Nitro 5 AN515-47 tela desliga sozinha quando flexiona
Problema muito similar a esta pergunta, mas ainda sem solução:
Comprei meu Nitro 5 AN515-47 em 10/2023 e fiz alguns upgrades assim que ele chegou (coloquei 2 pentes de 16GB 5600Mhz Crucial e mais um NVMe de 1TB e estive utilizando o notebook nos últimos 2 anos sem problemas até então.
Porém, nos últimos 2 meses percebi que quando faço quaisquer movimentos com ele, a tela dele desliga sozinha, qualquer tipo de movimento como pressionar com o punho os canto do notebook ou levantar ele, e a tela desliga em um comportamento similar a ter fechado a tampa do dispositivo, tudo continua rodando normal, porém com a tela desligada, tanto que descobri que plugando o dispositivo em um monitor externo funciona normalmente, e fechar a tampa durante alguns segundos e abrir novamente liga a tela normalmente como se nada tivesse acontecido.
Porém com o tempo parece que isso foi ficando mais comum e qualquer vibração na mesa faz a tela desligar, não tenho a menor ideia do que pode causar isso já que o notebook continua funcionando normal (fora a tela) e o cabo EDP parece perfeito visualmente, assim como o resto do notebook
Atualizei todos os drivers e software possíveis, o problema não tem relação com a complexidade do programa rodando no momento ou a quantidade de programas abertos, mas sempre acontece quando o notebook é movimentado
Bios: 1.17
Windows 11 Pro 64bits
Respostas
-
Olá FelipeEstevanatto,
Esse comportamento não parece estar relacionado a drivers de GPU ou EC firmware. Pelo que você descreveu — a tela desligando com qualquer movimento físico — o mais provável é uma conexão solta ou cabo eDP pinçado.
Mesmo que o cabo pareça visualmente intacto, ele pode estar mal encaixado ou com microfissuras internas que causam perda de sinal com vibrações ou flexões.
Recomendo levar o notebook a um centro de serviço Acer no seu país para que verifiquem:
- O cabo eDP e seu encaixe na placa-mãe
- O conector da tela
- Possíveis danos físicos na dobradiça ou estrutura interna
Como você já testou com monitor externo e atualizou todos os drivers, isso reforça que o problema está entre a placa-mãe e a tela, não no software.
0 -
Olá, boa tarde.
Faça um teste, inicie o notebook em ModoSeguro e verifique se o problema ocorrerá.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Infelizmente o problema ainda ocorre quando o notebook inicializa em modo seguro.
Consegui gravar um vídeo mostrando como o problema ocorre em um exemplo, a tela continua com o backlight ligado, só para de dar o vídeo mesmo:
https://youtu.be/flI0iKDRqi8
Não é qualquer movimento que causa isso, parece extremamente esporádico e aleatório inclusive, tentei o mesmo com variações de brilho da tela (vai que) e nada mudouSe o Notebook estiver ligado em um monitor externo com "Duplicar", quando eu altero por exemplo a taxa de atualização da tela de 144hz para 60hz ou vice e versa, a tela "Liga" novamente como se eu tivesse feito esse processo do vídeo de fechar e abrir a tampa.
Mas enquanto testava ocorreu essa situação das imagens em que a tela apagou apenas pela metade enquanto o monitor externo continuou normal0