AN515-58 | Porta USB-C não transmite vídeo
Olá! Tenho um Acer Nitro 5 AN515-58 e estou tentando usar uma mesa digitalizadora XP-PEN Artist 10 (2ª geração), que suporta conexão de vídeo via USB-C (DisplayPort Alt Mode), usando um cabo USB-C Full Featured original da XP-PEN.
Já testei esse cabo e a mesa em um celular com USB-C que suporta vídeo, e funcionou perfeitamente — ou seja, o problema está no notebook.
No meu Acer, a mesa é reconhecida parcialmente (a luz muda de laranja para azul), mas nenhuma imagem é exibida na tela da XP-PEN.
Já fiz os seguintes procedimentos:
- Ativei a opção “Ativação do USB/TBT do suporte S4” na BIOS;
- Atualizei a BIOS para a versão mais recente;
- Atualizei drivers de chipset, Thunderbolt, VGA (NVIDIA RTX 3060);
- Instalei os drivers Serial I/O da Intel;
- Instalei todos os drivers recomendados diretamente do site da Acer.
Aparentemente, a porta USB-C (que é 3.2 Gen 2, segundo a ficha técnica) não transmite vídeo via DP-Alt Mode, mesmo com suporte teórico.
Pergunta:
Alguém já conseguiu usar um monitor externo ou mesa com saída de vídeo via USB-C nesse modelo (AN515-58)?
Essa porta realmente tem suporte ao DisplayPort Alt Mode ou é apenas USB-C com dados e energia?
Agradeço muito se alguém puder compartilhar experiências ou soluções.
Respostas
-
Eu baixei os últimos drivers da mesa sim, e no gerenciador de dispositivos não é exibido nada, nem com erro, simplesmente não aparece.
0 -
Se você conectar outro dispositivo na porta USB Tipo-C, ela funciona corretamente!? Pois existe a possibilidade da mesma estar com defeito.
Experimente também fazer os seguintes testes:
#1 Desabilitar a Inicialização rápida do Windows (Turn on fast startup) nas configurações de energia.
#2 Fazer o reset do controlador EC:
- Remova a fonte do carregador;
- Abra o seu laptop (remova a tampa inferior que dá acesso a placa-mãe), desconecte o cabo da bateria interna e pilha CR2032;
- Pressione e mantenha o botão / tecla
Power
por 30 ~ 60 segundos; - Remonte o seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
- Em seguida, ligue o seu laptop novamente.
0 -
obrigado pelas dicas, mas infelizmente eu não tenho outro dispositivo pra conectar e testar o vídeo pelo USB-C do notebook, só sei que transmite dados e energia, mas no o vídeo.
0