Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Drivers AMD no Acer E5-553G-T4TJ
Olá!
Há um tempo atrás tive um problema com a escolha da versão do Driver do meu Acer E5-553G-T4TJ e fui socorrido pelos experts dessa comunidade (EgydioCoelho, MaClane e outros). Basicamente meu notebook sofria com congelamentos constantes após um tempo de uso ou mesmo parado e após o relato, tive a recomendação de usar o Driver AMD Radeon Adrenalin 19.3.3, assim o fiz e meu problema foi solucionado.
Um belo dia, anos depois do incidente, liguei o meu computador e recebi uma mensagem do Windows 10 afirmando algo sobre incompatibilidade entre Drivers da placa e o programa Radeon quando tentei configurar o Adrenalin (receio que tenha sido após um update do Windows), logo após, refiz o processo de reinstalação dos drivers (Usando DDU Modo de Segurança > Reiniciar > Instalar no Windows Update > Reiniciar > Instalar Driver 19.3.3), até aí tudo ia bem, voltei a usar meu Notebook normalmente por alguns meses, porém, desde o mês passado o meu Software Adrenalin se recusava a abrir a aba "Games" (utilizo todas as abas do Adrenalin e somente quando ponho nessa o programa dá CTD) e é justamente através dela eu escolho as configurações de placa que o programa vai utilizar. Desisti dessa versão do Driver e tentei usar a mais nova 21.5.2 (que nem permite ajustar o modo Crossfire), foi uma burrice, porque não funcionava nem o Chrome direito, o vídeo ficava distorcido. Resolvi voltar para a 19.3.3 e tentar resolver o problema dessa aba "Games" do Adrenalin que fecha sozinha. Alguém pode me ajudar com isso?
Há um tempo atrás tive um problema com a escolha da versão do Driver do meu Acer E5-553G-T4TJ e fui socorrido pelos experts dessa comunidade (EgydioCoelho, MaClane e outros). Basicamente meu notebook sofria com congelamentos constantes após um tempo de uso ou mesmo parado e após o relato, tive a recomendação de usar o Driver AMD Radeon Adrenalin 19.3.3, assim o fiz e meu problema foi solucionado.
Um belo dia, anos depois do incidente, liguei o meu computador e recebi uma mensagem do Windows 10 afirmando algo sobre incompatibilidade entre Drivers da placa e o programa Radeon quando tentei configurar o Adrenalin (receio que tenha sido após um update do Windows), logo após, refiz o processo de reinstalação dos drivers (Usando DDU Modo de Segurança > Reiniciar > Instalar no Windows Update > Reiniciar > Instalar Driver 19.3.3), até aí tudo ia bem, voltei a usar meu Notebook normalmente por alguns meses, porém, desde o mês passado o meu Software Adrenalin se recusava a abrir a aba "Games" (utilizo todas as abas do Adrenalin e somente quando ponho nessa o programa dá CTD) e é justamente através dela eu escolho as configurações de placa que o programa vai utilizar. Desisti dessa versão do Driver e tentei usar a mais nova 21.5.2 (que nem permite ajustar o modo Crossfire), foi uma burrice, porque não funcionava nem o Chrome direito, o vídeo ficava distorcido. Resolvi voltar para a 19.3.3 e tentar resolver o problema dessa aba "Games" do Adrenalin que fecha sozinha. Alguém pode me ajudar com isso?
0
Respostas
-
Após alguns testes, descobri que era a Steam que estava fazendo o Painel do Adrenalin fechar, mas até agora não consegui entender o motivo. O painel chega a abrir a aba Games, mas quando começa a leitura dos programas ele rapidamente dá tela branca e fecha, quando tento abrir novamente já nem começa a ler e dá um CTD automático.
Durante esse tempo, testei vários Drivers, somente o driver disponível no site da Acer (Crimson Relive 17.5), estava imune ao problema anterior, por sinal é um driver legal, faz o computador reconhecer a placa como R8 M445DX ao invés de R7 M340. Porém, não vi nenhum ganho de performance e prefiro o 19.3.3.
Imagino que a solução para esse problema possa ser algo relativo ao Auto-Detect de programas do Adrenalin, se houvesse uma forma de desativá-lo, poderia solucionar.
Mais informações eu compartilho pra ajudar caso alguém passe pela mesma situação.
0 -
Vryko disse:Após alguns testes, descobri que era a Steam que estava fazendo o Painel do Adrenalin fechar, mas até agora não consegui entender o motivo. O painel chega a abrir a aba Games, mas quando começa a leitura dos programas ele rapidamente dá tela branca e fecha, quando tento abrir novamente já nem começa a ler e dá um CTD automático.
