Acer v15 i7 rtx3050 tela azul win11

Nildopaesbr
Nildopaesbr Member Posts: 1 New User

Boa noite , comprei meu notebook nitro v15 ontem , instalei o windows 11original .. instalação limpa direto do disco.. mais tive que desativar o tal do VMD . Porque não localizava o disco pra instalação.

E hj após pedir atualização do sistema , fui assistir um filme na sala, quando voltei tava na tela azul no noot...

Porque ? E como isso acontece ?

Toda vez vou ter que fazer esse procedimento após atualizar? meu notebook tem 2 dias de uso , e sem jogar .. vendi o meu Dell que tinha 1 ano de uso mais nunca me deu problema e nunca formatei , vendi pra comprar esse .

Quero saber se tem algo específico na instalação do windows 11 que preciso fazer pra nunca mais precisar entrar na BIOS pra desativar o VMD , já que só dá problema depois que ele se ativa sozinho ! e se tiver alguma orientação, ou explicação; Que alguém me explique de como fazer isso

Melhor resposta

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,663 Trailblazer
    Responder ✓

Nildo, o problema que você teve na instalação do Windows 11 está relacionado ao VMD (Volume Management Device), que vem ativado por padrão na BIOS. Com o VMD ativo, o instalador do Windows não consegue detectar o SSD sem o driver correto.

Para evitar isso, você pode incluir o driver Intel Rapid Storage Technology (IRST com suporte ao VMD) num pendrive durante a instalação. Basta extrair os drivers do pacote SetupRST usando este comando no PowerShell:

powershell

.\SetupRST.exe -extractdrivers C:\RST

Depois, copie a pasta RST para um segundo pendrive e, na tela de instalação do Windows, clique em “Carregar driver” e selecione o arquivo .inf correspondente na pasta VMD.

Caso você não carregue esse driver, o Windows pode não conseguir ver o disco — e após a instalação, atualizações podem reativar o VMD na BIOS, gerando tela azul como você viu. Essa reativação automática após updates não é incomum em notebooks com esse recurso.

Disco rígido não detectado durante a instalação do Windows 10 - Acer Community

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,663 Trailblazer
    Responder ✓

Nildo, o problema que você teve na instalação do Windows 11 está relacionado ao VMD (Volume Management Device), que vem ativado por padrão na BIOS. Com o VMD ativo, o instalador do Windows não consegue detectar o SSD sem o driver correto.

Para evitar isso, você pode incluir o driver Intel Rapid Storage Technology (IRST com suporte ao VMD) num pendrive durante a instalação. Basta extrair os drivers do pacote SetupRST usando este comando no PowerShell:

powershell

.\SetupRST.exe -extractdrivers C:\RST

Depois, copie a pasta RST para um segundo pendrive e, na tela de instalação do Windows, clique em “Carregar driver” e selecione o arquivo .inf correspondente na pasta VMD.

Caso você não carregue esse driver, o Windows pode não conseguir ver o disco — e após a instalação, atualizações podem reativar o VMD na BIOS, gerando tela azul como você viu. Essa reativação automática após updates não é incomum em notebooks com esse recurso.

Disco rígido não detectado durante a instalação do Windows 10 - Acer Community