Aspire E15 E5 553G T4TJ Muito lento porém sem alto consumo de CPU, RAM ou GPU
Inicialmente eu comprei ele e ele veio com um sistema instalado Windows 10 que eu usava normalmente sem problemas até que de um dia para o outro ele decidiu não dar mais boot. Dava um erro dizendo "No bootable device" e descobri que mágicamente ele passou a funcionar apenas com o boot em LEGACY. E antes era UEFI.. Eu continuei usando assim mesmo e estava tudo certo, depois que eu montei um PC eu peguei o SSD dele e passei para o PC e o notebook ficou parado por algum tempo. Agora eu decidi voltar a usar o notebook e coloquei um SSD novo, formatei para Windows 10 mas eu queria UEFI e então descobri que desabilitando umas funções na bios algo como "TPM" ou "TMP" eu consegui dar boot em UEFI. Formatei a primeira vez e o notebook estava extremamente lento, chegava a travar até com o mouse mexendo, formatei em Windows 11 e nada, depois de fuçar muito na bios e bater cabeça eu mexi em umas 20 configurações diferentes pedindo ajuda a uma IA e agora consigo usar o notebook em Windows 10 sem muito lag porém ainda me incomodando muito. Agora mesmo estava vendo vídeos mas ele fica dando umas engasgadas muito brutas e o áudio trava fazendo um barulho de glitch muito alto. Ele trava e fica lento até pra abrir o Windows Explorer porém no gerenciador de tarefas não passa de 50% de CPU, não tem alto uso de RAM e nem de GPU.
Eu acho estranho pois antes ele era extremamente bom em tarefas simples, nunca foi muito bom em jogos mas eu conseguia rodar algumas coisas tranquilamente. Hoje em dia malmente roda o cs 1.6. Todos os drivers estão atualizados, na verdade o da placa de vídeo eu senti que só roda melhor os jogos com uma versão bem antiga.
Respostas
-
Você precisa atualizar todos os drivers. Primeiro, execute o Windows Update para instalar automaticamente todos os drivers recomendados; certifique-se de que as atualizações estejam completas.
O segundo passo é instalar o driver de GPU mais recente. Baixe o software mais recente da NVIDIA ou AMD em seus sites oficiais para sua GPU dedicada e também baixe o DDU Uninstaller. Desconecte seu Wi-Fi e Ethernet, em seguida, inicie em Modo Seguro. Execute o DDU Uninstaller para desinstalar o driver da GPU dedicada, selecionando o nome do fabricante e clicando em "Limpar e Reiniciar". Após a desinstalação, você será reiniciado no modo normal. Agora, instale o software do driver mais recente do site oficial da NVIDIA ou AMD.
windows 10/11 optimization guide for gaming
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660