Helios 300 PH315-53-52j6 - Velocidade máxima do cooler da CPU menor que o da GPU. É Normal ??

G3RIK
G3RIK Member Posts: 6

Tinkerer

Olá Pessoal, 

Tinha um Acer Nitro 5 e o cooler da CPU rodava na mesma velocidade máxima que o da GPU. Dei o Nitro 5 para meu filho e comprei um Predator PH315-53-52j6.
Ocorre que ele esquenta muito mais que o Nitro 5, quando utilizo jogos ou edição de vídeo. Notei que no aplicativo Predator Sense a velocidade max do cooler da CPU é 4615 rpm e do cooler da GPU é 6122 rpm (Quando ponho no modo de ventoinha "MAX").  Não sei se esse é o motivo de minha CPU estar chegando em 92 graus enquanto a GPU não passa de 70 graus.

Não sei se isso é normal no Helios 300 ... Não achei nenhuma informação na internet sobre esse tema.

Alguém poderia me ajudar?  

Obrigado.

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Talvez essas tabelas tirem a sua dúvida:

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer
    G3RIK disse:

Olá Pessoal, 

Tinha um Acer Nitro 5 e o cooler da CPU rodava na mesma velocidade máxima que o da GPU. Dei o Nitro 5 para meu filho e comprei um Predator PH315-53-52j6.
    Ocorre que ele esquenta muito mais que o Nitro 5, quando utilizo jogos ou edição de vídeo. Notei que no aplicativo Predator Sense a velocidade max do cooler da CPU é 4615 rpm e do cooler da GPU é 6122 rpm (Quando ponho no modo de ventoinha "MAX").  Não sei se esse é o motivo de minha CPU estar chegando em 92 graus enquanto a GPU não passa de 70 graus.

Não sei se isso é normal no Helios 300 ... Não achei nenhuma informação na internet sobre esse tema.

Obrigado.

Olá, bom dia. A velocidade da ventoinha da CPU é pouca coisa menor que da GPU, ou seja, essa velocidade mostrada, pelo menos no Máximo, está abaixa. Quando coloca em Personalizado, consegue passar desse valor?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• A velocidade dos fans varia em função da temperatura. Algumas atualizações do bios também inclui uma atualização para a tabela de temperatura dos fans. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • fredericodiasp
    fredericodiasp Member Posts: 33 Die Hard WiFi Icon
    G3RIK disse:

Olá Pessoal, 

Obrigado.

Se o pc tá a 92°C com as ventoinhas no máximo não é normal. Compre uma base cooler pra usar com ele e não deixe as saídas de ar traseiras e laterais muito próximas as objetos ou a parede por exemplo, pra expulsar o ar quente interno melhor.
  • G3RIK

Tinkerer

Pessoal. Já estou com a ultima versão da BIOS -Version: 1.09 ... Também já utilizo uma base resfriadora a Warrior AC327. Não sei mais o que fazer para resolver o problema da rotação da FAN !!! Quanto a temperatura... ja li tutoriais aqui nesse forum sobre undervolting, diminuição do Turbo Ratio Limits e até da diminuição do gerenciamento de energia do processador pelo WIN10 ... Mas entendo que não adianta fazer modificações se o sistema de arrefecimento da GPU não estiver funcionando corretamente. Me ajudem !
  • G3RIK

Tinkerer

Não resolvi ainda o problema da FAN ... Mas fiz o desbloqueio do i5 10300H (Segui um tutorial em ingles) ... Instalei o ThrottleStop ... Fiz undervolting e limitei o Turbo Ratio em 34 ... Consegui temperaturas aceitáveis ... Mas diminui a performance do processador! Talvez não precisasse diminuir tanto se a FAN estivesse na rotação maxima adequada ! Portanto minha duvida persiste ! ... Temperatura após 15 min de jogo (Fortnite - qualidade Media).
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    Responder ✓
    Talvez essas tabelas tirem a sua dúvida:

egydiocoelho Trailblazer

• G3RIK

Tinkerer

Me ajudou bastante, egydiocoelho !! Obrigado.  :)