Olá, eu comprei recentemente um notebook Acer Aspire 15 A15-51M-56KR e ele veio com Linux, porém eu gostaria de instalar Windows nele. Para isso, eu criei um pendrive USB bootável utilizando o arquivo e as instruções disponíveis no site da Microsoft.
O problema é que eu não consigo bootar de forma alguma por USB nesse notebook. Abaixo todas as coisas que eu já tentei:
Na bios (já na versão mais recente, 1.06):
- habilitei a opção para selecionar de qual drive bootar apertando F12
- habilitei D2D recovery
- criei uma senha de supervisor
- desabilitei secure boot
- desabilitei fast boot
- mudei a ordem de boot dos drives e coloquei o pendrive com Windows em primeiro lugar
Nada disso funcionou, colocar o pendrive em primeiro lugar na ordem não adiantou nada, o notebook continuou iniciando pelo SSD, apertar F12 e selecionar iniciar com o pendrive também não adiantou nada, quando eu faço isso, a tela fica toda preta e com um cursor de prompt e logo depois volta novamente para o menu de boot.
Uma outra coisa que eu achei estranho é que nem sempre a bios ou esse menu de boot da tecla F12 reconhecem o pendrive, ás vezes ele aparece na lista de dispositivos de boot, às vezes não. Não consigo entender.
Eu cheguei a testar 2 pendrives diferentes, um sendo o pendrive bootável do Windows e outro sendo um pendrive com Ventoy e algumas imagens botáveis de Linux. Ambos apresentaram os mesmos problemas descritos acima. Eu testei esses mesmos pendrives em dois outros computadores, um desktop e outro notebook Acer, só que bem mais antigo. Consegui bootar dos dois pendrives em ambos os computadores, apenas esse Acer novo é que está dando problemas.
Outra coisa que eu reparei é que a bios que eu consegui acessar tem o logo da Acer e é super capada, com várias opções normais de bios faltando, por isso fico imaginando se não existe uma forma de acessar a bios "verdadeira" e se nela não haveria alguma opção que esteja impedindo a inicialização do pendrive.
Enfim, gostaria de ajuda para resolver esse problema e fazer pendrives bootarem normalmente.