Acer AN515 54 76v7 - Pasta Térmica e Thermal Pads

Opções
VavaNBA
VavaNBA Member Posts: 2 New User
editado June 20 em Gaming - Predator e Nitro

Caros, tudo bem?

Notei que meu note Acer AN515 54 76v7 tem elevado bastante a temperatura da CPU em processos simples. As vezes, quando estou trabalhando (algumas abas do navegador aberto, e um youtube para ouvir música rsrs) a temperatura chega a 70 ~80, com pico de até 95°C.

image.png

Como eu nunca fiz uma limpeza nesse notebook, ele já tem uns 5 anos, pensei em abrir para limpar os coolers e quem sabe fazer uma troca da pasta térmica.

1 - Qual a pasta térmica recomendada pela Acer?

2 - Assisti alguns vídeos e vi que nas VRAM ao invés de thermal pads parece ter uma resina, qual seria a especificação para repor? Ou melhor não mexer nisso? Ou melhor trocar por thermal pads, e qual espessura?

3 - É aconselhado fazer a limpeza dos coolers sem trocar a pasta térmica e/ou a resina das Vrams? Infelizmente, para abrir e limpar as ventoinhas, vou precisar retirar todo o dissipador de calor. Teria problema continuar com a pasta térmica e a resina que vem de fábrica, que provavelmente já devem estar ressecadas pelo tempo/uso?

Melhor resposta

Comentários

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,912 Guru

Olá @VavaNBA,

Seja bem-vindo!

R1) Há inúmeras opções de pastas térmicas de boa qualidade disponíveis no mercado:

• Arctic MX-4
    • Arctic MX-6
    • Cooler Master Cryofuse
    • Cooler Master MasterGel Maker
    • Gelid GC-Extreme
    • NAB Cooling NB Max Pro
    • Snowdog Husky
    • SYY 157
    • Thermal Grizzly Conductonault (metal líquido)
    • Thermal Grizzly Hydronaut
    • TS-COLD (Implastec)
    • Thermagic ZF-12

R2) Se os thermal pads estiverem em bom estado de conservação, não é necessário realizar a substituição dos mesmos! É possível também optar por utilizar massa térmica.

R3) Considerando o tempo de uso do seu Nitro sem manutenção (5 anos). É altamente recomendado realizar estes dois procedimentos (limpeza + substituição da pasta térmica da CPU e GPU).

Dê uma conferida também nas saídas de ar dos ventiladores (FANs):

😉👍🏻

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • VavaNBA
    VavaNBA Member Posts: 2 New User

@eGomes obrigado !

Você saberia informar qual seria a massa térmica utilizada nesse modelo de notebook?

No momento, eu não tenho a massa térmica. Seria legal abrir para limpar as ventoinhas e trocar apenas a pasta térmica da cpu e gpu? Ou melhor abrir somente quando adquirir a massa térmica para trocar tudo?

Não sei se teria problema tirar o dissipador e depois recolocar com a massa antiga (que já deve estar ressecada).

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,912 Guru
    editado June 21

Como mencionado anteriormente, é necessário avaliar as condições atuais das almofadas (thermal pads) do seu Nitro. Pois talvez, não seja necessário substituir os mesmos!

Você pode substituí-los por thermal pads com espessura similar, algumas opções:

• Thermal Grizzly Carbonaut
    • Honeywell PTM7950
    • UPSIREN 3D
    • Gelid
    • Cooler Master
    • Pcyes Nitrogen

Opcionalmente você pode optar por utilizar massa térmica, algumas sugestões:

• UPSIREN
    • TS-Putty (Implastec)
    • SnowDog Massa Polar
    It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 9,259 Trailblazer
    editado June 22 Responder ✓

As temperaturas estão muito altas. Você precisa substituir a pasta térmica, os pads ou a massa térmica, e limpar as ventoinhas e as saídas de ar. Consulte o guia de resfriamento abaixo e siga o passo 5, que trata deste assunto:

https://community.acer.com/en/discussion/724763/ultimate-laptop-cooling-optimization--guide. (use o Google Tradutor se necessário)