Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!
Restaurar travas de desempenho após uso de Throttlestop no Aspire 5 A514-53G
Olá a todos.
Comprei um Aspire 5 A 514 53G e descobri que ele vinha com algumas travas de desempenho, tais como potência máxima da CPU em 7W, o que evita a temperatura de passar dos 70 graus. Pelo menos na minha experiência.
Descobri que pelo Throttlestop eu poderia retirar estas travas e também fazer o undervolt. Consegui retirar as travas normalmente. O desempenho do meu computador melhorou muito, mas a temperatura aumentou e o tempo da minha bateria diminuiu muito.
Por mim, eu até gostei das alterações. Mas estava pensando em talvez vender o PC e tentei restaurar as travas de fábrica que meu pc veio, que até onde eu saiba é de 7w para o CPU e a throttling thermal por volta de 70 graus.
Deletei o .ini do throttlestop, resetei o default da bios (versão 1.16), formatei o windows, reinstalando o mesmo e deletando tudo o que eu tinha e mesmo assim as limitações de fábrica não voltaram.
Dito tudo isso, minhas perguntas são:
1) Realmente este meu modelo vem com estas limitações que eu falei?
Em caso positivo
2) Como faço para restaurar essas limitações para os padrões de fábrica? Existe algum aplicativo da Acer que coloca estas limitações e que eu possa instalar/reinstalar?
Agradeço a atenção de quem se disponibilizar a tentar me ajudar.
Comprei um Aspire 5 A 514 53G e descobri que ele vinha com algumas travas de desempenho, tais como potência máxima da CPU em 7W, o que evita a temperatura de passar dos 70 graus. Pelo menos na minha experiência.
Descobri que pelo Throttlestop eu poderia retirar estas travas e também fazer o undervolt. Consegui retirar as travas normalmente. O desempenho do meu computador melhorou muito, mas a temperatura aumentou e o tempo da minha bateria diminuiu muito.
Por mim, eu até gostei das alterações. Mas estava pensando em talvez vender o PC e tentei restaurar as travas de fábrica que meu pc veio, que até onde eu saiba é de 7w para o CPU e a throttling thermal por volta de 70 graus.
Deletei o .ini do throttlestop, resetei o default da bios (versão 1.16), formatei o windows, reinstalando o mesmo e deletando tudo o que eu tinha e mesmo assim as limitações de fábrica não voltaram.
Em caso positivo
2) Como faço para restaurar essas limitações para os padrões de fábrica? Existe algum aplicativo da Acer que coloca estas limitações e que eu possa instalar/reinstalar?
0
Respostas
-
juse1207 disse:Olá a todos.
Em caso positivo
Eu desconheço que algum notebook venha com esse tipo de trava de desempenho. As vezes, um modelo ou outro pode vir com undervolt de fábrica, mas nada limitando tanto o desempenho como foi relatado.
O que pode acontecer é ele vir configurado no plano de energia Equilibrado, fazendo com que o desempenho máximo seja alcançado de acordo com que a aplicação necessite. Será que não pode ter sido isso?0 -
Obrigado pela resposta.
Eu descobri a limitação deste meu modelo com esse vídeo : https://youtu.be/XOqP0XbqfWI
Pelo o que li, é bem comum as montadoras fazerem isso com os notes, para ser possível colocar um sistema de refrigeração mais barato.
E no meu caso, após o throttlestop eu senti uma grande diferença de desempenho e aumento da temperatura. Ou seja, ao que tudo indica, havia uma trava que foi retirada.
Vendo esse vídeo, o que você acha que pode ser os 7w do cpu quando ele mostra nos jogos?
Edit: eu não estou aqui para reclamar do PC. Eu sei que o PC não é gamer. Estou ciente de tudo isso. O que eu quero é saber se essa limitação realmente existia e como faço para voltar ela0 -
juse1207 disse:Obrigado pela resposta.
Eu descobri a limitação deste meu modelo com esse vídeo : https://youtu.be/XOqP0XbqfWI
Pelo o que li, é bem comum as montadoras fazerem isso com os notes, para ser possível colocar um sistema de refrigeração mais barato.
E no meu caso, após o throttlestop eu senti uma grande diferença de desempenho e aumento da temperatura. Ou seja, ao que tudo indica, havia uma trava que foi retirada.
Vendo esse vídeo, o que você acha que pode ser os 7w do cpu quando ele mostra nos jogos?
Edit: eu não estou aqui para reclamar do PC. Eu sei que o PC não é gamer. Estou ciente de tudo isso. O que eu quero é saber se essa limitação realmente existia e como faço para voltar elaAcer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Não achei nada relacionado a TDP. É nesta página que eu encontro?
No site da intel fala que meu tdp é 15w, podendo ir até 25w em turbo. https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/196603/intel-core-i5-1035g1-processor-6m-cache-up-to-3-60-ghz.html
Veja que no HWinfo, consta que fui até 17w e isso pq estou usando apenas internet e word, durante meu trabalho. O thermal throttle que acusa como yes acho que é referente há uma trava de temperatura em 92graus. Antes de formatar meu pc, eu vi que ele estava com essa trava em 92 no throttlestop.
Estas situações não aconteciam antes, com quase absoluta certeza.0 -
juse1207 disse:
Não achei nada relacionado a TDP. É nesta página que eu encontro?
