PHN16-71-709K Fan da CPU no máximo com o laptop em idle.

Vitorgeib
Vitorgeib Member Posts: 7

Tinkerer

editado March 10 em Gaming - Predator e Nitro

Tomara que vocês consigam me ajudar. Oi pessoal, tudo beleza? Estou tendo problemas com o Predator Helios Neo16 PHN16-71-709K faz algum tempo. A Fan da CPU, lado esquerdo fica em rotação máxima o tempo inteiro, mesmo com o notebook gelado e sem nada aberto ou rodando, e no Predator Sense a fan da CPU tá zerada. Faz muito barulho, parece que vai sair voando.

Eu havia conseguido resolver esse problema, de forma temporária, alterando a definição da fan do CPU para personalizado e tirando do automático, alterando manualmente (mesmo com ela permanecendo em 0 no software, funcionou), porém o problema retornou mesmo assim um tempo depois e até agora não consegui resolver. Já instalei outra versão do Predator Sense e não obtive resultado. Algo estranho que aconteceu nas duas vezes que esse problema apareceu, foi o notebook desligando do nada repentinamente. Ele é relativamente novo, fazem 7 meses que comprei ele.

Gostaria de eliminar todas as possibilidades antes de partir para soluções mais drásticas como a troca da fan.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,202 Guru
    Responder ✓

Olá,

É bem provável que o FAN da CPU esteja com problemas! Faça uma inspeção no conector dos fios.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,851 Trailblazer
    Responder ✓

Então tente uma limpeza do conector da FAN e da placa mãe com álcool isopropílico. Desconecte a bateria de lítio e também remova a fonte da tomada. Mantenha também o Power pressionado por cerca de 30s antes do procedimento, para limpar qualquer energia residual que ainda tenha.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Vitorgeib
    Vitorgeib Member Posts: 7

Tinkerer

Responder ✓

Voltando com updates… O conector da fan da CPU parecia solto, consegui ajustar e fiz a limpeza. Entretanto, após o procedimento, eu liguei e a fan continuou em velocidade máxima, porém ao ligar completamente e abrir o predator sense, o perfil personalizado de rotação da fan da CPU voltou a funcionar corretamente, voltando ao normal.

OBS: Continua 0 rpm no predator sense.

Respostas