AN515-45-R91A: Notebook dando no bootable device

Gustavo_Campos
Gustavo_Campos Member Posts: 7

Tinkerer

editado dezembro 11 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, tenho um Acer Aspire 5 nitro AN515-45-R91A desde dezembro do ano passado (1 ano que o possuo) e a garantia acabou a menos de um mês, hoje eu desliguei ele e quando liguei uma hora depois apareceu a mensagem "No bootable device", vi um fórum dizendo pra ir na BIOS com o F2 e olhar o boot e desativar uma opção, mas eu nem mesmo conseguia mexer nesta opção, na parte chamada "informações" ele não estava reconhecendo o ssd, estava "NONE"e eu não conseguia resolver, desliguei o notebook, virei ele e dei uma leve sacudida pra ver se algo acontecia, e aí ele ligou, mas agora estou com medo de ficar sem notebook, então das duas uma: alguém sabe se tem como resolver sozinho ? E outra: comprei o notebook na Black Friday do ano passado, então ainda devo ter algum dia de garantia, ou ela acabou muito recente, como faço pra consultar o prazo e como faço para entrar em contato com a Acer e ver de mandar pra garantia ? Desde já obrigado pela ajuda.

Obs: infelizmente fiquei nervoso na hora e não tirei uma foto da tela do notebook com o problema.

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,562 Guru

Olá,

Unidade de disco (SSD) não sendo reconhecida corretamente durante a Inicialização, não é um bom sinal! E pode estar indicando iminência de corrupção de dados e/ou chip(s) NAND com defeito.

Recentemente, meu SSD XPG GAMMIX S70 BLADE começou a apresentar estes mesmos sintomas, e acabei perdendo todos os meus arquivos. 😓

Por isso, recomendo a você monitorar o estado de saúde do seu SSD com a ferramenta CrystalDiskInfo e fazer backup dos seus dados.

No link abaixo indicado você poderá conferir o prazo de validade da sua garantia, utilize o número de série (SNID ou o número do seu aparelho):

https://www.acer.com/br-pt/support/warranty/warranty-review

• Gustavo_Campos

Tinkerer

Então o erro está em relação ao SSD ? Vi em outro fórum que o problema do cara era no cabo do ssd. Também tenho medo do erro estar em outra parte, tipo a placa mãe queimou um fan, enfim, infelizmente meu produto saiu da garantia e o suporte acer disse que poderia me recomendar um parceiro deles para realizar a manutenção.

• eGomes

Anexe aqui um screenshot com o resultado da ferramenta CrystalDiskInfo.

• Gustavo_Campos

Tinkerer

Pela saúde 96% acho que devo citar que meu notebook está ligando normalmente depois que eu dei uma leve balançada nele (como eu disse no texto que criei o tópico), amanhã provavelmente vou conseguir usar ele mais do que hoje, pois vou para casa, e aí vou ver o desempenho dele em jogos, visto que o suporte me perguntou se ele andava travando/congelando, porém hoje percebi umas duas travadas, ele está ligando normalmente e não demora para abrir a área de trabalho depois que coloco a senha, entretanto estou com medo de quando movimentar ele de local o erro retornar. Outra coisa que aconteceu foi o suporte me questionar se eu havia modificado o SO dele, e se havia atualizado recentemente, na real eu só atualizei os drivers faz 1 semana. Ele tinha uma atualização do Windows pendente quando desliguei ele pela ultima vez antes do problema aparecer. Segue anexo uma foto da BIOS: nesta foto tá mostrando que o Windows tem prioridade, mas quando o problema surgiu não havia a opção do Windows ali, não tinha nada.

• eGomes

Seu SSD não possui cabo flat, pois utiliza socket M.2.

Evite ficar "balançando" ou "chacoalhando" seu laptop, pois isto pode acabar causando mais danos ao seu aparelho.

Como sugerido anteriormente faça backup dos seus arquivos e continue monitorando o seu comportamento.

• Gustavo_Campos

Tinkerer

Ok, então basicamente uma hora meu notebook vai parar de funcionar por conta deste problema ? e o problema deixou de ser o ssd então ? eu utilizo ele para a faculdade, então costumo viajar com ele entre a minha cidade natal e a da que faço faculdade, acaba ficando difícil não movimenta-lo muito

• eGomes
    editado dezembro 12

Mover o seu laptop de um lugar para o outro não é o problema! Estava me referindo sobre a questão de "sacudir" o mesmo para que funcione corretamente.

• Junior29
    Junior29 Member Posts: 1 New User

Sua resposta serviu para mim também,meu notebook não funciona direito, eu ligo e logo dá no botable device, ai depois de alguns dias ele volta e dá o mesmo problema, complicado pois meu notebook é novo, mas saiu da garantia esse ano