tela preta acer nitro v15

davidgabriel
davidgabriel Member Posts: 12

Tinkerer

Olá, bom dia. Para detalhar melhor o que aconteceu:

Comprei um notebook Nitro V15 e sempre dava uma olhada nas reviews em sites, fóruns etc., vendo os pontos positivos e negativos. Soube que alguns apresentavam problemas de tela preta. Mesmo assim, comprei achando que eram casos isolados.

Depois de um tempo, recebi o produto e, no mesmo dia, fiz a instalação do Windows. A princípio, não estava reconhecendo o SSD (esse problema não vem ao caso), mas é algo bem recorrente, pelo que vi. Resolvi esse problema de maneira bem correta (mais correta até do que muitos tutoriais do YouTube).

O Windows já estava instalado e tudo estava "atualizado" pelo Windows Update (os drivers de placa de vídeo estavam atualizados até uma versão de 2023). Não instalei nenhum driver pelo site da Acer, pois parecia estar apresentando um bom desempenho.

(Voltando ao problema do tópico)

Ontem, eu tinha acabado de ligar o notebook e fui jogar uma partida de Valorant, até que, do nada, deu tela preta. O teclado continuou iluminado e a tela estava preta, não como se estivesse desligada, mas completamente preta.

Fui direto pesquisar esse problema mais a fundo em fóruns e me identifiquei bastante com o mesmo problema que foi relatado por uma pessoa que estava jogando Fortnite e a tela ficou preta.

Após isso, baixei os drivers da Nvidia, tanto pelo site da Acer quanto pelo GeForce Experience, que já atualizava caso o driver instalado estivesse desatualizado, para ver se resolveria o problema.

No mesmo dia, fiquei jogando e usando o notebook normalmente e ele não apresentou mais tela preta.

Porém, hoje, fiz a mesma coisa: liguei o notebook e fui jogar Valorant. Na primeira partida, a tela ficou preta. Fiz o procedimento de desligar e ligar o notebook e, dessa vez, atualizei o driver da placa de vídeo da Intel. Fui testar em outro jogo que exige mais da GPU e parece que a performance piorou. O jogo estava dizendo que havia um problema na GPU, mas consegui jogar mesmo assim, e não apareceu a tela preta.

Parei de jogar e voltei mais tarde. O Valorant estava demorando muito para abrir e o próprio Valorant dizia que tinha algum erro na GPU. O outro jogo ainda estava reportando problemas na GPU e o notebook estava travando.

Fui no Gerenciador de Dispositivos e optei pela opção de voltar ao driver anterior da Intel, que havia sido baixado hoje. Assim que fiz isso, a tela ficou preta, como aconteceu nas duas vezes anteriores durante os jogos. Desliguei e liguei o notebook e ele voltou ao driver anterior. Testei os jogos e, embora o Valorant ainda demorasse para abrir, não dizia mais que havia problemas na GPU. O outro jogo ainda reportava problemas.

Agora estou formatando novamente o notebook. Se continuar assim, vou solicitar o reparo. O notebook chegou há menos de 4 dias. Não vou atualizar a BIOS, pois tenho medo de fazer algo errado.

Desculpe pelo longo texto, mas quis relatar minha experiência para que mais pessoas se identifiquem e tbm p ver se fiz algo errado

Respostas

• davidgabriel

Tinkerer

Olá! comprei um acer nitro v15 com rtx 4050 e processador i7 13620h e chegou não em casa não tem 3 dias. ao jogar valorant a tela do nada ficou preta, mas o notebook ficou como se tivesse ligado, mas com a tela preta. o que pode ser?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,028 Guru
    editado February 10

Olá,

Defeito "clássico" destes Nitro V15. Se atualizar o firmware com a última versão disponível (1.23 ou superior) + driver dos controladores gráficos não resolver o problema. Solicite a garantia do seu aparelho!

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=Anv15-51;1

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,477 Trailblazer
    editado February 10

Olá, boa tarde.

O problema ocorre tão somente nesse jogo?

Houve alguma atualização de algum driver?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• davidgabriel

Tinkerer

editado February 10

Olá, bom dia. Para detalhar melhor o que aconteceu:

Comprei um notebook Nitro V15 e sempre dava uma olhada nas reviews em sites, fóruns etc., vendo os pontos positivos e negativos. Soube que alguns apresentavam problemas de tela preta. Mesmo assim, comprei achando que eram casos isolados.

Depois de um tempo, recebi o produto e, no mesmo dia, fiz a instalação do Windows. A princípio, não estava reconhecendo o SSD (esse problema não vem ao caso), mas é algo bem recorrente, pelo que vi. Resolvi esse problema de maneira bem correta (mais correta até do que muitos tutoriais do YouTube).

O Windows já estava instalado e tudo estava "atualizado" pelo Windows Update (os drivers de placa de vídeo estavam atualizados até uma versão de 2023). Não instalei nenhum driver pelo site da Acer, pois parecia estar apresentando um bom desempenho.

(Voltando ao problema do tópico)

Ontem, eu tinha acabado de ligar o notebook e fui jogar uma partida de Valorant, até que, do nada, deu tela preta. O teclado continuou iluminado e a tela estava preta, não como se estivesse desligada, mas completamente preta.

