Notebook Acer Aspire 5 A515-45-R36L com ruído elétrico na saída de trás mesmo desligado.

GenilsonSV
GenilsonSV Member Posts: 3 New User
editado agosto 26 em Laptops

Recentemente comprei um Notebook Acer Aspire 5 A515-45-R36L e aparentemente não tinha nenhum problema perceptível. Paguei para instalarem o Windows 10 nele e continuou normal, mas quando fui guardar ele resolvi colocar o ouvido perto da saída de trás do note e escutei um ruído elétrico como se ainda tivesse funcionando, liguei de novo e continuou com o ruído um pouco diferente. Gostaria de saber se tem alguma solução ou se aciono a garantia, pois não é normal ficar fazendo barulho mesmo desligado. Só achei um caso com o mesmo problema que o meu notebook nesse fórum e pelo visto não teve solução

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Olá @GenilsonSV,

    Seja bem-vindo!

    Este "ruído elétrico" é audível somente ao se aproximar do aparelho, ou é percebido de maneira incômoda a qualquer distância!?

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • GenilsonSV
    GenilsonSV Member Posts: 3 New User

    Somente ao se aproximar, praticamente imperceptível se não tivesse colocado o ouvido próximo

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    editado agosto 27

    Estes ruídos até certo ponto podem ser considerados normais! O carregador da bateria e o módulo I/O Áudio + USB do meu Aspire 5 A515-45G também emitem ruídos semelhante, se eu aproximá-los do meu ouvido.

    Em alguns casos específicos, é possível que esteja ocorrendo fuga de corrente em determinado componente eletrônico. Que por sua vez, pode causar um ruído elevado e ser percebido de maneira incômoda.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • GenilsonSV
    GenilsonSV Member Posts: 3 New User

    Pois é, mas é complicado quando ocorre mesmo desligado sem nem tá carregando. Desliguei o note ontem a noite e até hj continua com o zumbido que só é perceptível se encostar o ouvido na saída. Vou acionar a garantia e trocar

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    editado agosto 29

    Boa tarde @GenilsonSV,

    Isso é um comportamento normal e esperado (por design) de qualquer aparelho eletrônico!

    Mesmo que o seu laptop esteja desligado, ele continuará mantendo alguns circuitos da placa-mãe energizados com tensões mínimas necessárias. Para conservar informações (tais como: data, hora e configurações do BIOS) e também manter o sistema de sobreaviso para a próxima inicialização (a não ser que você desconecte a bateria e pilha CR2032).

    Exemplo:

    Quando você pressiona o botão Power para ligar seu laptop, retornar do modo de espera (S3) ou hibernação (S4). O controlador EC precisa estar de prontidão e enviar sinais para que a CPU e demais componentes sejam despertados.

    Duas perguntas que você precisa responder a si mesmo:

    • Este ruído é audível a qualquer distância do aparelho, a ponto de ser percebido de maneira incômoda!?
    • Seu laptop está apresentando algum problema de funcionamento!?

    😉👍🏻

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Paulo_JM
    Paulo_JM Member Posts: 1 New User

    Olá a todos.

    Recebi meu notebook ontem, entretanto, hoje fui utilizá-lo enquanto carregava. Quando estava 100% carregado, estava esquentando e com ruido agudo. Já realizei teste de estresse e aparentemente está tudo ok com o cooler e o processador já que não esquentou muito bem apresentou ruído durante o teste. Gostaria que alguém pudesse me ajudar a entender o que pode ter acontecido

    Notebook Acer Aspire 5 A515-57-55B8 Intel Core i5 12º Geração 8GB RAM 256GB SSD (UHD) 15.6" LED Full HD TN 60hz Cinza aço Windows 11H

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Olá @Paulo_JM,

    Seja bem-vindo!

    Pelo seu relato, parece ser ruído advindo da bobina (coil whine):

    https://community.acer.com/pt/kb/articles/14882-ruido-na-bobina-coil-whine

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