Estatísticas do processador Ryzen - Acer Aspire 5 A515-45

Opções
SrHasslo
SrHasslo Member Posts: 25 New User

Olá. Há algum problema nas estatísticas desse processador Ryzen 7 5700U, especialmente em corrente?

Eu estou assistindo a uma live no YouTube e ele chega a bater 86°C. Ao perguntar ao chatgpt, ele disse que a VDD acima de 30A é um problema que causa aquecimento. Mas não estou certo disso

1000127350.jpg

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,670 Trailblazer

Oi SrHasslo,

Pode ficar tranquilo — 86 °C no Ryzen 7 5700U durante uma live no YouTube está dentro do esperado. Esse processador tem um limite térmico (TjMax) de cerca de 105 °C, então ele ainda está com bastante margem de segurança. A AMD projeta esses chips para operar com eficiência mesmo em temperaturas mais altas, especialmente em notebooks finos onde o resfriamento é mais limitado.

Quanto à corrente VDD acima de 30A: isso pode contribuir para o aquecimento, mas não é automaticamente um problema, desde que o sistema esteja gerenciando bem a temperatura — o que parece ser o caso aqui. O chip vai se proteger automaticamente se chegar perto do limite.

Se quiser reduzir um pouco a temperatura, vale a pena:

• Verificar se há poeira nos dissipadores/ventoinhas
    • Usar um plano de energia equilibrado
    • Evitar superfícies que bloqueiem a ventilação

Mas no geral, se o desempenho está bom e não há travamentos, não há com o que se preocupar.