Temperaturas altas no acer nitro 5 an515-47
Boa noite,
Há algum tempo, notei que as temperaturas do meu notebook nitro 5 an515-47 estão bem altas, principalmente da cpu, girando em torno de 95 graus executando jogos pesados, ou até mais que isso.
Rodando o cinebench r23, estabiliza nos 100°C, coisa que não me parece ser normal, já que o limite térmico seguro do ryzen 5 desse computador é 95°C.
Sei que recentemente atualizei para a bios v1.16, que vi relatos de alguns problemas, não sei se pode ter a ver, mas também tem o fato de o computador ter pouco mais de 1 ano.
Gostaria de saber se somente trocando a pasta térmica por uma de boa qualidade e efetuando a limpeza, já daria uma boa melhorada.
Já fiz alguns passos para otimização térmica e até tentei utilizar um suporte para elevar o computador, mas não houve alguma diferença notável.
Respostas
-
Olá, recoloque a pasta térmica de alta qualidade. A pasta original costuma se degradar depois de um ano — substituí-la por algo como Thermal Grizzly Kryonaut ou Arctic MX-6 pode reduzir a temperatura em 5 a 10 °C. Enquanto estiver lá, limpe bem os dissipadores de calor e as ventoinhas. Altere também a configuração TurboBoost de Agressive para Efficient Enabled nas configurações do Plano de Energia Avançado (veja a imagem).
Turbo Boost Policy: Aggressive vs Efficient Enabled
Setting
Behavior
Thermal Impact
Gaming Impact
Aggressive
Boosts CPU frequency rapidly and often, chasing performance
Higher temps, more heat spikes
Better FPS but hotter
Efficient Enabled
Enables turbo when workload requires it, but with a smarter throttle curve
Lower average temps, smoother fan curves
Slightly reduced peaks, cooler system
0 -
Olá, bom dia.
De fato são temperaturas altas e a longo prazo acabando acentuando o desgaste dos componentes internos.
Sugiro a troca da pasta térmica para uma de boa qualidade ( procure pastas que tenham um valor alto de w/mk.
Em minha assinatura cito uma dica de como desativar o turbo boost, e em consequência terá menores temperaturas.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Boa noite,
Comprei a arctic mx-6 depois de dar uma pesquisada na internet. Depois que chegar e eu aplicar e limpar o notebook, postarei aqui os resultados. Sabe informar se essa pasta tem algum tempo de espera até obter a performance máxima dela, ou é só aplicar e testar?
0