PHN16-71-72W6 Upgrade de RAM

NerdsMaxx
NerdsMaxx Member Posts: 5

Tinkerer

editado novembro 27 em Gaming - Predator e Nitro

Boa tarde. Comprei memória ram 16x2 para usar 32 GB. E também pretendo adicionar um SSD.

Estou com notebook acer predator helios neo 16 PHN16-71-72W6.

A minha dúvida é seguinte: eu perco garantia se trocar de memória ram?

Se perder garantia, então posso ir alguma assistência técnica da Acer para eles instalarem para mim para manter garantia? Obs.: Eu moro em Goiânia.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,764 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Não invalida a garantia, desde que realizado de forma correta e não produza danos aos componentes internos.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• NerdsMaxx

Tinkerer

editado novembro 27

Obrigado por responder.

Pelo vídeo que eu vi de um brasileiro, tem uma coisa colada em cima de memória RAM, aí tem que arrancar e tirar memória e trocar para outra. Por isso fiquei na dúvida se perdia garantia ou não.

Aqui está o vídeo caso queira ver: https://youtu.be/N8To3CgDtcU?t=48&si=AL7v8eph3gTxrNBN

Então mesmo se eu tirar esta coisa colada, não tem risco de eu perder a garantia?

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,640 Guru

Olá,

Sim, é necessário remover (com o devido cuidado) esta fita protetora!

Muito cuidado com tutoriais disponíveis no YouTube. Pois neste vídeo que você indicou, é possível observar que a pessoa não desconectou a bateria interna antes de realizar a instalação do novo módulo RAM.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,764 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• NerdsMaxx

Tinkerer

editado dezembro 1

Boa noite. Obrigado pela ajuda @RenanVilela e @eGomes. Eu consegui fazer upgrade de memória RAM e adicionei um SSD.

Só que aconteceu um caso que eu queria entender melhor.

Eu removi SSD do notebook antigo (Nitro 5 AN515 GTX 160), fiz aquele procedimento de desconectar bateria e apertei botão power para zerar energia na placa mãe. Removi SSD adicional e conectei novamente a bateria. Liguei ele com bateria sem tomada e ligou normal.

No notebook Helios Neo 16, fiz o mesmo procedimento de bateria e botão power, troquei memória RAM e adicionei SSD (q removi no Nitro 5), conectei bateria de novo. Mas quando fui ligar só com bateria, ele não ligou, apareceu uma cor laranja no ícone de bateria carregando. Então eu liguei na tomada, ele ligou normal. Depois liguei novamente com bateria e funcionou normal agora.

A minha teoria é que zerei a energia da placa mãe quando apertei botão power (com bateria desconectada) e mesmo tendo conectado bateria novamente, ainda estava sem energia. Quando liguei na tomada, ele deu energia inicial para notebook e agora com bateria voltou funcionar normal.

Esta é a minha teoria, mas posso estar errado, não sou da área de eletrônica. Se alguém souber uma explicação técnica do que pode ter acontecido, pfvr escreve a explicação. Gostaria de entender melhor.

• NerdsMaxx

Tinkerer

Só mais uma coisa q eu lembrei, quando fui ligar na tomada Helios Neo 16, ele demorou para aparecer a logo do Predator, talvez sido por causa da memória RAM, pois eu troquei totalmente a memória.

Antes era 2 slots de 8 GB totalizando 16 GB, agora coloquei 2 slots de 16 GB da Corsair totalizando 32 GB.

Mas depois q inicializou Windows com tomada, agora está funcionando normal. Farei mais teste, ainda não joguei.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,640 Guru

Olá,

Muito provavelmente tenha ocorrido o treinamento dos novos módulos DDR5 instalados:

https://br.crucial.com/support/articles-faq-memory/ddr5-memory-training

Inclusive, há relatos de usuários que tiveram que aguardar 45 minutos para o sistema conseguir fazer o POST.

• NerdsMaxx

Tinkerer

editado dezembro 8

Entendi, eu não sabia disso. Muito obrigado por responder @eGomes.

Até agora está funcionando normal, já zerei Resident Evil 2 Remake neste note e está super de boa.

Outra coisa, para quem tiver dúvida sobre autorizada, é seguinte, a Acer não trabalha com autorizada. Ela só tem um centro de reparo para equipamentos com garantia de 1 ano em Baruerí, SP. Eu soube disso pelo chat online que Acer oferece. Fica o aviso aí.