Aspire A515 57 travando muito

Anaflavia
Anaflavia Member Posts: 8

Tinkerer

editado agosto 19 em Laptops

Tenho o notebook a 2 meses e desde que chegou o sistema trava muito, não sei se é algo do windows ou erro de fabricação. Muitas vezes preciso reiniciar pois a tela não corresponde. Alguém pode me ajudar o que faço? Abri suporte para enviar o notebook, mas se alguém puder ajudar, comprei para estudos e trabalho, quando estou vendo vídeos que trava mais ainda. Decepcionada, algum suporte?

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Olá @Anaflavia,

    Seja bem-vinda!

    Examine o Monitor de Confiabilidade do Windows para examinar e obter mais detalhes sobre possíveis erros que por ventura estejam ocorrendo em seu sistema. Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: perfmon /rel [Enter].

    Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag [Enter], aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), clique no botão Salvar informações.... Em seguida, anexe aqui o arquivo DxDiag.txt.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Anaflavia
    Anaflavia Member Posts: 8

    Tinkerer

    Olá. O primeiro passo só deixou encontrou na pesquisa do win + R a palavra: perfmon, se descreve o /rel não encontrou nada. Após isso fiz o segundo passo e em anexo o arquivo.

    O que eu sei que o win 11 estava dando vários problemas e aprendi com um colega em entrar no win+R e colocar: prefetch, temp e %temp% , mesmo após fazendo ainda trava. Espero conseguirmos resolvermos por aqui pra não precisar enviar o not :/ Aguardo o retorno, obrigada.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Bom dia @Anaflavia,

    Há um espaço entre o "perfmon" e o parâmetro "/rel". Outra maneira de executar o Monitor de Confiabilidade, é digitar o termo confia no pesquisar do menu Iniciar. E então, selecionar a opção Exibir histórico de confiabilidade.

    Em relação ao seu log do dxdiag, o mesmo está apontando "crashes" dos aplicativos ipf_helper.exe (componente do Intel DPTF), svchost.exe_Audiosrv (Serviço de Áudio do Windows), AcerIncorporated.AcerPurifiedVoiceConsoleR_2.0.4.0_x64__48frkmn4z8aw4 e RealtekSemiconductorCorp.RealtekAudioControl_1.41.294.0_x64__dt26b99r8h8gj.

    Execute os comandos abaixo indicados (copie & cole) no Prompt de comando / Terminal (modo Admin) do Windows para verificar se não há arquivos do sistema corrompidos:

    DISM.exe /Online /Cleanup-image /Scanhealth
    DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
    sfc /scannow
    

    Na sequência, informe se houve arquivos corrigidos.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Anaflavia
    Anaflavia Member Posts: 8

    Tinkerer

    olá, fiz o comando solicitado no admin, segue imagem do erro

    Esses erros apontados, o que precisa ser feito?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Boa noite, @Anaflavia!

    Por algum motivo os comandos não foram executados no modo Administrador. Clique com o botão da direita sobre o menu Iniciar, e então selecione a opção Terminal (Administrador). Em seguida, insira os comandos mencionados anteriormente.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Anaflavia
    Anaflavia Member Posts: 8

    Tinkerer

    Desculpe, executei novamente, segue o print,

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Como podemos ver no seu screenshot a ferramenta sfc reparou arquivos corrompidos com sucesso!

    Reinicie o seu computador e então e monitore o comportamento do seu laptop, para verificar se os problemas de travamento ainda persistem.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Anaflavia
    Anaflavia Member Posts: 8

    Tinkerer

    Precisei forçar a reinicialização após executar os comandos, o computador travou e deu esses erros, consegue auxiliar no que posso fazer?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Clique no item Exibir todos os relatórios de problemas para examinar e obter mais detalhes sobre os erros que estão ocorrendo.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru

    Como podemos ver nos seus screenshots, estão ocorrendo muitos erros (inclusive de hardware).

    #1 Execute a ferramenta de diagnóstico de Memória do Windows:

    Pressione Win + R, digite: mdsched tecle [Enter]. Em seguida, selecione a opção Reiniciar agora e verificar se há problemas.

    Após a conclusão do teste, verifique o resultado através do Visualizador de Eventos (Win + R, digite: eventvwr.msc [Enter], Logs do Windows > Sistema. E então examine o(s) evento(s) com ID 1201.

    #2 Agende uma verificação completa de disco na próxima inicialização:

    https://thewindowsclub.blog/pt/how-to-run-chkdsk-on-windows-11-find-fix-disk-errors/

    Exemplo:

    chkdsk c: /f /r /x
    

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Anaflavia
    Anaflavia Member Posts: 8

    Tinkerer

    Fiz tanto os passos sugeridos mas não retornou nenhum erro. Sobre os comandos chkdsk C: /f o sistema não permitiu fazer agora, disse que será feito após o sistema reiniciar. Segue as imagens para analisar.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    editado agosto 29

    Boa noite @Anaflavia

    O correto era ter executado a ferramenta chkdsk com todos os parâmetros inclusos na mesma linha de comando. Reinicie o seu computador, aguarde a verificação de disco ser concluída. E então, rode novamente o chkdsk conforme mencionado acima. 😉👍🏻

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Anaflavia
    Anaflavia Member Posts: 8

    Tinkerer

    Sim, fiz isso, reiniciou e deu que não possui nenhum erro 🤷

    E permaneceu falando que o volume está sendo usado por outro processo.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,692 Guru
    editado agosto 29

    Sim, é normal este comportamento! Responda "Sim", para agendar uma verificação na próxima reinicialização. Na sequência, feche a janela do Prompt de comando / Terminal e então reinicie o seu computador.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