Fui direto pesquisar esse problema mais a fundo em fóruns e me identifiquei bastante com o mesmo problema que foi relatado por uma pessoa que estava jogando Fortnite e a tela ficou preta.

Após isso, baixei os drivers da Nvidia, tanto pelo site da Acer quanto pelo GeForce Experience, que já atualizava caso o driver instalado estivesse desatualizado, para ver se resolveria o problema.

No mesmo dia, fiquei jogando e usando o notebook normalmente e ele não apresentou mais tela preta.

Porém, hoje, fiz a mesma coisa: liguei o notebook e fui jogar Valorant. Na primeira partida, a tela ficou preta. Fiz o procedimento de desligar e ligar o notebook e, dessa vez, atualizei o driver da placa de vídeo da Intel. Fui testar em outro jogo que exige mais da GPU e parece que a performance piorou. O jogo estava dizendo que havia um problema na GPU, mas consegui jogar mesmo assim, e não apareceu a tela preta.

Parei de jogar e voltei mais tarde. O Valorant estava demorando muito para abrir e o próprio Valorant dizia que tinha algum erro na GPU. O outro jogo ainda estava reportando problemas na GPU e o notebook estava travando.

Fui no Gerenciador de Dispositivos e optei pela opção de voltar ao driver anterior da Intel, que havia sido baixado hoje. Assim que fiz isso, a tela ficou preta, como aconteceu nas duas vezes anteriores durante os jogos. Desliguei e liguei o notebook e ele voltou ao driver anterior. Testei os jogos e, embora o Valorant ainda demorasse para abrir, não dizia mais que havia problemas na GPU. O outro jogo ainda reportava problemas.

Agora estou formatando novamente o notebook. Se continuar assim, vou solicitar o reparo. O notebook chegou há menos de 4 dias. Não vou atualizar a BIOS, pois tenho medo de fazer algo errado.

Desculpe pelo longo texto, mas quis relatar minha experiência para que mais pessoas se identifiquem e tbm p ver se fiz algo errado

• eGomes

Verifique se firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 está atualizado com a última versão disponível (1.24 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=Anv15-51;1

O problema de reconhecimento das unidades de disco (SSD) durante a instalação do Windows em plataformas equipadas com controlador Intel VMD, pode ser facilmente solucionado carregando o driver correto:

Como habilitar Intel® VMD plataformas capazes de raid ou Intel® Optane™ de memória com o driver Intel® RST

Em relação aos problemas de tela preta no Valorant. Experimente fazer um teste desabilitando temporariamente as seguintes opções no jogo:

• Ray Tracing
    • NVIDIA DLSS
  • davidgabriel

Tinkerer

editado February 9

ja consegui resolver isso do ssd com isso que vc falou. já a bios está desatualizada, tenho medo de atualizar errado e danificar ainda mais meu notebook.

essa questão de desativar essas opções no valorant não sei se é ocasionado devido a isso, mas vou ver... mas não é legal pagar por um hardware que tecnicamente deveria suportar essas opções e não usar...

vale ressaltar que liguei pro suporte técnico da acer para saber o problema, o suporte me disse que isso ocorreu devido a um suposto superaquecimento da placa de video o que eu discordo, visto que eu tinha "acabado" de abrir o jogo e além disso valorant é um jogo que precisa mais do processador do que a placa de video.

eu suponho que o real problema esteja ligado a placa mãe... se continuar assim vou contatar a assistência técnica da acer.

• eGomes

Atualize o firmware UEFI com a última versão disponível, pois há inúmeras correções e melhorias implementadas.

• Gabriel727
    Gabriel727 Member Posts: 2 New User

o meu estava com problema na placa mãe, enviei pra garantia voltou com a tela preta mas o problema original era outro, sinceramente e uma série de problema que na verdade são software, e culpa da Acer não cuidar disso direito.

• Gabriel727
    Gabriel727 Member Posts: 2 New User

se você ainda pode devolver, se não passou dos 7 dias devolva, se não pode envia pra garantia, faça bastantes vídeos sobre o problema, se voltar da garantia com o mesmo ou outro problema entre com um processo no PROCON requerendo o reembolso do dinheiro.

• davidgabriel

Tinkerer

ola mano, boa noite, você ainda ta com o nitro v15? ele parou com a tela preta?

• dom____
    dom____ Member Posts: 1 New User

Boa noite, comprei meu nitro v15 4050 modelo americano há 9 dias e nos 3 primeiros dias fui jogar o gta v + cs2 e deu tela preta todos esses dias, atualizei ontem o driver da nvidia pelo aplicativo da nvidia mas seguiu, daí meu irmao recomendou que eu deixasse o mais leve possivel o ssd e deixasse o nitro sense no modo equilibrado, fiz isso ontem e jogamos varias horas fazendo testes (6 horas seguidas) e não deu tela preta, vou ver agora rodando gta v (o que mais da tela preta). outra coisa, percebo agora que sem nada aberto, está sendo usado 6gb de ram.