Dúvidas sobre upgrades de SSD, NVMe e RAM no Acer Aspire 5 A515-51-51UX

Daniel_Santos
Daniel_Santos Member Posts: 3 New User

Olá, comunidade!

Estou planejando melhorar o desempenho do meu Acer Aspire 5 A515-51-51UX com upgrades de armazenamento e memória RAM. Após pesquisar, ainda tenho dúvidas sobre
compatibilidade e limites técnicos. Gostaria de confirmar as seguintes informações:

1. SSD SATA III

• Tamanho físico: O slot aceita SSDs de 2,5 polegadas? Há restrições de espessura?
  • Armazenamento máximo: Qual a capacidade suportada? Vi relatos de SSDs de até 2TB, mas há limitações do chipset?
  • Geração e velocidade: O slot é compatível com SATA III (6 Gb/s)? Qual a taxa prática de leitura/gravação (ex: ~550 MB/s)?

2. SSD NVMe PCIe (M.2)

• Tamanho físico: O slot M.2 suporta apenas o formato 2280?
  • Armazenamento máximo: Vi respostas conflitantes: alguns dizem até 1TB, outros mencionam 480GB. Qual o limite real?
  • Geração PCIe: O slot é PCIe Gen3x2 ou Gen3x4? SSDs Gen4 (como NVMe PCIe 4.0) são compatíveis, mesmo com redução de velocidade?
  • Compatibilidade de chaves: O slot aceita SSDs com chave M, B ou B+M?
  • Uso de dois SSDs NVMe: É possível substituir o SSD SATA por um segundo SSD NVMe? O notebook possui dois slots M.2, ou há alguma adaptação que permita essa configuração?

3. Uso simultâneo de SSD SATA e NVMe

• Posso instalar um SSD NVMe no slot M.2 e manter o HDD/SSD SATA original sem conflitos?

4. Memória RAM (DDR4)

• Expansibilidade total: O notebook já vem com 4GB de RAM soldados e possui um slot adicional. Vi relatos de que o máximo suportado seria 20GB. Isso significa que eu poderia instalar um módulo de 16GB no slot adicional, totalizando 20GB (4GB soldados + 16GB)?
  • Frequência máxima: A placa-mãe suporta DDR4-2666MHz ou há limitação para 2400MHz?
  • Dual-channel: A configuração dual-channel é automática ao usar o módulo adicional de 16GB junto aos 4GB soldados?
  • Compatibilidade de desempenho: Li relatos de que a memória soldada (4GB) pode limitar o desempenho de um módulo adicional mais potente (ex: 16GB com maior frequência). Isso faz sentido? Há risco de perda de desempenho ou instabilidade ao usar uma memória muito superior à soldada?
  • Excedendo o limite do slot: Se o slot expansível suporta até 16GB e eu instalar um módulo de 32GB, o que pode acontecer? O notebook reconheceria apenas 16GB, ou isso poderia causar instabilidade, falhas de inicialização ou danos ao hardware?

5. Outras Considerações

• Aquecimento: Há risco de superaquecimento ao usar SSDs NVMe de alta velocidade? Recomendam algum dissipador?
  • Limites de armazenamento e velocidade:
    • Se eu instalar um SSD NVMe ou SATA com capacidade maior do que o limite suportado pelo notebook (ex: 2TB em um slot que suporta até 1TB), isso pode causar problemas de reconhecimento ou funcionamento?
    • E se o SSD estiver dentro do limite de capacidade, mas a velocidade de leitura/gravação for superior ao suportado pelo notebook (ex: SSD NVMe PCIe 4.0 em um slot PCIe 3.0), isso poderia causar instabilidade ou perda de desempenho?

6. Outras Perguntas Relevantes

• Compatibilidade de marcas: Há alguma marca ou modelo específico de SSD ou RAM que seja conhecido por ter problemas de compatibilidade com o Acer Aspire 5?
  • Sistema operacional: Há alguma limitação do Windows ou outro sistema operacional em relação aos upgrades propostos?

Agradeço imensamente a ajuda de todos! Quero garantir que os upgrades sejam compatíveis e tragam o máximo de desempenho sem riscos ao notebook.

Obrigado!

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 15,385 Trailblazer
    editado February 14

Olá, há 4 GB de RAM soldada e um slot de RAM removível que suporta até 16 GB-2133MHz CL 15 até um total máximo de 20 GB de RAM, o que é melhor para corresponder à velocidade da RAM soldada e CL para que ela funcione no modo Dual Channel: Memory for a Acer - Aspire A515-51G-553U - Kingston Technology Para descobrir o que está soldado na placa-mãe, execute isto no prompt de comando: wmic memorychip list full Pesquise o número da peça no Google e encontre o valor CL. Pesquise no Google o partnumber e encontre o valor CL. Um módulo de 3200MHz fará downclock para 2133MH.

