Olá, comunidade!
Estou planejando melhorar o desempenho do meu Acer Aspire 5 A515-51-51UX com upgrades de armazenamento e memória RAM. Após pesquisar, ainda tenho dúvidas sobre
compatibilidade e limites técnicos. Gostaria de confirmar as seguintes informações:
1. SSD SATA III
- Tamanho físico: O slot aceita SSDs de 2,5 polegadas? Há restrições de espessura?
- Armazenamento máximo: Qual a capacidade suportada? Vi relatos de SSDs de até 2TB, mas há limitações do chipset?
- Geração e velocidade: O slot é compatível com SATA III (6 Gb/s)? Qual a taxa prática de leitura/gravação (ex: ~550 MB/s)?
2. SSD NVMe PCIe (M.2)
- Tamanho físico: O slot M.2 suporta apenas o formato 2280?
- Armazenamento máximo: Vi respostas conflitantes: alguns dizem até 1TB, outros mencionam 480GB. Qual o limite real?
- Geração PCIe: O slot é PCIe Gen3x2 ou Gen3x4? SSDs Gen4 (como NVMe PCIe 4.0) são compatíveis, mesmo com redução de velocidade?
- Compatibilidade de chaves: O slot aceita SSDs com chave M, B ou B+M?
- Uso de dois SSDs NVMe: É possível substituir o SSD SATA por um segundo SSD NVMe? O notebook possui dois slots M.2, ou há alguma adaptação que permita essa configuração?
3. Uso simultâneo de SSD SATA e NVMe
- Posso instalar um SSD NVMe no slot M.2 e manter o HDD/SSD SATA original sem conflitos?
4. Memória RAM (DDR4)
- Expansibilidade total: O notebook já vem com 4GB de RAM soldados e possui um slot adicional. Vi relatos de que o máximo suportado seria 20GB. Isso significa que eu poderia instalar um módulo de 16GB no slot adicional, totalizando 20GB (4GB soldados + 16GB)?
- Frequência máxima: A placa-mãe suporta DDR4-2666MHz ou há limitação para 2400MHz?
- Dual-channel: A configuração dual-channel é automática ao usar o módulo adicional de 16GB junto aos 4GB soldados?
- Compatibilidade de desempenho: Li relatos de que a memória soldada (4GB) pode limitar o desempenho de um módulo adicional mais potente (ex: 16GB com maior frequência). Isso faz sentido? Há risco de perda de desempenho ou instabilidade ao usar uma memória muito superior à soldada?
- Excedendo o limite do slot: Se o slot expansível suporta até 16GB e eu instalar um módulo de 32GB, o que pode acontecer? O notebook reconheceria apenas 16GB, ou isso poderia causar instabilidade, falhas de inicialização ou danos ao hardware?
5. Outras Considerações
- Aquecimento: Há risco de superaquecimento ao usar SSDs NVMe de alta velocidade? Recomendam algum dissipador?
- Limites de armazenamento e velocidade:
- Se eu instalar um SSD NVMe ou SATA com capacidade maior do que o limite suportado pelo notebook (ex: 2TB em um slot que suporta até 1TB), isso pode causar problemas de reconhecimento ou funcionamento?
- E se o SSD estiver dentro do limite de capacidade, mas a velocidade de leitura/gravação for superior ao suportado pelo notebook (ex: SSD NVMe PCIe 4.0 em um slot PCIe 3.0), isso poderia causar instabilidade ou perda de desempenho?
6. Outras Perguntas Relevantes
- Compatibilidade de marcas: Há alguma marca ou modelo específico de SSD ou RAM que seja conhecido por ter problemas de compatibilidade com o Acer Aspire 5?
- Sistema operacional: Há alguma limitação do Windows ou outro sistema operacional em relação aos upgrades propostos?
Agradeço imensamente a ajuda de todos! Quero garantir que os upgrades sejam compatíveis e tragam o máximo de desempenho sem riscos ao notebook.
Obrigado!