Não consigo bootar do USB com o Acer Aspire 15 A15-51M-56KR

Renato_Augusto
Renato_Augusto Member Posts: 4 New User

Olá, eu comprei recentemente um notebook Acer Aspire 15 A15-51M-56KR e ele veio com Linux, porém eu gostaria de instalar Windows nele. Para isso, eu criei um pendrive USB bootável utilizando o arquivo e as instruções disponíveis no site da Microsoft.

O problema é que eu não consigo bootar de forma alguma por USB nesse notebook. Abaixo todas as coisas que eu já tentei:

Na bios (já na versão mais recente, 1.06):

• habilitei a opção para selecionar de qual drive bootar apertando F12
  • habilitei D2D recovery
  • criei uma senha de supervisor
  • desabilitei secure boot
  • desabilitei fast boot
  • mudei a ordem de boot dos drives e coloquei o pendrive com Windows em primeiro lugar

Nada disso funcionou, colocar o pendrive em primeiro lugar na ordem não adiantou nada, o notebook continuou iniciando pelo SSD, apertar F12 e selecionar iniciar com o pendrive também não adiantou nada, quando eu faço isso, a tela fica toda preta e com um cursor de prompt e logo depois volta novamente para o menu de boot.

Uma outra coisa que eu achei estranho é que nem sempre a bios ou esse menu de boot da tecla F12 reconhecem o pendrive, ás vezes ele aparece na lista de dispositivos de boot, às vezes não. Não consigo entender.

Eu cheguei a testar 2 pendrives diferentes, um sendo o pendrive bootável do Windows e outro sendo um pendrive com Ventoy e algumas imagens botáveis de Linux. Ambos apresentaram os mesmos problemas descritos acima. Eu testei esses mesmos pendrives em dois outros computadores, um desktop e outro notebook Acer, só que bem mais antigo. Consegui bootar dos dois pendrives em ambos os computadores, apenas esse Acer novo é que está dando problemas.

Outra coisa que eu reparei é que a bios que eu consegui acessar tem o logo da Acer e é super capada, com várias opções normais de bios faltando, por isso fico imaginando se não existe uma forma de acessar a bios "verdadeira" e se nela não haveria alguma opção que esteja impedindo a inicialização do pendrive.

Enfim, gostaria de ajuda para resolver esse problema e fazer pendrives bootarem normalmente.

Melhor resposta

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,747 Trailblazer
    Responder ✓

Tente o seguinte, na aba Main pressione Ctrl+S e veja se aparecerá a opção VMD Controller. Se sim desative-a e veja se conseguirá prosseguir.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas