Nitro AN515-43 - Dúvida sobre reconhecimento de SSD NVMe na BIOS (Boot Priority Order)

Opções
HeeyCris
HeeyCris Member Posts: 2 New User

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com uma dificuldade referente ao reconhecimento de um SSD NVMe (modelo de fábrica) no meu notebook.

Recentemente, meu sistema estava instalado em um SSD SATA tradicional, mas optei por removê-lo para realizar uma nova instalação do Windows diretamente no SSD NVMe. No entanto, ao acessar a BIOS, percebi que o NVMe não aparece na opção "Boot Priority Order", impossibilitando o boot por ele.

Pesquisei bastante e tentei alguns procedimentos sugeridos em vídeos e fóruns, como:

1. Atalho CTRL + S na aba "Main" da BIOS: supostamente habilita opções ocultas, como a desativação do VMD Controller, mas no meu caso nada novo é exibido ao pressionar as teclas.
  2. Desativar o Secure Boot: tentei esse processo, inclusive adicionando uma senha na BIOS para liberar a opção, porém ainda assim o SSD NVMe não é reconhecido como opção de boot.

Também abri o notebook e removi o SSD NVMe para realizar uma limpeza nos contatos ("trilhas"), mas o problema persiste.

A versão da BIOS é 1.12 (ultima versão disponível no site do fabricante)

Alguém já passou por algo parecido ou sabe como posso resolver essa questão?
Agradeço desde já qualquer dica ou sugestão!

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,253 Trailblazer

Oi @HeeyCris 👋

O modelo Nitro AN515-43 realmente aceita SSD NVMe nos dois slots M.2 — mas o boot costuma funcionar apenas no slot principal, que é onde estava o SSD SATA original.

🔍 O que pode estar acontecendo:

• O segundo slot M.2 serve mais para armazenamento extra e não é reconhecido na BIOS como unidade de boot.
    • Se você instalou o Windows direto nele, a BIOS pode estar ignorando esse slot na “Boot Priority Order”.
    • O atalho Ctrl + S raramente funciona em BIOS mais simples da Acer. Não se preocupe se não aparecer nada.

🛠️ Sugestão prática:

1. Coloque o SSD NVMe no slot principal.
    2. Faça a instalação do Windows via pendrive em modo UEFI, com particionamento GPT (o Rufus ajuda nisso).
    3. Verifique se o NVMe aparece na BIOS para boot após a instalação.

💡 Se for usar o segundo slot apenas pra jogos ou arquivos, ótimo! Mas instale um dissipador simples, pois esse modelo esquenta bastante.

Se quiser, posso ajudar com o pendrive UEFI ou revisar passo a passo a BIOS. É só chamar! 😄

• HeeyCris
    HeeyCris Member Posts: 2 New User

Obrigado pela informação @Puraw !

Realizei a criação do pendrive de instalação seguindo todas as informações mencionadas anteriormente, e até aqui tudo correu bem.

No entanto, ao acessar a BIOS, percebi que ela não reconhece o SSD M.2 — tanto o modelo original (padrão) quanto o novo que adquiri recentemente (WD Green SN350). Por outro lado, o SSD SATA éreconhecido normalmente, sem nenhum problema.?

Achei essa situação bem estranha e, sinceramente, não sei ao certo o que pode estar causando isso 🤔.

Já em outro notebook está reconhecendo, existe alguma outra etapa que eu posso realizar?

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,253 Trailblazer

Olá HeeyCris

Obrigado por confirmar que o SSD funciona em outro notebook, isso já elimina defeito físico 💡

No Nitro AN515-43, é bem provável que apenas o slot M.2 principal seja reconhecido pela BIOS para boot. O segundo pode estar limitado a armazenamento extra, sem suporte direto para inicialização. Além disso, a BIOS 1.12 pode ter limitações na detecção NVMe — especialmente se não estiver em modo UEFI com Secure Boot desativado e disco em GPT.

🛠️ Recomendo instalar o Windows diretamente no NVMe, mas:

• Usando o slot onde estava o SSD SATA (slot principal)
    • Criando o pendrive com Rufus em modo UEFI/GPT
    • Garantindo que o instalador formate o disco como GPT

Assim o SSD NVMe deve aparecer como opção de boot depois da instalação 😉

Nos avise se quiser ajuda com esse processo!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,613 Trailblazer

Olá, bom dia.

Experimente iniciar somente com um SSD M2, no slot 1 ou slot 2, sempre deixando um slot vazio.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!