Problema com driver de áudio e dispositivos Bluetooth no Acer Nitro 5 AN515-57

pedrohssoares
pedrohssoares Member Posts: 1 New User

Meu notebook Acer Nitro 5 (modelo AN515-57) apresenta um problema crítico com o gerenciamento de drivers de áudio, afetando especialmente dispositivos Bluetooth. Conforme relatado por outros usuários no fórum da Microsoft (link abaixo), o problema parece ser sistêmico:

Descrição detalhada do problema:

1. Comportamento do driver Realtek:
    • Quando o driver Realtek está instalado, dispositivos Bluetooth (como minha JBL Go 3) conectam-se, mas não aparecem como opções de saída de áudio.
  2. Solução temporária:
    • Se eu desinstalar o driver Realtek, o Windows usa o driver genérico "High Definition Audio Device", e os dispositivos Bluetooth funcionam perfeitamente.
    • Porém, após reiniciar, o driver Realtek é reinstalado automaticamente (via Windows Update), quebrando a funcionalidade Bluetooth novamente.
  3. Erro persistente:
    • Ao forçar a instalação do driver genérico manualmente, recebo o Código de Erro 10 ("Dispositivo não pode ser iniciado").

Tentativas de solução sem sucesso:

• Bloqueio da reinstalação automática do Realtek via Windows Update.
  • Uso de ferramentas como DDU para limpeza profunda de drivers.
  • Verificação de configurações de áudio no BIOS (opções limitadas no meu modelo).
  • Reinstalação manual do driver "High Definition Audio Device" da Microsoft.

Solicitação:

1. Há um driver alternativo ou atualização específica da Acer para resolver esse conflito?
  2. Existe uma maneira de desativar permanentemente o driver Realtek sem afetar o áudio interno?
  3. Este problema pode estar relacionado a configurações de BIOS ou firmware específicas do Nitro 5?

Agradeço qualquer orientação ou pacote de drivers oficial que possa resolver este conflito. Estou disponível para fornecer logs do sistema ou testar soluções remotamente, se necessário.

Respostas