Suporte com o Acer Nitro 5 (AN515-55) - problemas de desempenho em jogos e tarefas + pesadas

Sr_Warlock
Sr_Warlock Member Posts: 2 New User
editado April 23 em Gaming - Predator e Nitro

E aí pessoal. Tudo bem? Tenho um Acer Nitro 5 (AN515-55) e estou tendo um problema recorrente com jogos e/ou aplicativos que exijam um pouco mais da máquina. Faz algumas semanas que me deparei com um travamento terrível na hora de jogar RDR2 Online. Notei que além de o jogo demorar significativamente pra entrar, também sofria quedas bruscas que iam de 40~50 FPS pra somente 1, e depois custa a retomar pra casa dos 30 FPS e ainda sim oscila abaixo disso (permanecendo com o jogo travando). Esse problema também apareceu quando tentei jogar Battlefield I e V (ambos no modo online) e Assassin's Creed Syndicate. Por algum motivo (quase irônico), isso não ocorreu com a mesma intensidade ao jogar Death Stranding, tendo somente uma demora para entrar no jogo e travamentos quase insignificantes.

Busquei inúmeras resoluções pelos fóruns, vídeos no YT e o Suporte da Acer. Porém, mesmo vendo problemas muito semelhantes relatados, nenhuma das soluções oferecidas funcionou sequer parcialmente. Dentre as tentativas feitas para sanar o problema, estão:

• Atualizar os drivers NVIDIA e Intel para as versões mais recentes possíveis;
  • Verificar a versão da BIOS (pelo que vi, está na melhor compatível ao notebook, que seria a 2.06);
  • Tentar utilizar versões anteriores de drivers NVIDIA/Intel e do NVIDIA App;
  • Verificar a saúde da RAM, HD e SSD (estão todos ok);
  • Definir a NVIDIA GeFORCE GTX 1650 como processor gráfico preferido;
  • Rodar os jogos com a configuração do NitroSense em Elevado Desempenho, (ou) ventoinhas no máximo, (ou) Equilíbrio Acer, (ou) ventoinhas no automático, (ou) CoolBoost ativado (nas opções em que ele é permitido);
  • Utilizar diferentes configurações gráficas nos jogos, desde baixas resoluções até as configurações sugeridas pelo NVIDIA App.
  • Verificar se a NVIDIA GeForce GTX 1650 aparece nos Adaptadores de Vídeo (está aparecendo normal);
  • Verificar se ambas as ventoinhas estão rodando (pelo NitroSense, as duas estão operando normal);
  • Utilizar plataforma com cooler para auxiliar na ventilação;
  • Desinstalar e instalar os jogos;
  • Operar os jogos com o notebook ligado na tomada ao invés de somente a bateria;
  • Ativar o Modo Gamer e desativar modo de economia de energia.

Outras informações que podem ser úteis:

• Em tarefas normais, a GPU frequentemente aparece (tanto no NitroSense como no Gerenciador de Tarefas) com 0% de uso ou números muito baixos. Nos games ela aparece com porcentagens de uso extremamente variadas, as vezes marcando 0% e as vezes 100%. A CPU por sua vez apresenta porcentagem de uso normal;
  • Ultimamente o notebook tem demorado um pouco a exibir a tela de bloqueio ao ligar: ele emite o som de inicialização mas leva alguns instantes para que apareça a primeira tela. Mas já ocorreu de essa tela não aparecer e me forçar a fazer o desligamento com o botão do teclado;
  • A ventoinha situada do lado direito do teclado parece operar com um ruído quase imperceptível, como se estivesse arranhando. Em algumas ocasiões de uso intenso ou prolongado, esse mesmo lado também apresenta pequenos estalos intermitentes.
  • Dependendo do uso, do tempo em operação e da não utilização da plataforma com cooler, o notebook esquenta bastante, principalmente do lado direito.

Agora vou listar algumas opções que não testei por medo de não saber realizar os procedimentos ou por não parecer viável:

• Fazer downgrade do Windows 11 para o Windows 10 (sugerido pelo Suporte da Acer);
  • Fazer o upgrade da memória RAM (o meu notebook está com a quantidade de fábrica, ou seja, 8GB). Segundo o Suporte da Acer, meu notebook "utiliza 4GB somente para o sistema operacional e os 4GB restantes são executados para as demais tarefas, no entanto está com 4GB para executar os jogos o que é considerado insuficiente para os jogos mencionados". Eu não sei se isso faz sentido ou não, pois realmente não entendo nada dessa parte técnica. Mas a questão que levantei foi: se antes os jogos funcionavam perfeitamente (inclusive, tenho clips que mostram isso) com a mesma RAM, porque agora já não rodam mais? Eles disseram que a RAM pode já não estar conseguindo mais operar (dando a entender que ela se fadigou), mas como disse anteriormente, pelos diagnósticos usando aplicativos nativos e não nativos, está tudo ok;
  • Troca de pasta térmica e limpeza das ventoinhas (ainda não levei para um técnico pois quero garantir que a solução realmente não seja um procedimento que exija abrir o notebook).

Esse é o compilado geral e completo. Peço desculpas pela enxurrada de informações, mas quis fazer dessa forma para lhes oferecer a maior quantidade de detalhes possível. Talvez assim vocês possam me auxiliar com mais precisão. E se alguém se dispôs a ler tudo e oferecer ajuda, eu agradeço de coração. Gosto muito desse notebook e ele é muito importante para meu uso diário e também estudos. Mais uma vez, agradeço a todos!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas