho é que o uso da GPU está bastante baixo nesse jogo, cerca de 35%.
Sim, já está predefinido para inicializar com a RTX... E mesmo assim, nenhum resultado satisfatórioRenanVilela disse:Então pode ser alguma questão de incompatibilidade dos drivers atuais com o novo SO.aeSeixas disse:Utilizei o DDU para remover meus drivers atuais da Nvidia, depois usei o NVCleanInstall, selecionei a versão anterior do driver (496.13) e fiz uma instalação limpa do driver.RenanVilela disse:Segue o link da pesquisa avançada:aeSeixas disse:Boa ideia. Vou tentar reinstalar alguma versão mais antigaRenanVilela disse:Então, eu estou tendo umas quedinhas em jogos como mencionei anteriormente, acredito que , pelo menos no meu caso, possa ser em relação ao W11, pois no W10 não tinha esses problemas.aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Realmente, tive um desempenho infinitamente superior em alguns games como o Hunt Showdown (que passou a ficar jogável acima dos 60fps, apesar dos pequenos stutterings que acredito que sejam resolvidos com o dual channel).
No DotA 2 também tive alguns ganhos legais, o game passou a rodar a 100fps (outrora rodava a 70, 80...), também com alguns drops pros 80, mas também espero que seja resolvido com +1 RAM.
O Battlefield 2042 ainda está injogável... Não consegue sequer manter os 40 fps, isso com toda o preset low e a resolução em 1024x768. O estranho é que o uso da GPU está bastante baixo nesse jogo, cerca de 35%.
Sobre o BF2042 você já tentou setar ele pelo painel da Nvidia para que seja iniciado pela GPU?