AN515-57: Ventoinha com vida própria ?
Meu notebook é um Acer Nitro da versão 515-57… ou seja, os coolers são de lados distintos. Já faz alguns meses que a ventoinha da CPU vem fazendo um barulho como se estivesse engasgando, enquanto da GPU funciona perfeitamente.
Hoje, eu fui ligar o notebook para terminar um trabalho e simplesmente a ventoinha da CPU estava girando a 390rpm… Enquanto a da GPU girava a 3000rpm constantes… Como se uma estivesse compensando a outra.
Eu abri, fiz a limpeza… Tirei bastante poeira, vi alguns vídeos e percebi que deveria lubrificar o motor da ventoinha, foi oque eu fiz. Funcionou, o barulho sumiu, ambas estavam funcionando a 1500rpm, matendo um padrão de "novo".
Mas após alguns minutos, o barulho voltou… com isso a velocidade da ventoinha da CPU caiu para 500 e a da GPU aumentou mai uma vez para 2000, e foi assim por umas duas horas… a temperatura não passou de 65°, por isso não desliguei. Mas como uma forma de tentar resolver, eu atualizei todos os drivers, atualizei o NitroSense… Fiz tudo que podia, mas quando liguei estava na mesma.
O pior é que quando eu já havia desistido e estava apenas assistindo com o notebook ligado, a ventoinha da CPU subiu de 500 para 1900rpm sem ninguém mexer e a da GPU que rodava em 2500, normalizou em 2000rpm… Se mantiveram assim.
Quando eu ativo a função "CoolBoost" ambas as ventoinhas reduzem o máximo possível o seu giro e começam a aumentar a velocidade do valor mais baixo que atingem.
a CPU cai pra 300rpm e sobe pra 2000rpm / a GPU cai pra 1200rpm e sobe pra 4000rpm
No valor máximo de desempenho, a CPU só alcança 3200rpm, enquanto a GPU chega nos seus 6000rpm.
Enfim, não sei mais oque fazer. Isso é comúm de acontecer ?… Existe alguma solução que ainda não tentei ou devo apenas trocar ambas as ventoinhas ?
Obs.: o Notebook já tem dois anos de uso, sendo usado todos os dias… Seja para trabalho ou lazer.
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Respostas
-
Olá, boa noite.
Normal não é.
Por exemplo, se você customizar o rpm, deixar fixo em 2000, por exemplo, ela se mantém assim o tempo todo?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!2 -
Então eu posso tentar customizar pelo NitroSense… mas o RPM continua no padrão que a própria ventoinha deseja. Se eu colocar ela pra girar fora do automatico e ela tá rodando a 500, o máximo dela é 700… o Mínimo é 200, e assim vai. Após um certo período, ela simplesmente ganha força pra girar e vai subindo a rotação.
0 -
Talvez a ventoinha esteja com algum defeito que aparece de forma ocasionalmente.
A temperatura da CPU está na média de quantos graus com o funcionamento da FAN dessa forma?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
entre 75° e 92°, curiosamente ao abrir a máquina e reajustar o Fan ele volta ao normal… Também lubrificando seu motor. Talvez ele esteja ressecando com facilidade ?… Já que ao lubrificar ele volta a girar normalmente, mas o ressecamento se dá pela temperatura interna normal da máquina ?… Pois estou sentindo que mesmo comprando outra ventoinha vai acabar acontecendo o mesmo, e como eu já disse, fiz a troca da pasta térmica e tudo mais, então estou meio que sem opções a não ser uma ventoinha nova.
Obs.: Hoje de manhã eu lubrifiquei a ventoinha pela última vez para testar, ela tá normal, entre 1500rpm e 6000rpm. Mantendo a máquina abaixo dos 60° com uso padrão e abaixo dos 80° em jogos de alto desempenho.
2 -
Pode ter sido algum mal encaixe então, mas seria interessante, caso ocorrer o problema, verificar os pinos do conector da fan e o slot onde conecta na placa mãe.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!2 -
Hoje ele funcionou normal, não teve variações… Por incrível que pareça o conector do fan na placa tava um pouco amassado no cabo, talvez pq da última vez que apertou o parafuso ele pegou um pouco em baixo. Mas esticando e verificando ele voltou ao normal. Fora isso, eu notei que o ventilador batendo na lateral do computador, faz o Fan criar instabilidade por conta das saídas de ar que estão ali. Principalmente se estiver em uma base sem inclinação. Dependendo do ventilador, se for um "ARNO" daqueles super potentes o cooler as vezes chega até mesmo a reduzir o RPM pelo impacto do contra-vento
0