Aspire 5 A515-45-R0XR, o Windows não inicializa do disco correto.

franklintinoco
franklintinoco Member Posts: 7

Tinkerer

Boa noite tenho um Aspire A515-45-R0KR, que veio de fábrica com 8 Gb de RAM DDR4-3200 Mhz soldados na placa-mãe (instalei mais um pente de 8 Gb de igual capacidade no slot livre, totalizando 16 Gb) e um SSD NvME de 250 Gb (que veio instalado o Linux Gutta, que foi formatado e instalei o Windows 11 Profissional, que eu já possuía a licença junto a Microsoft).

Na caixa, veio um kit para a instalação de um HD 2,5" nele, aonde foi usado para instalar um SSD SATA da Samsung de 1 Tb que já possuía. E é aí aonde começou os problemas.

Na BIOS, está ajustado como SSD 0 (o SATA) e o SSD 1 (o NvME, aonde está instalado o Windows, por obviamente ser bem mais rápido).

Porém, na BIOS não tem a opção de inicializar automaticamente no HDD 1 (SSD NVME) e o notebook só inicializa no HDD 0 (aonde está o SSD SATA). Existe alguma maneira de forçar o notebook a inicializar no SSD NvME, ao invés de inicializar no SSD SATA?

Ps: Para que eu possa utilizar o notebook, eu tenho de apertar a tecla F12, selecionar o SSD NvME, para só assim inicializar o Windows de forma correta.

Ps2: se eu trocar o SSD NvME original por outro de 2 Tb, ele vai aceitar?

Ps3: a versão da BIOS instalada nele é a última disponível no site da Acer.

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 15,371 Trailblazer

Olá, verifique a ordem de inicialização no BIOS: certifique-se de que o HDD1 esteja definido como o dispositivo de inicialização principal. Você pode acessar o BIOS pressionando F2 durante a inicialização. Uma vez no BIOS, navegue até o menu Boot e defina o HDD1 como o primeiro dispositivo de inicialização. Desconecte a unidade Sata de 2,5" para verificar se o BIOS inicializará a partir do HDD1 (NVMe SSD). Talvez seja necessário reformatar a unidade Sata de 2,5", pois ela provavelmente contém uma partição inicializável com o Windows Boot Manager e o BIOS aceitará apenas um Windows Boot Manager.

A versão mais recente do BIOS é a 1.52 de 28/11/2023.