Acer Chromebook 314 C75Z dá tela estranha, impedindo utilização
Já queria agradecer de antemão toda e qualquer atenção dada à este tópico, e também pedir desculpas caso meu post tenha ficado gigantesco (quis incluir a maior quantidade de dados possível).
Tenho a variante CB314-1H-C75Z há pouco mais de 4 anos e recentemente abri para verificar se havia alguma sujeira a ser removida, então, por pura curiosidade (e agora, fica evidente, também por ignorância) decidi remover alguns parafusos e cabos, nestes ficou incluído o cabo eDP 40 pinos (a tela é reativa ao toque). Simplesmente levantei a travinha do conector na placa mãe e retirei o cabo flat dalí, prossegui a dar uma olhada no mesmo e o pus de volta da maneira correta no local correto - detalhe que pode ter relevância: o cabo da bateria não havia sido desconectado do seu respectivo conector enquanto fiz isso. Na próxima utilização do notebook notei uma relutância para ele dar POST (pressionava o botão power, a tela e LED lateral rapidamente acendiam com a imagem 'ChromeOS' e logo depois tela preta e LED desligado, tinha de pressionar ele algo como 3 - 4 vezes para que ele bootasse com a tela comum e me desse acesso), achei no mínimo estranho mas primeiramente ignorei, e pouco depois vi que a tela não estava respondendo à qualquer toque em todos os cantos dela, como estive ocupado durante aquela semana acabei não fazendo nada e só continuei a usar o computador normalmente (eram coisas estranhas, mas não eram prejudiciais ao meu uso). Durante este curto período cogitei que houvesse mal contato entre os pinos do cabo e o conector após eu ter re-encaixado, então, quando consegui um pouco de tempo livre removi sua tampa e tirei o cabo do conector novamente, mas agora com um pouco mais de cuidado (não lembro se desconectei ou não a bateria, provavelmente me esqueci novamente), aí recoloquei a tampa e testei no dia seguinte, o LED lateral piscava de maneira diferente e o computador dava uma tela estranha (meio preto/cinza com bordas redondas em cores mais claras nos 4 cantos). Não importa o que eu faça essa tela continua, às vezes os tons das cores variam um pouco mas o resultado é quase sempre o mesmo. Furungando pelo fórum aqui da Acer vi que um usuário teve um problema *levemente* similar ao meu, e que sugeriram à ele ligar a máquina (pressionando o botão power) enquanto apertava o quarto botão do teclado (flechinha redonda apontando para a direita), realizei o processo no meu e por algum motivo as telas variam, mas ainda estão estranhas. De vez em quando após eu ligar ele há um flash claro com todos os pixeís acendendo na cor branca, voltando à frustrante tela rapidamente.
Estou bastante preocupado, preciso dessa maquina funcionando o quanto antes e até agora não tenho a menor ideia de como prosseguir, já pesquisei cabos de reposição mas vi que não havia qualquer dano à ele (pelo menos visivel) e também considero comprar um cabo USB tipo C para HDMI, para que eu possa testar se o dano é na placa mãe ou na tela (ou conector, que seja) mas só achei opções decentes à 1 mês de entrega, então quero saber bem antes de comprar.
Fotos SIMILARES à minha tela abaixo.
Basicamente um datasheet simples dele:
Vocês têm alguma ideia do quê está acontecendo e se há alguma forma (preferencialmente DIY) para ser reparado?
Caso precisem de mais alguma informação (incluindo vídeos e fotos da própria tela e/ ou componentes) peçam à vontade!
Obrigado!
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Eu acredito que possa ter algum dano em algum pino tanto no cabo flat quando nos conectores.
A olho nu é bem difícil de ver, então seria interessante usar tipo uma lupa. Você já levou em alguma assistência técnica para verificar essa questão?
Em relação a bateria o ideal é sempre desconectá-la para reduzir uma chance de energia estática.
Poderia tentar um adaptador displaylink USB 3.0 para ter vídeo em outro monitor, mas não sei se encontraria algum driver, ou se já há algo nativo, devido sistema Chrome OS.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0