A515-52: Portas USB continuam ligadas com notebook desligado. Como resolver?

jboscorrea
jboscorrea Member Posts: 4 New User
editado outubro 21 em Laptops

Olá. Boa noite!

Tenho um notebook Acer Aspire 5 (A515-52) e quando desligo ele, as portas USB continuam com energia - meu HD externo permanece ligado e meu teclado com o LED aceso.

Como resolver esse problema? Aguardo retorno. Obrigado, desde já, pela ajuda! ;)

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 13,356 Trailblazer

Olá, presumo que você tenha o Windows 11 23H2. Primeiro desabilite a opção "USB on" no Acer Quick Access se estiver usando esse aplicativo, depois verifique se a versão do BIOS é 1.16 e se a versão do Windows 23H2 é 22632.4317. Esta versão tem Modern Standby e você precisa desabilitar Fast Startup e Hibenate em "Change what closing the lid does" e "Change settings currently unavailable". Redefina as configurações do Plano de Energia em "Editar Plano de Energia" e execute estes 2 comandos para desabilitar "Suspensão Seletiva USB" em Opções de Energia:

powercfg /SETDCVALUEINDEX SCHEME_CURRENT 2a737441-1930-4402-8d77-b2bebba308a3 48e6b7a6-50f5-4782-a5d4-53bb8f07e226 0​

powercfg /SETACVALUEINDEX SCHEME_CURRENT 2a737441-1930-4402-8d77-b2bebba308a3 48e6b7a6-50f5-4782-a5d4-53bb8f07e226 0

Finalmente inicialize o BIOS e certifique-se de que estas 2 opções Wake USB estejam desabilitadas, pressione F10 para salvar as alterações ao sair do BIOS.

• jboscorrea

Olá. Meu sistema é o Windows 11 Versão 10.0.22631 compilação 22631. Fiz os procedimentos que você informou, mas a porta USB continua ligada mesmo após eu desligar o notebook. Há alguma outra coisa que possa ser feita?

Preciso resolver esse problema. Pela disposição em ajudar, obrigado.

• Puraw
    editado outubro 21

Olá, isso pode muito bem ser um problema de BIOS, infelizmente a versão mais recente do BIOS é 1.16 de 2019/11/28 e ainda é para Windows 10. Você atualizou o Windows11 23H2 para 22631.4317?

• jboscorrea
    editado outubro 21

Olá. Vou estar anexando algumas imagens. Talvez eu não entenda completamente do assunto e posso estar realizando algum procedimento mencionado incompletamente.

Mesmo com essas mudanças e com esse status atual, as portas USB continuam ligadas com o notebook desligado. Peço que verifique se há algo de errado ou algum procedimento que eu possa fazer para resolver o problema.

Pela disposição em ajudar, agradeço!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,390 Trailblazer

Olá, boa tarde.

Experimente desinstalar o AcerQuickAccess e instalar novamente. Após isso, desative a opção USB Energizada.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• jboscorrea

Oi Renan.

Obrigado pelo comentário. Infelizmente ainda não deu certo por aqui.

Estou decepcionado com essa falha no notebook. Pensando em vender e comprar um de outra marca! ;(

De qualquer forma, obrigado.

• Puraw

Olá, o problema que você está enfrentando é que este modelo de laptop é de janeiro de 2019 e a Acer parou de atualizar drivers e BIOS em novembro de 2019 para o Windows10 22H2 enquanto você atualizou para o Windows11 23H2 e agora está prestes a obter o 24H2, então nesses 5 anos apenas drivers da Microsoft foram instalados com atualizações do Windows. Tente fazer uma instalação limpa do Windows11 23H2, mas faça backup de sua unidade de inicialização completa primeiro com o criador de imagem de backup do W7 no Painel de controle. Como alternativa, considere obter um novo laptop W11.😉

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,390 Trailblazer

Realmente é uma pena essa situação.

Penso que também possa ser algum bug relativo ao W11.

Você conseguiria instalar o W10 para fazer esse teste?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• rfellipe
    rfellipe Member Posts: 3 New User

Olá.

Tenho um notebook Acer Aspire 5 A515-45 com o Windows 11. Tentei a opção de acessar o Acer Quick Access e desativar a opção USB Energizada, porém não deu certo. Só consegui seguindo a dica do post acima: