AN515-45-R91A: notebook está mais quente que o normal ?!

Gustavo_Campos
Gustavo_Campos Member Posts: 16 Troubleshooter
editado February 24 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, tudo bom ?!
Tenho um Acer Nitro Ryzen 5 5600H GTX 1650 com 8GB RAM, e conversando com alguns amigos me disseram que a temperatura do meu notebook estava muito estranha, pois bem resolvi usar o MSI Afterburner para verificar a temperatura, durante o lobby do Death By Daylight as informações que obtive foram as da imagem, mas durante o jogo o uso da GPU fica entre 80 e 100% de uso variando de forma aleatória, a temperatura dela ficou por volta de 80~85°C, quanto ao CPU a temperatura tá CRAVADA em 91°C e o uso entre 50 e 60%. Bom, vim aqui falar porque estou muito preocupado, meu notebook tem 1 ano e 2 meses de uso, nunca troquei pasta térmica, não está mais na garantia. Quando adquiri ele criei um tópico aqui falando sobre temperaturas, e na época também mandei um print do uso, só que usando o HWMonitor, vou deixar a imagem aqui também. Outra coisa, devo trocar a pasta térmica da CPU ? E da GPU ?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• Gustavo_Campos

O tópico que eu havia criado tinha mais imagens, mas o ADM deu como resolvido e não consigo mais acessar as fotos :/

• Gustavo_Campos

Outra coisa é que eu só uso o notebook na bateria porque ele ganha desempenho, a assistência da acer me recomendou usar na carga também, quando eu tiro da carga a temperatura cai pra 68°C

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,204 Guru
    editado February 23

Olá,

Pelos seus screenshots as temperaturas do seu Ryzen™ 5600H estão dentro da faixa tolerada (Tjmax 105°C):

https://www.amd.com/en/support/downloads/drivers.html/processors/ryzen/ryzen-5000-series/amd-ryzen-5-5600h.html#amd_support_product_spec

Considerando o tempo de uso do seu laptop, providencie uma limpeza completa + substituição da pasta térmica (por um composto de boa qualidade):

Se possível, procure também realizar um upgrade de memória RAM (16 ou 32 GB). Pois podemos observar que o consumo de memória (RAM) do seu sistema, está bastante próximo do limite da quantidade máxima disponível (apenas 8 GB). Consequentemente, isto acarreta no uso da memória virtual (arquivo pagefile.sys) com maior frequência.

Isto sem falar que o seu sistema e jogos irão se beneficiar do modo de operação da RAM em dual-channel.

Mantenha seu laptop sempre conectado a tomada com a bateria 100% de carga, enquanto estiver rodando seus jogos.

• Gustavo_Campos

Eu devo trocar a pasta térmica da GPU também ? Meu notebook é o modelo Notebook Gamer Acer Nitro 5 AN515-45-R91A, consigo colocar mais 1 pente de 8GB RAM pra ficar 16GB ?

• eGomes

Sim, você deve efetuar a substituição da pasta térmica aplicada na CPU e GPU:

Segue abaixo as especificações de módulos RAM suportados pelo Nitro 5 AN515-45:

A seguir, você poderá conferir algumas opções de módulos recomendados para o seu laptop:

https://www.adata.com/br/specification/654

https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/nitro-5-an515-45

https://www.kingston.com/br/memory/search/model/103998/acer-aspire-nitro-5-an515-45-xxx

• Gustavo_Campos

Estava olhando as memórias e algumas pessoas falam que o notebook aceita a 3200MHz, mas que na realidade só consegue 2666MHz, isso é verdade ? você recomenda comprar em lojas tipo AliExpress ? eu tô querendo economizar porque comprei uma base de refrigeração e vou ter que pagar um técnico para fazer a limpeza e troca das pastas já que eu nunca fiz e não tenho os equipamentos

• eGomes

Não, esta informação não procede!

Conforme descrito nas especificações acima, os Nitro AN515-45 suportam módulos RAM DDR4-3200 MT/s (frequência real de operação 1600 MHz).

Eu particularmente, não recomendo comprar módulo de armazenamento (SSD) e memória (RAM) no AliExpress, devido a falta de confiança e alta incidência de falsificações.

Procure adquirir em lojas confiáveis aqui no Brasil. Desconfie de preços muito abaixo do mercado.

• Gustavo_Campos

Amigo, voltando ao tópico inicial, eu formatei meu notebook, mas algo que percebo é que o NitroSense e o HWMonitor estão apontando temperaturas elevadas, eu estava apensas baixando jogos na Steam e apontava 85°C para mais, segue um print de ambos enquanto uso APENAS o navegador (Microsoft Edge) com somente esta guia aberta. Eu realmente não sei o que fazer mais, já procurei diversas soluções, estou com medo de ele estar estragado/estragando.

• eGomes

Ok, você reinstalou o Windows! Mas realizou a limpeza e substituição da pasta térmica, conforme sugerido anteriormente!?

Verifique nas Opções de Energia se o plano Equilibrado está selecionado.

Use o Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) ou o Monitor de Recursos (resmon.exe) para identificar quais processos e/ou serviços estão fazendo uso intenso da CPU.

• Gustavo_Campos

Opa, desculpa a demora a responder, eu estava esperando alguns itens chegar, infelizmente a pasta térmica ainda não chegou, mas a RAM já instalei e fiz uma limpeza com pincel, a temperatura não mudou nada, então vou passar a pasta quando ela chegar e dou um retorno sobre, quanto as opções de energia ela está em modo equilibrado tanto na tomada quanto fora dela.

• eGomes

Como já sugerido anteriormente, você precisa identificar quais processos e/ou serviços estão consumindo recursos da CPU mesmo estando parado ou executando tarefas básicas.

No tópico abaixo você poderá conferir algumas dicas de como solucionar este problema (clique em Ver Publicação):

Você pode também usar a ferramenta CPU Unpark. Ele permite ajustar dinamicamente os núcleos do processador que devem permanecer (ou não) ociosos (estacionados). E com isso, ajudar a reduzir o consumo de energia, calor gerado, além de aumentar a autonomia da bateria.

• Gustavo_Campos

Opa, voltando aqui pra dar o feedback, abri o notebook e passei um sufoco com os parafusos e dois cabinhos da placa de rede, mas no fim deu certo, a temperatura ficou na média dos 78°C, só acho que passei pouca pasta, mas é que estava muito difícil de espalhar, em volta do processador tem uns pinos, a pasta antiga já estava quase chegando neles, não consegui remover ela (estava em volta) vou deixar uma imagem para que você possa enxergar, mas basicamente não limpei as beiradas (fora do processador mesmo) e passei pouca com medo da pasta vazar sob a outro e cair nos pinos. Também limpei os coolers e saídas de ar (tinha muita poeira acumulada mesmo).

Nessa imagem do processador que tirei da internet, o meu a pasta já tinha caído para fora da região preta e estava quase chegando nesses pininhos, então não limpei por medo e nem passei muita pasta.
    Aqui deixo meu muito obrigado pela ajuda com o problema de aquecimento.

Quando eu abri ele caiu essa massinha cinza foto, parece ser pasta térmica muito ressecada, mas não sei, ela é durinha e até quebrou um pedaço, faz ideia de onde fica e o que é ? Segue a foto dela:

Agora um problema que venho enfrentando desde que abri meu notebook a primeira vez (onde só coloquei a memória RAM) é que ele não liga de primeira mais, depois de desligado quando clico no power ele acende o teclado mas não dá tela e nem faz barulho de ventoinha, mas quando desligo e ligo novamente ele liga normalmente, você tem alguma ideia do que pode ter ocorrido ?
    Outra coisa, quando transporto ele para a faculdade ele costuma ligar dando "No bootable device", devo mexer no SSD dele ? é aqueles SSD novo chamado M.2

• eGomes

Estes componentes SMD em volta do core (die) do processador são capacitores e resistores. É necessário ter muito cuidado ao limpar esta região, geralmente é feito com auxílio de bastonetes de algodão e álcool isopropílico.

O item que você mencionou é um thermal pad, você pode encontrar o mesmo facilmente em lojas e sites de compra online.

Em relação a mensagem de erro durante o boot, é possível que sua unidade de armazenamento (SSD) esteja com problemas.