A515-57-55B8: Upgrade em notebook

Thamiresg222
Thamiresg222 Member Posts: 2 New User
editado setembro 16 em Laptops

Comprei um notebook acer aspire 5 e gostaria de realizar algumas melhorias no desempenho dele, aumentando a ram e o ssd.

O Notebook é um Acer Aspire 5 A515-57-55B8 Intel Core i5 8GB RAM 256GB SSD - Windows 11, antes de comprar as peças

É necessário eu substituir a memória ram ou compro um slot para expandir de 8gb para 16gb? Vi que alguns vem com 2 de 4gb ram.

Sobre o ssd eu posso comprar ou outro também ou devo substituir o de 256gb?

Existe alguma recomendação para comprar que possa ser usado nesse modelo?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

  • GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 7,650 Pathfinder
    editado setembro 17

    Atualização de RAM

    • Verificação Física: Primeiro, verifique fisicamente se o seu laptop tem um único módulo de 8GB de RAM ou dois módulos de 4GB.
    • Capacidade Máxima: O seu laptop pode suportar um máximo de 32GB de RAM, utilizando dois módulos de 16GB (um por slot).

    Atualização de SSD

    • Slots M.2: O seu laptop tem dois slots M.2: um é Gen 3x4 (JSSD2) e o outro é Gen 4x4 (JSSD1).
    • Ocupação de Slots: Ao olhar para os slots enquanto o laptop está aberto, você pode ver qual deles está atualmente em uso. Isso permitirá que você compre um SSD adicional que se encaixe no slot disponível.

    windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

    My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566
  • Thamiresg222
    Thamiresg222 Member Posts: 2 New User

    então só abrindo ele mesmo pra verificar, né? tem alguma marca que você recomenda de ram e ssd?

  • GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 7,650 Pathfinder
    editado setembro 20

    Para a RAM - Crucial devido à alta chance de compatibilidade com a RAM pré-instalada. Porque, ao atualizar a RAM, certifique-se de que ambos os módulos de RAM tenham as mesmas especificações, como taxa CL, frequência, tamanho e voltagem. Você pode verificar isso usando o CPU-Z e também pode usar o CPU-Z para obter o número do modelo da RAM, que você pode pesquisar no Google para obter as especificações exatas.

    Para o SSD - O melhor é Samsung em desempenho e Crucial em orçamento.

    windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

    My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566
  • Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 12,651 Trailblazer

    Olá, algumas informações adicionais: Há 2 slots SODIMM para até 32 GB (2x16 GB) com módulos SODIMM DDR4 3200 MHz. No modo Dual Channel (2 x 8 GB ou 2 x 16 GB), você obterá a velocidade máxima de clock da sua CPU, mas se você adicionar 1x16 GB aos 8 GB já existentes no laptop (24 GB de RAM no total), isso será executado no modo Single Channel em uma velocidade menor.

    https://www.kingston.com/en/memory/search/model/105836/acer-aspire-5-a515-57xxx

    O Acer Aspire 5 A515-57 tem dois slots M.2 PCIe x4. Um desses slots suporta PCIe Gen 4 x4 para um SSD Gen4 como o Samsung 990 EVO, enquanto o outro suporta PCIe Gen 3 x4 para um SSD Gen3 como o Samsung 970 Evo Plus. Não há limite de capacidade para os SSDs NVMe. Você pode fazer upgrade para SSDs de 4 TB ou 8 TB.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
  • GAMING6698
    GAMING6698 ACE Posts: 7,650 Pathfinder
    editado setembro 20

    «It's time to say goodbye to Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin and Mint, here I come...🫡🫣»

    Isn't both linux os you mentioned are unstable and have limited features making it useless? I like to install any of these in Old laptop if usefull than windows 10. I only want to do browsing, watching videos.

    windows 10/11 optimization guide for gaming 
    Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community

    My AN515-43 laptop UserBenchmark-
    https://www.userbenchmark.com/UserRun/51514566
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado setembro 21

    Texto original (PT-BR):

    Eu também gosto e prefiro o Windows 10. No entanto, a Microsoft está se "esforçando" para estragá-lo com atualizações problemáticas e recursos inúteis!

    Eu confesso que estou cansado de realizar inúmeras configurações e testar ajustes "paliativos" no Windows 11, para que o mesmo rode de maneira satisfatória em meu computador e de meus clientes. E ainda assim, sei que estou correndo o risco de todo o meu esforço ser em vão.

    Eu utilizo o Windows a quase 30 anos, e estou vendo a Microsoft ultrapassar todos os limites das nossas paciências e tolerância!

    Achando que pode "fazer" o que bem entende (a gente sabe que eles podem...😅), com um SO que não consegue rodar sem causar problemas de CPU com o clock travado na frequência máxima, queda abrupta de FPS sem motivo aparente, tempestade de I/O, vazamento de RAM, bem como outros problemas que surgem a cada nova atualização lançada.

    Então pensei comigo mesmo: "Por que não dar uma chance ao Linux!?" 🤔💡

    E por enquanto, estou bastante satisfeito com as "primeiras impressões" e resultados obtidos com o Zorin OS e Mint. E também, não descarto a possibilidade de testar outras Distros, se for preciso!

    Espero que a Microsoft coloque o Windows (12) de volta aos trilhos. Mas até lá, eu vou me permitir testar algo novo…😉

    Translated text (EN-US):

    I like and prefer Windows 10 too! However, Microsoft is "trying hard" to spoil it with problematic updates and useless features.

    I confess that I'm tired of making countless configurations and testing "palliative" adjustments to Windows 11 so that it runs satisfactorily on my computer and that of my clients. And yet, I know I'm running the risk of all my efforts being in vain.

    I've been using Windows for almost 30 years, and I'm seeing Microsoft push the limits of our patience and tolerance!

    Thinking they can "do" whatever they want (we know they can...😅), with an OS that can't run without causing CPU problems with the clock locked at maximum frequency, abrupt FPS drops for no apparent reason, I/O storms, RAM leaks, as well as other problems that arise with each new update released.

    So, I thought to myself: “Why not give Linux a chance!?” 🤔💡

    And for now, I'm quite satisfied with the "first impressions" and results obtained with Zorin OS and Mint. And also, I don't leave the possibility of testing other Distros, if necessary!

    I hope that Microsoft gets Windows (12) back on track. But until then, I'll allow myself to try something new...😉