Desempenho do Acer Nitro AN515-43-R4C3 muito abaixo do esperado
Eu comprei um Acer Nitro 5 com 32GB de Ram, processador AMD Ryzen 7 3750H com uma Radeon Vega Mobile integrada, além de uma placa dedicada Nvidia GTX1650.
Esperava rodar vários jogos sem problemas, porém, este meu computador tem muita dificuldade em aguentar jogos antigos como GTA IV, GTA V, Mafia III, muitas vezes estando abaixo até de 30 FPS. Mafia III, por exemplo, não passa de 15FPS. Eu não esperava rodar jogos atuais como RDR2 ou God of War, mas GTA IV? Isso não pode ser normal.
Procurei em vários lugares, e vi que há alguns Acer Nitro que tem esse problema de queda abrupta de desempenho. Mas infelizmente as soluções são muito variadas e as discussões obscuras, e isso está me frustrando muito. Qual seria a solução no meu caso?
Respostas
-
Primeiro, quero que você siga o guia de otimização completamente, passo a passo:
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
(Use o tradutor de páginas do Google se necessário)
windows 10/11 optimization guide for gaming
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
@RodrigoCostaDias escreveu:
"Procurei em vários lugares, e vi que há alguns Acer Nitro que tem esse problema de queda abrupta de desempenho. Mas infelizmente as soluções são muito variadas e as discussões obscuras, e isso está me frustrando muito. Qual seria a solução no meu caso?"
Olá,
Seja bem-vindo!
Uma das primeiras coisas a se fazer, são:
- Verificar se não estão ocorrendo problemas de estrangulamento (throttling) térmico;
- Procurar atualizar o(s) driver(s) do(s) controlador(es) gráfico(s) com as últimas versões disponíveis.
- Instalar todas as atualizações do Windows.
- Verificar se o firmware UEFI do aparelho está atualizado com a última versão disponível;
- Se estiver jogando partidas online, verificar se não estão ocorrendo problemas com a sua conexão com a Internet, interface de rede (LAN / WLAN) ou roteador;
- Etc.
Temos ainda a questão que alguns jogos podem necessitar de ajustes e configurações específicas (devido a incompatibilidade ou bug).
Em alguns casos, é melhor optar por limitar (cap) o número de FPS gerados, e garantir assim maior consistência e estabilidade no funcionamento do sistema.
0 -
Obrigado por tentar me ajudar. Fiz tudo que estava aí. Só não consegui fazer minha benchmark no site que tu me indicou porque o server estava lotado. De qualquer forma, nada mudou de fato, e meu notebook continua com um desempenho muito abaixo.
Uso o GTA IV para testar a mudança. Ele estava engasgando muito, constantemente abaixo até dos 30fps na maior parte do tempo.
Meu pc não é sobrecarregado, eu tenho poucos programas e tento sempre deixar ele o mais otimizado possível. Não faz sentido, continuar assim.0 -
Verifiquei tudo. Meu notebook está completamente atualizado. Tanto os drivers, quanto o Windows. Não jogo online também.
0 -
Qual benchmark? Recomendo baixar e executar o UserBenchmark, depois postar o link da página de resultados aqui.
Consegui fazer aqui. Antes tava com o servidor lotado. https://www.userbenchmark.com/UserRun/70061719
Eu não sei porque ele analisou a placa integrada da AMD, ao invés da dedicada da Nvidia. Mas esse não é problema. Eu pensava que era porque o notebook não usava a 1650 como principal, e sim a Radeon Vega, mas quando analiso o gerenciador de tarefas quando jogo, ela é sim usada.
E no benchmark que fiz, mostrou que o notebook inteiro está com mal desempenho, não apenas a placa.0 -
O CPU não funciona tão mal a menos que haja throttling térmico, processos em segundo plano ou hardware emparelhado com defeito.
Isso começou a acontecer depois que você fez uma atualização de RAM? Sua RAM parece ser desconhecida. Baixe o software CPU-Z e poste uma captura de tela da aba Memória e da aba SPD aqui (capturas de tela de ambas as ranhuras).
Além disso, você tem a RAM que a Acer instalou de fábrica no seu laptop?
Eu não sei sobre a RAM. Eu comprei esse notebook com 32GB de RAM, mas na nota fiscal estava mostrando que ele foi comprado originalmente com 8GB, ou seja, as RAMs não são originais, já que ou o notebook veio com um pente de 8GB, ou dois de 4GB já que o Acer Nitro tem apenas dois slots de memória, e o meu aqui está com 32GB, ou seja duas de 16GB cada. Eu acho inclusive que a Acer não vende Nitros 5 com 32GB de fábrica. Desde que comprei, ele teve um desempenho abaixo do esperado, então não sei se é a RAM responsável por isso.
0 -
Se este problema estiver presente desde o início, você deveria ter considerado a opção de devolução e substituição, pois os fabricantes geralmente permitem isso por 7 dias para qualquer defeito ou problema.
Parece haver uma discrepância entre a configuração de RAM que você recebeu e o que o recibo afirma. O Acer Nitro 5 AN515-43 geralmente suporta até 32GB de RAM, com duas ranhuras disponíveis para upgrades como 2x 16GB. Se o recibo mostra 8GB, provavelmente indica a configuração original antes de qualquer upgrade. Como você tem 32GB instalado, está claro que a RAM foi atualizada.
Ao verificar a captura de tela, não acho que seja falsa, mas ainda tenho dúvidas de que algo está errado com a RAM. Comprar nova RAM apenas para testar, e se o problema persistir, seria um desperdício de dinheiro. Se o vendedor permitir que testemos, as coisas poderiam ser diferentes. Há alguma loja de computadores confiável na sua área que permita fazer isso?
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660