O slot M.2 2280 PCIe é 3.0 x4 e suporta NVMe Gen3 SSD. Pode haver um suporte de montagem e cabo para um SSD SATA3 extra de 2,5", caso contrário, você terá que comprá-lo. O melhor SSD Sata-3 de 2,5" é o Samsung 870 EVO V-NAND de até 2 TB. Um bom SSD Gen3 é o 970 Evo Plus de até 2 TB, mas um SSD Gen4 funcionará bem, embora com metade da velocidade nominal (o mesmo que um SSD Gen3) em um slot PCIe 3x4. Posso recomendar o novo SSD PCIe5 Samsung 990Evo Plus de até 2 TB que roda frio e não requer um dissipador de calor volumoso, apenas um envoltório térmico.

• Daniel_Santos

Olá,

Agradeço imensamente pela sua resposta detalhada e pelas informações úteis, com certeza me ajudaram bastante!

Particularmente, sou fã da marca Crucial e, no momento, os preços dos produtos Samsung estão um pouco acima do meu orçamento. Por isso, gostaria de saber se as seguintes peças seriam compatíveis com o meu notebook:

Memória RAM:

• Crucial 16GB DDR4-3200 SODIMM (CT16G4SFRA32A)

Armazenamento:

• SSD SATA III: Crucial MX500 de 1 TB (CT1000MX500SSD1)
    • SSD PCIe M.2: Crucial P3 de 1 TB (CT1000P3SSD8)

Gostaria de saber se essas peças funcionariam bem no meu modelo e se eu não terei nenhum problema ao utilizá-las.

Agradeço desde já pela ajuda e fico no aguardo da sua resposta.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,488 Trailblazer

Olá, bom dia.

A memória ram pode não funcionar devido diferença de frequência, visto que o processador suporta até 2133MHz e a que você deseja possui 3200MHz, então o ideal seria procurar por uma no máximo 2400MHz.

Você até pode verificar com o CPU-Z, aba Memory e SPD as especificações do módulo nativo.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Puraw

Olá, o 16GB 3200MHZ da Crucial funcionará, mas como eu disse acima, ele pode não corresponder ao CL (tempo) da RAM soldada. Execute o comando WMIC (wmic memorychip list full) acima ou, como RenanVilela sugeriu, use o CPU-Z para encontrar as especificações da RAM soldada e da mesma marca. Se os módulos de RAM não corresponderem, você pode não obter a velocidade máxima do clock da RAM.

O SSD SATA III de 2,5": Crucial MX500 1 TB (CT1000MX500SSD1) funcionará, mas o Samsung 870 EVO V-NAND 1 TB provou ser mais confiável e deve ter o mesmo preço. O SSD PCIe M.2: Crucial P3 1 TB CT1000P3SSD8) é uma boa unidade e funcionará.

• Daniel_Santos
    editado February 16

Olá! Primeiramente, agradeço pela sua resposta e pelas orientações sobre a compatibilidade da memória RAM e SSD.

Verifiquei a memória RAM soldada na minha placa-mãe, que é uma RAM DDR4-2400 SODIMM MICRON de 4GB (4ATF51264HZ-2G3B1). No entanto, ao usar o comando WMIC ou o CPU-Z, notei que ela está operando a uma velocidade de 2133 MHz. Após ler algumas postagens, vi que, para garantir o funcionamento em dual channel, o ideal é que a memória adicional tenha a mesma frequência da soldada. Por isso, optei por trocar o modelo para uma RAM DDR4-2400 SODIMM CRUCIAL de 16GB (CT16G4SFD824A).

Gostaria de confirmar se essa memória seria compatível e se funcionaria em dual channel com a RAM soldada, considerando que ela está operando a 2133 MHz. Agradeço novamente pela ajuda!

• Puraw

Olá, o tempo do Micron soldado: –0,83 ns @ CL = 17 (DDR4-2400)-2G3 e Crucial indica CL 17-17-17, então os 2 módulos são compatíveis e devem rodar no modo Dual Channel a 2400 MHz, por outro lado você não notará uma diferença de 270 MHz no desempenho 😉

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,488 Trailblazer

Só um adendo, as memórias vão operar em 2133mhz devido limite do processador, mas a diferença como falado é muito baixa, praticamente imperceptível em relação ao desempenho.

Mas o ideal é procurar uma de 2400mhz ao invés de 3200, visto diferença de preços.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!