Notebook E1 431 dificil de ligar com 8gb Ram
Meu notebook tinha 4g ram. Removi ela e comprei dois pentes de 4GB iguais Kingston pra fazer um upgrade para 8GB. Ele funciona normalmente com 8, mas se fica desligado de um dia para o outro, ele liga mas não dá imagem. Eu tiro um dos pentes, deixo só com 4gb ai liga normal. Se eu desligar em seguida e reinstalar o outro pente também funciona com os 8gb. Porém, se eu desligar, e só ligar no outro dia, acontece novamente. Preciso tirar um pente, ligar, desligar e só assim recolocar. Parece assombração, alguém já viu isso?
Respostas
-
Olá Luciano_Gaucho,
O seu problema parece estar relacionado à instabilidade de inicialização com os dois módulos de RAM, especialmente após longos períodos desligado.
Mesmo que os pentes sejam idênticos e funcionem juntos após reinicialização, o fato de o notebook não dar imagem após ficar desligado por várias horas indica que:
- A placa-mãe pode ter dificuldade de inicializar com 8GB em frio.
- Pode haver problemas de temporização (timing) ou tensão entre os módulos.
- O modelo E1-431 é mais antigo e tem limitações físicas e de firmware — infelizmente, não há atualizações de BIOS disponíveis para corrigir isso.
Sugestões práticas:
- Teste com apenas um pente de 4GB em cada slot, alternadamente, para verificar se um dos slots está instável.
- Se possível, use módulos certificados para esse modelo, mesmo que sejam Kingston — nem todos funcionam bem em dual-channel em placas mais antigas.
- Como solução paliativa, você pode manter o sistema com 4GB fixo e usar o segundo pente apenas quando necessário.
Esse tipo de comportamento não é incomum em modelos mais antigos. A limitação não é sua — é do projeto da placa.
0