Aumento de RAM Aspire 3 a315-42g

ronaldoandrade
ronaldoandrade Member Posts: 3 New User
editado agosto 26 em Laptops

Olá!

Meu notebook Acer a315-42g veio com um pente de RAM de 8 Gb, DDR4, 2667 Mhz.

Comprei um pente de 16 Gb da Crucial também DDR4 e 2667 Mhz para usar no slot vazio disponível.

O problema é que, quando instalado, o novo pente não funciona como esperado. Primeiro, o SO só inicia quando quer, por isso tenho que desligar e ligar o notebook várias vezes para conseguir usá-lo. Segundo, quando o SO inicia, o novo pente é reconhecido, mas o computador mostra apenas a memória do pente original de 8 Gb como disponível para uso.

Li por aí que a minha máquina aceita RAM com no máximo 2400 Mhz, mas verifiquei e o pente que veio no notebook é de 2667 Mhz.

Também já tentei tirar os pentes, desconectar a bateria, esperar 10 minutos, inserir os pentes novamente e reconectar a bateria. Não ajudou em nada.

Agora estou com um problema, pois posso tentar devolver a RAM que comprei, mas se ela, que atende a todos os requisitos conhecidos, não funciona, como saberei qual RAM funcionará pra comprar?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Melhores respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    Responder ✓

    Olá @ronaldoandrade,

    Seja bem-vindo!

    Você já tentou realizar um teste com este módulo que você adquiriu individualmente (nos dois slots)!? Se o problema de inicialização persistir, ao que tudo indica este módulo esteja com problemas! Outra possibilidade, seria por incompatibilidade ao misturar módulos diferentes (vide tabelas disponível abaixo).

    A seguir você poderá conferir as especificações e recomendações de combinação de módulos RAM para os Aspire 3 A315-42G:

    Se possível poste aqui screenshots da ferramenta CPU-Z guias: Mainboard, Memory e SPD (de cada slot # que estiver em uso), para compararmos as configurações de "timings" e "ranks" destes dois módulos que você está tentando utilizar.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    editado agosto 27 Responder ✓

    Boa noite @ronaldoandrade,

    Ao que tudo indica, este módulo RAM que você comprou está com problemas. Providencie a devolução / troca do mesmo!

    @ronaldoandrade escreveu:

    "Uma dúvida sobre a imagem que você enviou sobre a combinação de módulos de ram: quer dizer que se eu já tenho um módulo de 8gb, consigo combiná-lo apenas com o outro módulo de 8 gb?"

    Sim, pois trata-se de uma recomendação "explícita" do fabricante.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    Responder ✓

    Olá @ronaldoandrade,

    Seja bem-vindo!

    Você já tentou realizar um teste com este módulo que você adquiriu individualmente (nos dois slots)!? Se o problema de inicialização persistir, ao que tudo indica este módulo esteja com problemas! Outra possibilidade, seria por incompatibilidade ao misturar módulos diferentes (vide tabelas disponível abaixo).

    A seguir você poderá conferir as especificações e recomendações de combinação de módulos RAM para os Aspire 3 A315-42G:

    Se possível poste aqui screenshots da ferramenta CPU-Z guias: Mainboard, Memory e SPD (de cada slot # que estiver em uso), para compararmos as configurações de "timings" e "ranks" destes dois módulos que você está tentando utilizar.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • ronaldoandrade
    ronaldoandrade Member Posts: 3 New User
    editado agosto 27

    Olá, @eGomes! Obrigado pela resposta.

    Infelizmente não conseguirei enviar os screenshots pq o SO simplesmente não tá iniciando quando uso os dois módulos.

    Estou nesse momento testando o módulo novo sozinho, mas até o momento, sem sucesso. Com os dois módulos em uso, a logo da Acer chega a aparecer e após ela sumir é que não sai do lugar. No caso de usar o módulo novo sozinho, a tela nem chega a ligar.

    Uma dúvida sobre a imagem que você enviou sobre a combinação de módulos de ram: quer dizer que se eu já tenho um módulo de 8gb, consigo combiná-lo apenas com o outro módulo de 8 gb?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    editado agosto 27 Responder ✓

    Boa noite @ronaldoandrade,

    Ao que tudo indica, este módulo RAM que você comprou está com problemas. Providencie a devolução / troca do mesmo!

    @ronaldoandrade escreveu:

    "Uma dúvida sobre a imagem que você enviou sobre a combinação de módulos de ram: quer dizer que se eu já tenho um módulo de 8gb, consigo combiná-lo apenas com o outro módulo de 8 gb?"

    Sim, pois trata-se de uma recomendação "explícita" do fabricante.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • ronaldoandrade
    ronaldoandrade Member Posts: 3 New User

    Entendi!

    Muito obrigado, @eGomes!