Notebook A515 54 não inicializa
Olá a todos!
Sou proprietário de um notebook Acer Aspire 5 A515-54-53VN e há dois dias se tornou inutilizado por não estar mais inicializando.
O equipamento liga, os leds acendem, cooler funciona, porém não apresenta a imagem do boot com o logo da Acer, apesar da tela também ligar. Fica nisso infinitamente.
Já retirei a bateria interna, retirei e limpei SSD, RAM e também tentei realizar o procedimento do modo de crise (ESC+FN+Power), espetando num pendrive em FAT32 com o arquivo da bios na raiz (apesar do arquivo da bios ser um executável, e tentei também renomeando para ".FD"). O led Power (azul) fica piscando eternamente, como se realmente tivesse entrado no modo, mas o pen drive não dá sinal (está funcionando perfeitamente).
Não consigo entrar no setup da placa pelo F2 e nenhuma outra tecla responde.
Gostaria que me dessem alguma luz, pois é um notebook novo, com apenas 3 anos de uso. Tenho um outro de backup de marca concorrente há 15 anos e nunca tive nenhum tipo de problema.
Aguardo o retorno.
Respostas
-
Olá, este modelo é de 2019 e a bateria provavelmente precisará ser substituída após 6 anos e o adaptador também pode estar ruim. Você pode obter uma nova bateria e adaptador de energia aqui:
New Genuine Acer Aspire 5 A515-54 A515-54G series Laptop Battery | eBay
0 -
Mesmo ele ligando e dando sinais de que está recebendo carga? (Tela acende, leds ligam, cooler funciona).
O carregador está funcionando perfeitamente, tanto que o notebook carrega completamente (led azul de carregamento concluído acende).
0 -
Acrescento que também fiz o teste sem a fonte, apenas com o carregador, ou seja, conectado diretamente na tomada. Problema persiste.
0 -
Segue o vídeo demonstrativo que subi no YouTube para evidência.
https://youtube.com/shorts/P3-TxSIuBy8?si=nYLwNWfXa23bHXr8
1 -
Olá,
Possibilidade do firmware UEFI / BIOS estar corrompido.
1 -
Olá, boa tarde.
Mesmo com a bateria ruim deveria ligar sem problemas.
Se você ligar ele e plugar um HDMI, você consegue algum tipo de imagem?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
eGomes, estou pesando nesta possibilidade.
RenanVilela, já fiz o teste e infelizmente não dá sinal algum. A saída no monitor externo mostra como se nada tivesse sido conectado (sem sinal de vídeo).
0 -
O jeito vai ser recorrer a uma Assistência técnica que possua uma estação programadora de EEPROM e possa realizar a regravação do firmware / BIOS e limpeza da região Intel Engine (CS)ME.
0