Posso mudar a frequencia base pela BIOS - Aspire 4739z-4647
Olá, boa noite à todos! Eu recentemente comprei o processador i7-640m para colocar no meu notebook, junto com um par de duas memórias DDR3 de 4gb, um SSD de 480gb e coloquei o w10 Pro nele, agora ele tá bala, antes era um Pentium P6200 - 2gb DDR3 e um HD de 320gb que coloquei ele num caddy e estou usando como armazenamento externo, agora indo pra pergunta kkkk eu vi que o i7 fica limitado a frequência base (2.80Ghz), ai queria saber se posso mudar isso pela BIOS (que atualmente é a v1.08) ou é limitação do hardware mesmo?
Desde já agradeço!
Att.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Respostas
-
Oi Miguel! 👋
Como o seu i7-640M tem multiplicador travado e a BIOS (v1.08) é bem limitada, uma boa forma de melhorar o desempenho no Windows 10 é ajustando o plano de energia. Uma dica é ativar o modo "Processor performance boost mode" com a opção "Aggressive At Guaranteed".
Esse modo força o Turbo Boost sempre que a CPU estiver rodando acima da frequência base (2.80GHz), ajudando a manter o desempenho máximo possível sem desperdiçar energia quando o processador está em repouso. É uma ótima forma de aproveitar ao máximo o potencial do seu i7, mesmo sem overclock ou opções avançadas no BIOS.
Abraço e parabéns pela bela atualização na máquina! 💪
0