Acer Nitro ANV15-51 tela preta ao adicionar RAM
Eu gostaria de adicionar mais RAM no meu laptop e fiz algumas pesquisas para verificar qual era compatível com o modelo. O original possui 8 GB DDR5-5600 da ADATA, e vi muita gente falando que a da Crucial era compatível. Comprei 16 GB DDR5-5600 da Crucial, mas o computador dá tela preta ao iniciar. Tentei inverter os slots, mas não adiantou, só funciona com a RAM original. Também testei só com a RAM da Crucial, mas o problema persistiu, o que me fez suspeitar de algum problema no módulo. Atualizei a BIOS, mas não adiantou. Entretanto, estou com receio de solicitar a troca da RAM e persistir o problema, pois o laptop passou por uma troca de placa mãe pela assistência da Acer recentemente, e pensei que talvez pudesse haver alguma incompatibilidade com a nova placa. Existe alguma possibilidade de ser isso, solicito a troca da memória da Crucial ou troco por outro modelo de RAM?
Agradeço pela atenção!
Respostas
-
Olá,
Você já verificou se o firmware / BIOS do seu Nitro V15 está atualizado a última versão disponível (1.21):
Verifique também se estes módulos RAM não são falsificados!
0 -
Olá,
Sim, eu atualizei a BIOS e testei de novo, mas mesmo assim o erro persistiu.0 -
Você consegue postar foto(s) bem detalhada(s) deste(s) módulo(s) RAM Crucial que você comprou!? Se possível, anexe aqui imagens bem nítidas da etiqueta e da serigrafia impressa nos chips.
0 -
Lembrando também que, módulos DDR5 podem necessitar de período de "treinamento" (tela preta + FANs em rotação máxima), por um tempo aproximado de 2 a 15 minutos para fazer o autoteste e reconhecer estes módulos corretamente:
0 -
Claro, aqui estão:
1 -
Eu deixei por pelo menos 10 min todas as vezes em que eu testei. A tela fica preta e os leds do teclado acendem, mas os FANs não faziam barulho de rotação máxima.
1 -
Experimente limpar os terminais de contato destes módulos com álcool isopropílico ou spray limpa contatos.
Se o problema persistir, teste individualmente (sozinho) cada módulo nos dois slots.
Lembrando para não se esquecer de desconectar o cabo de alimentação da bateria com a placa-mãe. Antes de manusear e/ou realizar qualquer upgrade.
0 -
Vou fazer isso.
Obrigado pela atenção até aqui!0 -
Depois nos avise se deu certo! 😉👍🏻
0 -
Fiz exatamente o que disse, mas mesmo assim não funcionou. Esperei por volta de 20 min e ainda estava com a tela preta. Coloquei a RAM nova sozinha em ambos os slots. A original funciona em ambos, a nova em nenhum.
1 -
Boa tarde, @lucasbmello!
Você consegue testar estes módulos em outro equipamento?
Infelizmente ao que tudo indica eles estejam com algum problema (defeito).
0