Durante esse tempo, testei vários Drivers, somente o driver disponível no site da Acer (Crimson Relive 17.5), estava imune ao problema anterior, por sinal é um driver legal, faz o computador reconhecer a placa como R8 M445DX ao invés de R7 M340. Porém, não vi nenhum ganho de performance e prefiro o 19.3.3.
Imagino que a solução para esse problema possa ser algo relativo ao Auto-Detect de programas do Adrenalin, se houvesse uma forma de desativá-lo, poderia solucionar.
Mais informações eu compartilho pra ajudar caso alguém passe pela mesma situação.
Mas será que não tem como escolher com o que iniciar?
Pelo Painel da Nvidia a gente consegue, agora com a Radeon eu não sei falar, mas acredito que tenha sim.
Salvo engano o @egydiocoelho tem um Nitro com Radeon, não tenho certeza.0 -
Boa noite! No caso seriam as opções de inicialização seletivas do próprio windows? Na verdade, o meu note inicia com a Steam fechada por padrão, mas, mesmo sem ela abrir, o software Adrenalin dá o CTD. A única coisa que resolveu o problema mesmo foi a desinstalação, é uma situação bem peculiar, nunca imaginei que a Steam pudesse causar isso, vou reinstalar pra investigar se existe algum outro arquivo que a Steam abre na inicialização.
Obrigado pela dica!0 -
Continuo testando a interação entre o Software AMD e o Steam, porém ainda não sei o que gera esse problema. Desinstalei o Steam, reiniciei e abri novamente o Adrenalin, funcionou perfeitamente. Baixei novamente o Steam e o software da AMD continuou trabalhando normalmente até o momento de reiniciar, logo após a reinicialização o problema voltou.
Detalhe: Desabilitei o Steam até no Inicializador do Gerenciador de Tarefas e continua sem funcionar.0 -
Vryko disse:Continuo testando a interação entre o Software AMD e o Steam, porém ainda não sei o que gera esse problema. Desinstalei o Steam, reiniciei e abri novamente o Adrenalin, funcionou perfeitamente. Baixei novamente o Steam e o software da AMD continuou trabalhando normalmente até o momento de reiniciar, logo após a reinicialização o problema voltou.
Detalhe: Desabilitei o Steam até no Inicializador do Gerenciador de Tarefas e continua sem funcionar.
Como usar a Radeon apenas para jogos (Acer-Aspire 5) - YouTube
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Obrigado pelo vídeo pelo Renan, aprendi bastante com ele, nunca sabia sobre a relação entre o modo de redução de energia e GPU dedicada. Acredito até que o Youtuber use o Relive 17.5 que eu comentei anteriormente, porque faltam algumas opções disponíveis no Adrenalin 19.3.3, essa versão ReLive inclusive não possui o problema do Crash da aba "Games" no Software Radeon, mas gostaria de encontrar mesmo a solução para a versão 19.3.3, porque a mudança no desempenho é perceptível, o notebook desenvolve melhor com essa versão até na área de trabalho.
Até agora não tive sorte, desativei tudo relativo ao Steam na inicialização. Esse problema é algo bem peculiar mesmo.0 -
Vryko disse:Obrigado pelo vídeo pelo Renan, aprendi bastante com ele, nunca sabia sobre a relação entre o modo de redução de energia e GPU dedicada. Acredito até que o Youtuber use o Relive 17.5 que eu comentei anteriormente, porque faltam algumas opções disponíveis no Adrenalin 19.3.3, essa versão ReLive inclusive não possui o problema do Crash da aba "Games" no Software Radeon, mas gostaria de encontrar mesmo a solução para a versão 19.3.3, porque a mudança no desempenho é perceptível, o notebook desenvolve melhor com essa versão até na área de trabalho.
Até agora não tive sorte, desativei tudo relativo ao Steam na inicialização. Esse problema é algo bem peculiar mesmo.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
O estranho é que usei essa versão por anos. Já existem novos updates para o software AMD, mas o meu modelo não teve mais suporte depois dessa versão. Os drivers mais novos causam bugs intensos no uso, até na área de trabalho mesmo sem nada aberto. Sem dúvida nenhuma, essa versão é insuperável pela estabilidade que proporciona, outro fato que complica é justamente o fato do suporte da AMD não responder e não possuir interesse em tornar o software apto a essa placa (R8 M445DX).
De qualquer forma, cheguei ao extremo de Formatar (completamente) para tentar solucionar esse problema. Infelizmente, o problema persistiu.0