A315-42G-R6FZ: queria ativar o xmp pra notebook
Tenho um Aspire 3 A315-42G-R6FZ e queria ativar o xmp, ele ja veio com uma memória smart modular de 8gb 2666mhz (peguei todas as informações no cpu-z) e fiz um upgrade de memória comprando uma kingston fury de 8gb também de 2666mhz, o duall channel ativou normalmente porém as memorias estão funcionando apenas em 1333mhz (metade do que era pra ser) então eu procurei sobre o xmp nas memórias e quis ativar nas minhas, mas não encontrei nada na bios, ja vasculhei em todo na bios e nada, olhei no cpu-z e vi que so na memória da kingston que tem um perfil de xmp e na smart modular so tém JEDEC, imaginei que seria por que são duas memórias diferentes e que so apareceria o xmp na bios se fossem duas memorias com xmp (no caso duas kingston) mas antes de comprar outra memória gostaria de saber se minha teoria esta certa.
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Respostas
-
Olá, bom dia.
Não há como ativar o XMP pois a placa não dá suporte.
Veja na aba Memory, qual valor em DRAM Frequency, pois nesse aba SPD só nos mostra as informações dos módulos.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
então a placa mãe esta limitando a frequência?
0 -
Como podemos ver, as memórias estão trabalhando em 2400MHz, e como já vimos muito por aqui, esse módulo com XMP acaba limitando pra baixo. Faça um teste somente com o módulo da Kingston e veja se vai trabalhar em 2666 (1333MHz pelo Dram Frequency).
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0