Temperaturas altas no acer nitro 5 an515-47

Vicente_Rizzi
Vicente_Rizzi Member Posts: 19 Troubleshooter

Boa noite,

Há algum tempo, notei que as temperaturas do meu notebook nitro 5 an515-47 estão bem altas, principalmente da cpu, girando em torno de 95 graus executando jogos pesados, ou até mais que isso.

Rodando o cinebench r23, estabiliza nos 100°C, coisa que não me parece ser normal, já que o limite térmico seguro do ryzen 5 desse computador é 95°C.

Sei que recentemente atualizei para a bios v1.16, que vi relatos de alguns problemas, não sei se pode ter a ver, mas também tem o fato de o computador ter pouco mais de 1 ano.

Gostaria de saber se somente trocando a pasta térmica por uma de boa qualidade e efetuando a limpeza, já daria uma boa melhorada.

Já fiz alguns passos para otimização térmica e até tentei utilizar um suporte para elevar o computador, mas não houve alguma diferença notável.

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,592 Trailblazer

Olá, recoloque a pasta térmica de alta qualidade. A pasta original costuma se degradar depois de um ano — substituí-la por algo como Thermal Grizzly Kryonaut ou Arctic MX-6 pode reduzir a temperatura em 5 a 10 °C. Enquanto estiver lá, limpe bem os dissipadores de calor e as ventoinhas. Altere também a configuração TurboBoost de Agressive para Efficient Enabled nas configurações do Plano de Energia Avançado (veja a imagem).

Turbo Boost settings.jpg

Turbo Boost Policy: Aggressive vs Efficient Enabled

Setting

Behavior

Thermal Impact

Gaming Impact

Aggressive

Boosts CPU frequency rapidly and often, chasing performance

Higher temps, more heat spikes

Better FPS but hotter

Efficient Enabled

Enables turbo when workload requires it, but with a smarter throttle curve

Lower average temps, smoother fan curves

Slightly reduced peaks, cooler system

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,407 Trailblazer

Olá, bom dia.

De fato são temperaturas altas e a longo prazo acabando acentuando o desgaste dos componentes internos.

Sugiro a troca da pasta térmica para uma de boa qualidade ( procure pastas que tenham um valor alto de w/mk.

Em minha assinatura cito uma dica de como desativar o turbo boost, e em consequência terá menores temperaturas.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Vicente_Rizzi
    Vicente_Rizzi Member Posts: 19 Troubleshooter

Boa noite,

Comprei a arctic mx-6 depois de dar uma pesquisada na internet. Depois que chegar e eu aplicar e limpar o notebook, postarei aqui os resultados. Sabe informar se essa pasta tem algum tempo de espera até obter a performance máxima dela, ou é só aplicar e testar?