Temperatura alta do Nitro AN517-54
Pessoal. Sei que existem diversos tópicos sobre o assunto temperatura alta no processador do Acer Nitro. Contudo, não achei algum que discutisse isso envolvendo a influência da bateria carregada na questão. Como muitos falam aqui, o meu com i7-11800H, 32 Gb RAM, SSD 1Tb e HD 1Tb, e uma GeForce 3060 de 6 Gb também apresenta o processador operando a praticamente 90 graus, mesmo com coolboost e ventoinhas no máximo, sem rodar jogo. No presente momento, ele está rodando em Alta performance no Nitro Sense, com CPU a 6% e temperatura 90 graus. Quando ligo as ventoinhas no máximo, cai para uns 84 graus, mas sempre variando para cima, o que ainda acho muito para um computador com alguns programas abertos. Mesmo se eu ligar o modo power safe, ou balance, as temperaturas resistem em não baixar. A mágica acontece quando desconecto o computador da tomada, mesmo mantendo em Alta performance. A temperatura do processador despenca para menos de 60 graus. O que noto é que, quando a bateria está quase vazia, e ligo na energia, as temperaturas se mantém baixas, mas basta eu chegar na carga máxima, ou até mesmo quando eu aciono o modo Acer de limitar a carga para 85%, as temperaturas se mantém altas. Muitos argumentam, com razão, que a troca da pasta térmica é um aspecto importante. Meu computador tem 2 anos de uso, e nunca troquei a pasta, mas sempre uso spray de ar comprimido para limpar o sistema de ventilação, assim como mantenho o notebook bem elevado da bancada, cerca de uns 45 graus. Eu imagino que, quando há algum problema de pasta, o notebook não deveria resfriar mesmo desplugado mas, como informado, basta desconectar da energia, e as temperaturas caem. Gostaria de sua sincera opinião nesse aspecto, se os demais também já repararam isso em seus computadores, e o que sugerem além da troca da pasta térmica, algo que pretendo fazer, e além de deixar o computador desconectado da tomada, algo que gostaria de evitar já que utilizo o laptop praticamente como um desktop.
Respostas
-
Olá, boa noite.
A questão das temperaturas mais baixas , mesmo em Alto Desempenho e somente na Bateria, pode ser que o TurboBoost não esteja ativando, logo ficando somente até o valor do clock base, que fica na faixa de 2.60GHz, e como consequência, temperaturas mais amenas.
Na minha opinião as temperaturas estão bem altas mesmo no modo Balanceado, onde deveriam ficar na faixa de 60,70º em alta demanda.
Quando em idle as temperaturas ficam na média de quantos graus?
Para 2 anos de uso, a depender de como o utiliza, a pasta pode ter secado, logo deixando a troca térmica ineficiente.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Cuidado ao utilizar ar comprimido para limpar seu laptop. Pois dependendo da força da pressão do ar, poderá literalmente "arrancar" um componente SMD. Ou dependendo do estado do reservatório do compressor de ar, poderá jogar umidade no PCB da placa-mãe.
Em relação aos problemas de temperatura elevada, experimente fazer um teste com um Live USB do Linux Mint ou Zorin. E veja se este problema persiste. Caso as temperaturas normalizem, muito provavelmente sua instalação do Windows esteja com problemas.
0