Como controlar a ventoinha do meu notebook Acer Aspire A315-58?
Percebi que ele estava esquentando demais e travava muito depois que abria algum programa ou jogo. Quando me dei conta, o cooler não estava girando. Mas depois quando ele voltava, girava muito rápido e depois parava repentinamente. E assim foi, como se estivesse ligando e desligando.
Tentei tudo que estava ao meu alcance: Baixar programas (como o Notebook FanControl, que não oferecia a config do modelo do meu notebook), entrar na bios (mas não havia nenhuma opção sobre resfriamento ou algo relacionado), mudar as opções de energia no painel de controle (no windows 11 não tem como acessar as politicas de resfriamento), usar a CareCenter ou qualquer outro programa da Acer (o meu note não é Nitro).
Queria saber se existe a possibilidade de controlar a ventoinha do meu notebook, para manter sempre ligado. Já tenho ele à 3 anos.
Modelo: Aspire A315-58
Versão do BIOS: 1.28
Intel core i3 11th 3.00GHz, SSD 256GB, 8GB DDR4.
Placa gráfica: Intel® UHD Graphics.
Respostas
-
Olá, o Acer Aspire A315-58 com uma CPU Intel i3 pode lidar com alguns jogos leves, mas não foi projetado para jogos de alto desempenho. O processador Intel i3 e os gráficos integrados são adequados para jogos casuais e títulos menos exigentes. Para resfriar o sistema, use o plano de energia equilibrado no Windows "Editar plano de energia" e o modo Melhor eficiência de energia em "Configurações de energia e bateria". Instale a nova versão 5.0.1047 do AcerSense a partir de 2024/01/31, ela terá a opção Modo silencioso para controle do ventilador. E atualize sua versão do BIOS com 1.35 datada 2023/08/10
0 -
Olá, bom dia.
Me recordo que nos notebooks da Dell dava pra controlar com o programa SpeedFan, então vale a pena tentar com ele.
Mas precisa verificar o porquê dela não estar girando, visto que pode estar com uma temperatura baixa mas ela deve funcionar sempre.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Tentei instalar o AcerSense, mas ele diz que o dispositivo não suporta. Vou tentar atualizar a BIOS, mas tenho medo de estragar minha placa-mãe.
0 -
Pessoal, eu atualizei a BIOS pra versão 1.35, instalei o AcerSense e o SpeedFan. Na BIOS não mudou nada, o AcerSense não mostra nem a temperatura, e o SpeedFan mostra tudo, menos pra controlar a ventoinha.
Percebi que os programas estavam exigindo do meu note um driver para controle do cooler, no qual eu acho que meu note não tem. Vou lançar uma outra discussão sobre esse driver.
0 -
Não há a necessidade de um novo tópico, visto que o assunto é o mesmo.
Se com o SpeedFan não deu certo então não há como controlar de forma manualmente.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0