ANV15-51-54DL: DÚVIDAS SOBRE MEMORIAS RAM DE MARCAS DIFERENTES

LucasDeSouza11
LucasDeSouza11 Member Posts: 12

Tinkerer

Olá, pessoal! Gostaria de saber ao adicionar uma memória RAM no slot 2, sendo ela diferente da original de fábrica, pode haver algum problema?

Melhores respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 14,906 Trailblazer
    Responder ✓

    Olá, boa noite.

    No melhor cenário possível, o ideal é que sejam dois módulos iguais, para minimizar uma possível incompatibilidade. Mas na teoria não há problema, desde que respeite as mesmas especificações do módulo nativo.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,702 Guru
    Responder ✓

    Olá,

    Também concordo com o amigo @RenanVilela!

    Para garantir a melhor compatibilidade (evitar o down-clock da frequência de operação), estabilidade e performance do dual-channel, procure adquirir módulos DDR5 com as mesmas características (modelo, marca, densidade, velocidade, timings, ranks).

    De preferência, opte por módulos vendidos "em kits" e que não possuam perfil Intel XMP (overclock). Pois os laptops Acer não possuem suporte oficial para lidar com este tipo de módulos RAM.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 14,906 Trailblazer
    Responder ✓

    Olá, boa noite.

    No melhor cenário possível, o ideal é que sejam dois módulos iguais, para minimizar uma possível incompatibilidade. Mas na teoria não há problema, desde que respeite as mesmas especificações do módulo nativo.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,702 Guru
    Responder ✓

    Olá,

    Também concordo com o amigo @RenanVilela!

    Para garantir a melhor compatibilidade (evitar o down-clock da frequência de operação), estabilidade e performance do dual-channel, procure adquirir módulos DDR5 com as mesmas características (modelo, marca, densidade, velocidade, timings, ranks).

    De preferência, opte por módulos vendidos "em kits" e que não possuam perfil Intel XMP (overclock). Pois os laptops Acer não possuem suporte oficial para lidar com este tipo de módulos RAM.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • LucasDeSouza11
    LucasDeSouza11 Member Posts: 12

    Tinkerer

    @eGomes @RenanVilela

    Queria tirar mais uma dúvida com vocês a memoria ram do meu Nitro v15 é a

    A-DATA modelo AI1V56WC8W1-B1CS

    e encontrei esta aqui no mercado livre, soq o modelo dela é diferente teria algum problema eu pegar ela para coloca no meu Nitro v15?
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4964316828-para-adata-8gb-5600mhz-ddr5-memorias-ram-laptop-sodimm--_JM#position%3D23%26search_layout%3Dgrid%26type%3Ditem%26tracking_id%3D06dd8bff-d694-4f5d-a301-d01cf90e9926

    Me desculpem pelo o incomodo.


  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,702 Guru
    editado setembro 6

    Boa noite,

    Em tese deverá ser compatível!

    A única questão, é que este link menciona que trata-se de uma compra internacional. E isso possa vir a lhe causar algum inconveniente ou dificuldade para solicitar a devolução / troca do módulo RAM, caso seja necessário.

    Abaixo, você poderá encontrar algumas opções de módulos RAM DDR5 recomendados para o seu Nitro V15 ANV15-51:

    https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/nitro-v-15-anv15-51

    https://www.kingston.com/br/memory/search/model/108833/acer-nitro-v-15-anv15-51xxx-intel-ddr5

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 14,906 Trailblazer

    Compartilho da opinião do @eGomes .

    Memórias de "fora" não necessariamente são ruins, mas se der algum problema, a questão da devolução é bem chata.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • LucasDeSouza11
    LucasDeSouza11 Member Posts: 12

    Tinkerer

    @eGomes @RenanVilela
    Achei uma da Crucial que o pessoal pelo forum estava dizendo que era compatível no caso seria essa:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3323610811-memoria-ram-p-notebook-16gb-5600mhz-crucial-com-nota-fiscal-_JM?quantity=1
    mas no caso ativaria o dual channel, uma de 8gb e uma 16gb? tinha visto uns video no youtuber que o pessoal dizia que nas ddr5, elas n precisam ter o mesmo tamanho para ativar.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,702 Guru

    Sim, neste caso os módulos RAM irão funcionar em Flex Mode (também conhecido como Flex Channel).

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • LucasDeSouza11
    LucasDeSouza11 Member Posts: 12

    Tinkerer

    Qual seria diferença entre dual channel e flex channel, ou n teria diferença?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,702 Guru
    editado setembro 6

    Ao misturar módulos RAM com densidades (capacidade) diferentes, o funcionamento do dual-channel será proporcional, exemplo:

    Slot #1   Slot #2   Total   Em dual-channel
    16 GB 8 GB 24 GB 8 GB + 8 GB

    Os 8 GB restantes, permanecerão operando em single-channel.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • LucasDeSouza11
    LucasDeSouza11 Member Posts: 12

    Tinkerer

    Entendo, mas teria algum problema se deixar esses 8Gb restantes em single-channel ou poderia causar algum conflito com as que estão em dual-channel?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,702 Guru

    Não, apenas o desempenho do dual-channel que será limitado! Mas, para aplicações de uso geral e jogos esporádicos muito provavelmente esta diferença seja imperceptível.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • LucasDeSouza11
    LucasDeSouza11 Member Posts: 12

    Tinkerer

    Certo, muito obrigado por todo auxílio @eGomes e para o @RenanVilela também! Desejo uma boa tarde para ambos.