Olá pessoal, venho aqui compartilhar a minha primeira experiência com um ACER. Logo abaixo estão algumas das configurações de drivers que estão instalados no meu sistema atualmente, bem como a versão da bios.
- Modelo: Acer Nitro V15 (ANV15-41).
- Especificações: Processador Ryzen 7 7735HS e Placa de Vídeo RTX 4050.
- Versão da BIOS: INSYDE Corp. v1.18
- Versão do SO: Ubuntu v25.04
Drivers NVIDIA: Driver Version 580.95.05 / CUDA Version: 13.0
Adquiri o notebook ACER Nitro V15, meu primeiro notebook gamer, com a configuração Ryzen 7 e RTX 4050 que para mim foi a realização de um sonho. Entretanto sonho de pobre dura pouco hehehe.
No primeiro uso, instalei os drivers automaticamente, com o mínimo de intervenção. Notei que na aplicação "Drivers Adicionais" não tinha sido instalado o driver "proprietário, testado" e sim o da segunda opção que aparece na imagem (Driver versão 570). Porém naquele momento deixei assim.
Problema do congelamento de tela:
Nas primeiras semanas começou a apresentar um problema de congelamento de tela, a tela simplesmente congelava e só desligando e ligando novamente o aparelho para voltar a funcionar. Algo estranho acontecia quando eu utilizava uma segunda tela através da saida HDMI, a tela principal do notebook congelava e a saída HDMI continuava funcionando. Assim sendo, decidi fuçar nos drivers pela interface "Drivers Adicionais" do ubuntu e fui testando alguns até que estabilizou no que está até hoje "nvidia-driver 580(proprietário,testado)".
Problema de inicialização do sistema operacional:
Além do problema de congelamento de tela, o sistema muitas vezes não reconhecia a placa de vídeo, rodando os jogos somente na gpu integrada do processador. Pesquisando em muitos lugares vi que precisava trocar o prime-profile para performance mode e em alguns casos trocar a sessão de navegação para "ubuntu on xorg". Fiz esses passos, quando reiniciei o computador ele não entrava no sistema operacional. Iniciava com a logo da ACER, dava o loading e em seguida travava. Solucionei este caso acessando o terminal antes de travar e desinstalei todos os drivers da nvidia (Este problema deu quando eu ainda estava com o driver versão 570). Depois que instalei o driver 580 isso não aconteceu mais (e também não entrei mais pelo modo "ubuntu on xorg"). Agora com o driver correto eu inicio os aplicativos clicando com o botão direito e indo na opção "iniciar usando placa de video dedicada" e ele utiliza a placa de video normalmente (consigo ter certeza pois monitoro pelo terminal usando "nvtop")
Problema do HDMI:
A partir daqui consegui usar o notebook perfeitamente, rodando jogos, aplicativos de trabalho e etc, inclusive sem sobreaquecimento. A maior temperatura que já monitorei foi de 68°. Até que eu precisei utilizar novamente a saída HDMI e para a minha surpresa não está funcionando. Não aguentei muito tempo assim e voltei a investigar em fóruns e em chatbots até que em um deles indicava desabilitar a inicialização segura através da BIOS. Dessa forma fui entrar na BIOS e novamente, para a minha surpresa, o computador se desligou instantaneamente. Dessa vez o problema foi mais sério, ele ligava o teclado mas não dava tela nenhuma, tela totalmente preta. Sem carregamento ACER nem nada. Investigando este problema encontrei a solução: desplugar o notebook da alimentação, virar ele e reiniciar a bateria através do buraco que fica em baixo (apertar o botão por 30 segundos). Magicamente o notebook voltou a funcionar como estava antes, só que o problema do HDMI continua e agora com uma suspeita de problema na BIOS um pouco mais grave.
Problema na BIOS:
Agora não sei o que eu faço, gostaria de contribuições da comunidade ACER, o que devo fazer? Qual é exatamente o meu problema? A BIOS está desatualizada ou corrompida? Sei que atualização de BIOS é bem mais delicado do que atualizar drivers da placa de video, por esse motivo não fiz nada com relação a isso. Devo acionar a garantia (o notebook é novo, tem um mês de uso)?