Problema com FPS no Acer Nitro 5 AN517-52

GabrielJesus11
GabrielJesus11 Member Posts: 15 Troubleshooter

Simplesmente hoje dia 09/11, meu nitro 5 começou a apresentar uma queda absurda de FPS, jogava Pubg a uns 80-90 FPS e começou dropar pra 30-40 do nada, fui testar em outros jogos como CS2 e Lol, e estava o mesmo problema, metade do FPS q eu costumo jogar normalmente. Formatei, atualizei windows, drivers e tudo que tinha q para fazer, fui testar de novo e mesma coisa. Fui testar no lol dnv, e na mesma partida vi um cara com nitro 5 e outro com helios 300 comentando do mesmo problema, congelamentos e fps dropando muito e que tinham começado o problema hoje. Estou querendo saber se tem alguma coisa acontecendo, atualização de Bios ou sei lá, pq não ta normal meu FPS.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,562 Guru
    editado novembro 10

Olá @GabrielJesus11,

Se possível poste aqui screenshots do HWMonitor ou HWiNFO com o resultado dos sensores disponíveis, enquanto você roda seus jogos.

• GabrielJesus11

Boa noite @eGomes

Tirei essas prints no Pubg tá, não tirei do FPS pq meu ALT + R não abriu o FPS n sei pq, mas enfim estava do mesmo jeito (muito lag).

Print's tiradas com o nitrosense no máximo tá (sempre jogo assim)

• eGomes

Boa noite @GabrielJesus11,

Como podemos ver em seus screenshots, seu Nitro AN517-52 está enfrentando problemas de estrangulamento térmico (throttling) na CPU e GPU.

Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção (limpeza + substituição da pasta térmica) do seu laptop!?

Procure também utilizar uma base refrigeradora (base cooler) para auxiliar na ventilação do mesmo.

• GabrielJesus11

Fiz a limpeza ontem, limpei os coolers e troquei pasta térmica, e ele já está em uma base refrigeradora com 2 fans. Eu jogava Pubg com 95-96° (sei q é bastante), depois de limpar abaixou pra 86-88°, as vezes bate 90 mas não passa disso. Então creio q o problema não seja temperatura, mas sei la

• eGomes
    editado novembro 10

Não, suas temperaturas não estão normais!

Nos seus screenshots é possível notar que os clocks de operação da CPU estão sendo reduzidos e o indicador de temperatura limite da GPU está sendo acionado.

Recomendo a você revisar o procedimento de substituição da pasta térmica e fixação do cooler da CPU e GPU. Bem como, verificar o estado de conservação dos thermal pads aplicados nos chips VRAM e VRM (se houver).

• GabrielJesus11

Poxa, sei que a temperatura ainda está alta, mas se fosse isso, não concorda comigo que ele deveria estar tendo essa queda de FPS quando a temperatura estava bem mais alta? Quando estava 96° não dava isso, agora que está 88° está dando. É isso que não faz sentido pra mim, e eu já uso Thermal pad nas VRM e até no SSD NV2. são thermal pads da cooler master de 1.5mm, uso base para ventilar com 2 ventoinhas e troquei a pasta térmica ante ontem por uma da Grizzly Krionalt, algumacoisa assim. retirei a poeira que estava nas ventoinhas e com tudo isso, consegui reduzir quase 10°C, acredito q reduzir mais q isso seria muito dificil e se reduzir, é pouca coisa.

• GabrielJesus11

Única forma de reduzir temperatura q ainda não experimentei é o Undervolt, inclusive você recomenda? acredito que seja algo mais intrusivo e complexo, por isso nunca tentei.

• eGomes

Observe a temperatura de Hot Spot da sua GeForce GTX 1650, está acima dos 100 ºC. Você pode usar o MSI Afterburner para reduzir os clocks de operação da GPU e VRAM.

Para reduzir a carga de processamento da CPU e GPU, você pode limitar o número de FPS e utilizar o DX11 (mais estabilidade) ou DX11E (obter mais frames) como renderizador no PUBG:

https://www.techy.how/tutorials/pubg-complete-fps-boost

Se você estiver usando o Discord durante suas partidas, desative a aceleração por hardware nas configurações:

https://blog.2amgaming.com/2019/01/dicas-otimizar-fps-pubg-pc/

• GabrielJesus11

Vou fazer outro teste no HWMonitor, consegui abaixar a temperatura reduzindo o clock do CPU. Formatei o note dnv pra ter ctz de q n tinha feito algo errado, conferi as memorias Ram pra ver se tinha alguma com defeito e aparentemente não são elas. Reparei que a janela do explorador de tarefas, estava lenta como se o monitor estivesse em 30Hz (achei bem estranho isso), fui conferir a configuração e estava em 144Hz cravadim. Quanto ao discord eu nem to usando não, PC ta sem nada e o Pubg eu uso tudo no muito baixo com textura e antiserrilhamento no médio pra não deixar tudo pro processador. Fica em média 90% CPU / 98% GPU.

• GabrielJesus11

@eGomes Boa noite, aki os dados nesse HWmonitor. Eu dei uma desanimada depois de ver o explorador de tarefas assim, com esse "lag", como se tivesse com 30Hz sem nada aberto, to começando a achar que o processador foi de F. O que você acha Gomes?

• eGomes
    editado novembro 10

Você conseguiu uma melhora notável na temperatura da CPU. 😉👍🏻

Agora só falta verificar a GPU dedicada, pois ainda está atingindo 105 ºC e acionando sinalizador Temperature Limit. Utilize as dicas sugeridas anteriormente!

Em relação ao Gerenciador de Tarefas, verifique se não há algum processo e/ou serviço do Windows que esteja utilizando muitos recursos.

Certifique-se de que o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN517-52 está atualizado com a última versão disponível (2.08):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN517-52/downloads?suggest=AN517-52;0

• GabrielJesus11

Poxa cara, mt obrigado pela força. Já tinha desistido, falar pra vc kkkkkk. Montei um PC graças a Deus e o note ta de lado, mas vou ver se tento resolver esse problema dnv, amanhâ vou dar uma olhada no Firmware. Quanto a temperatura da GPU eu não consegui abaixar mesmo, só consegui na CPU pq reduzi o clock, vou ver se abro ele dnv e troco os thermal pads dos VRM's (isso se ainda tiver algum, talvez nem tenha). Estou suspeitando que seja isso pq esse problema começou depois de uma manutenção nas ventoinhas que fiz porque estavam com muita poeira, aí já aproveitei pra trocar pasta térmica da CPU e GPU e foi só ligar pra ver o presente misterioso (esse problema chato aí). Mas ta bom né

• eGomes

Caso não consiga encontrar os thermal pads, você poderá usar a massa térmica de alta performance da SnowDog.