BSOD no Acer nitro 5 An515-47, BIOS v1.16

mats057
mats057 Member Posts: 7

Tinkerer

editado March 8 em Gaming - Predator e Nitro

Texto Original

Since I updated the BIOS to v1.16, my notebook has started to give constant and illogical BSODs, especially on the initial boot. In addition to freezing the screen out of nowhere. I've already had to reinstall Windows 11 twice because it seems that these BSODs are corroding Windows until it stops completely. I've tried everything and I don't know what to do anymore.

The most common BSOD error is ntoskrnl.exe, I have already checked the RAM, I have already reinstalled Windows, it seems that when I deleted the AMD driver, the BSODs decreased but did not stop. I ask someone please help me, I can no longer use my computer like this!

Tradução

Desde que actualizei a BIOS para a v1. 16, o meu portátil começou a apresentar BSODs constantes e ilógicos, principalmente no arranque. Além de congelar o ecrã do nada. Já tive de reinstalar o Windows 11 duas vezes porque parece que estes BSODs estão a corroer o Windows até parar completamente. Já tentei de tudo e já não sei o que fazer.
O erro BSOD mais comum é o ntoskrnl.exe, já verifiquei a RAM, já reinstalei o Windows, parece que quando apaguei o driver AMD os BSODs diminuíram mas não pararam. Peço a alguém que me ajude, já não consigo usar o meu computador assim!

[A mensagem foi traduzida usando tradução automática.]

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,208 Guru
    Responder ✓

Se possível, anexe aqui uma foto (nítida) do BSOD que está sendo gerado.

Se o seu laptop ainda estiver na garantia, o recomendado é acionar o Suporte da Acer para solicitar o reparo (RMA).

Pois muito provavelmente vai ser necessário regravar o firmware. E se você optar por fazer por conta própria ou utilizar serviço de terceiros (não autorizado) pode correr o risco de perder a garantia.

• mats057

Tinkerer

Responder ✓

Atualização: após acionar a garantia da Acer e insistir no reparo. Enviei o notebook pelos correios e depois de cerca de 2 semanas, me retornaram dizendo que o produto não tinha chance de recuperação por falta de peças.

Me ofereceram ou encerrar o caso ou um notebook novo para substuição, obviamente escolhi a segunda opção e estou no aguardo desde então.

Respostas

• mats057

Tinkerer

Pessoal, sem querer fiz o post em inglês aqui na comunidade BR e não consigo mais editar, mas aqui tá o ptbr:

Desde que atualizei a BIOS para a v1.16, meu notebook começou a dar BSODs constantes e sem lógica, principalmente no boot inicial. Além de congelar a tela do nada. Já precisei reinstalar o Windows 11 duas vezes porque parece que esses BSODs estão corroendo o Windows até ele parar completamente. Já tentei de tudo e não sei mais o que fazer.

O erro de BSOD mais comum é o ntoskrnl.exe, já verifiquei a RAM, já reinstalei o Windows, parece que quando apaguei o driver da AMD, os BSODs diminuíram mas não pararam. Peço a alguém que me ajude, não consigo mais usar meu computador assim!

• eGomes
    editado March 8

Olá,

Este firmware 1.16 é uma atualização recente para os Nitro AN515-47:

Update AVL battery limit behavior.

Ao que tudo indica deve ser mais uma atualização malfeita, graças a incompetência e descaso da Acer! 👏🏻😌

Engraçado, é que disponibilizar atualizações realmente necessárias, como: microcódigos da CPU (MCU), AGESA e SMU isso eles não fazem! 😤👎🏻

Faça o downgrade para a versão anterior 1.15.

• mats057

Tinkerer

Atualização: Windows parou de vez, não consigo mais reinstalar, pois até o USB Boot dá tela azul (nem sabia que isso era possível), eu deveria tentar fazer mais algo ou mandar direto pra garantia?

• eGomes
    Responder ✓

Se possível, anexe aqui uma foto (nítida) do BSOD que está sendo gerado.

Se o seu laptop ainda estiver na garantia, o recomendado é acionar o Suporte da Acer para solicitar o reparo (RMA).

Pois muito provavelmente vai ser necessário regravar o firmware. E se você optar por fazer por conta própria ou utilizar serviço de terceiros (não autorizado) pode correr o risco de perder a garantia.

• mats057

Tinkerer

editado March 9

O problema é, são várias BSODs diferentes kkk. Essas são algumas que consegui registrar no setup do Windows, mas já aconteceram outras também.

Eu acreditava que o problema era o Windows 24h2 que foi instalado logo depois da atualização de BIOS, mas agora, apesar da BIOS poder ser acessada normalmente, já tentei reinstalar a 24h2, 23h2, e até o Ubuntu, mas todos travam no instalador.

Acionei a garantia da Acer, agora preciso aguardar a resposta, espero que esse caso sirva como exemplo e ajude quem está passando pelos mesmos problemas.

• mats057

Tinkerer

Responder ✓

Atualização: após acionar a garantia da Acer e insistir no reparo. Enviei o notebook pelos correios e depois de cerca de 2 semanas, me retornaram dizendo que o produto não tinha chance de recuperação por falta de peças.

Me ofereceram ou encerrar o caso ou um notebook novo para substuição, obviamente escolhi a segunda opção e estou no aguardo desde então.