No site da intel fala que meu tdp é 15w, podendo ir até 25w em turbo. https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/196603/intel-core-i5-1035g1-processor-6m-cache-up-to-3-60-ghz.html
Veja que no HWinfo, consta que fui até 17w e isso pq estou usando apenas internet e word, durante meu trabalho. O thermal throttle que acusa como yes acho que é referente há uma trava de temperatura em 92graus. Antes de formatar meu pc, eu vi que ele estava com essa trava em 92 no throttlestop.
Estas situações não aconteciam antes, com quase absoluta certeza.
Se diminuir em 1% o Estado de Desempenho Máximo, o processador trabalhará sem o TurboBoost, consequentemente aquecendo menos.
Mas para tarefas simples como foi mencionado, mesmo tendo somente uma ventoinha, estou achando que está aquecendo demais viuAcer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Fiz o procedimento de diminuir para 99%. Rodei o stress test Prime95 e veja o resultado. Lembrando que o modo de energia estava no "mais alto desempenho". Mas se a ideia era desligar o turboboost, acho que não funcionou. Mesmo no moderado e no modo economia de bateria ele está chegando nesses valores.
Atingindo quase 23W do CPU, que teoricamente só passa dos 15w com turbo boost (estou certo nessa análise?)
Meu computador melhorou muito o desempenho, mas está indomável.
Alguma outra sugestão do que posso fazer?0 -
juse1207 disse:Fiz o procedimento de diminuir para 99%. Rodei o stress test Prime95 e veja o resultado. Lembrando que o modo de energia estava no "mais alto desempenho". Mas se a ideia era desligar o turboboost, acho que não funcionou. Mesmo no moderado e no modo economia de bateria ele está chegando nesses valores.
Atingindo quase 23W do CPU, que teoricamente só passa dos 15w com turbo boost (estou certo nessa análise?)
Meu computador melhorou muito o desempenho, mas está indomável.
Alguma outra sugestão do que posso fazer?
Um teste simples é ver direito pelo Gerenciador de Tarefas, aba Desempenho, em Economia de Energia a frequência deve ficar baixa, rode um vídeo no Youtube em FullHd para observar isso, ou até mesmo em 2k ou 4k.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Eu tentei essa questão de rodar algumas tarefas e deu na mesma. Resolvi formatar tudo e reinstalar o windows pelo pendrive bootavel.
Formatei todas partições, a principal, uma chamada system e outra chamada recovery.
Não mudou nada. Atingindo 18 a 20w e 92 graus apenas vendo vídeo e rodando outras tarefas paralelas, para dar uma carregada.
E por ter formatado tudo, eu ainda fiquei sem qualquer configuração da Acer. Eu não usava nada mesmo, mas fico pensando que se era algo da Acer que fazia essas travas no Pc, agora eu estou mais longe ainda de arrumar rsrsrs.
O que você acha que posso tentar? Existe alguma maneira de reinstalar a BIOS? A minha é a versão 1.16 e no site da Acer só tem a 1.13 e não me permite dar downgrade. Resetar a BIOS eu já fiz.
E uma possibilidade que me agradaria também seria conseguir fazer undervolting no meu CPU. Alguma maneira que eu possa tentar?0 -
Uma outra questão. Em último caso, será que a assistência da Acer pode me ajudar?0
-
Olá pessoal, boa tarde.
Até hoje estou com o mesmo problema e não consegui resolver.
Será que alguém não tem alguma ideia do que eu possa fazer? Eu quero vender o notebook e não queria vende-lo sem antes restaurar as travas, pois a bateria dura muito mais e etc.0 -
juse1207 disse:Eu tentei essa questão de rodar algumas tarefas e deu na mesma. Resolvi formatar tudo e reinstalar o windows pelo pendrive bootavel.
Formatei todas partições, a principal, uma chamada system e outra chamada recovery.
Não mudou nada. Atingindo 18 a 20w e 92 graus apenas vendo vídeo e rodando outras tarefas paralelas, para dar uma carregada.
E por ter formatado tudo, eu ainda fiquei sem qualquer configuração da Acer. Eu não usava nada mesmo, mas fico pensando que se era algo da Acer que fazia essas travas no Pc, agora eu estou mais longe ainda de arrumar rsrsrs.
O que você acha que posso tentar? Existe alguma maneira de reinstalar a BIOS? A minha é a versão 1.16 e no site da Acer só tem a 1.13 e não me permite dar downgrade. Resetar a BIOS eu já fiz.
E uma possibilidade que me agradaria também seria conseguir fazer undervolting no meu CPU. Alguma maneira que eu possa tentar?
Tente realizar alguma configuração direto nele.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Meu caso não é de undervolt. Inclusive a 10ª geração da intel não permite esse tipo de procedimento.
A questão é uma limitação na TDP do processador. Eu retirei essa limitação e não consigo mais voltar ao original de fábrica.0 -
juse1207 disse:Meu caso não é de undervolt. Inclusive a 10ª geração da intel não permite esse tipo de procedimento.
A questão é uma limitação na TDP do processador. Eu retirei essa limitação e não consigo mais voltar ao original de fábrica.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
infelizmente o XTU não possui suporte para o modelo do meu processador.0
-
mas pelo ThrottleStop você não consegue reativar ao TDP que era antes fazendo o processo ao contrário? Colocando o TDP como 7?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se eu fizer pelo throttlestop sim. Porém, tenho que colocar o programa para iniciar com o windows e me torno dependente dele. Se eu vender meu pc para um leigo, que vai formatar o pc e etc, as configurações do programa serão excluídas e o pc vai voltar a ficar sem limites, entende?0