Problema de conexão entre a ponteira da fonte e o jack de energia Acer Aspire 5 F5-573G-74DT

varantollo
varantollo Member Posts: 2 New User
editado agosto 2 em Laptops

Acer Aspire 5 F5-573G-74DT, adquirido em 2017.

Em 2022, percebi que a bateria já não segurava nenhuma carga, sendo necessário manter o computador conectado à fonte de alimentação para uso.

Isso não era um problema, já que eu utilizava o laptop como um desktop, de qualquer forma.

Em 2023 a conexão entre a fonte e o jack de energia não era mais confiável, recorrentemente ocorria a desconexão espontânea entre os componentes, ou seja, sem qualquer interferência, o laptop começava a apitar freneticamente, apontado a sucessiva conexão/desconexão da fonte de alimentação e só parava quando o conector da fonte era movido e deixado em uma posição específica, em que a conexão se mantinha.

Queria voltar a utilizar o laptop como dispositivo móvel, então adquiri os seguintes componentes para substituição:

1. Fonte Carregador para Notebook Acer Aspire F5-573 - 90W
    1. como não sabia a causa do problema na conexão entre fonte e jack, achei melhor comprar os dois componentes novos, para conseguir isolar a possível causa e evitar mais dor de cabeça.
  2. Bateria para Notebook Acer AS16A5K - 6 Celulas
    1. a bateria original estava completamente gasta, então seria necessária sua substituição invariavelmente; optei pela bateria de 6 células, já que estava substituindo de qualquer forma.
  3. Conector Dc Jack Para Acer Aspire F5-573 F5-573g
    1. novamente, como não sabia com certeza por que razão a conexão entre a fonte e o jack era instável, optei por adquirir um jack novo.

A instalação da bateria foi tranquila, realizei os procedimentos indicados pelo fabricante e o computador a reconheceu e a configurou corretamente.

Da mesma forma, removi o jack de energia antigo e conectei o novo na placa-mãe. Entretanto, ao conectar a nova fonte a esse novo jack, a conexão permaneceu instável, praticamente impossível de manter. Testei com a fonte antiga, e o problema persistiu.

Acredito que o problema seja relacionado à conexão física entre a ponteira da fonte e o plug do jack de energia, já que, segurando a ponteira em determinada posição, e com uma certa pressão, o LED de conexão liga e a bateria carrega.

Supus, portanto, que a persistência do problema decorresse do jack de energia (já que nem a fonte antiga, nem a fonte nova, funcionaram com o novo jack). Adquiri um novo novo jack de energia, imaginando que o anterior tivesse algum defeito.

Pois bem, realizei, novamente, a substituição do jack de energia pelo novo e, ainda assim, o problema persiste, sendo a conexão estabelecida somente quando a ponteira da fonte é segurada em determinada posição com uma certa pressão.

(vídeo demonstrando o problema)

Fora comprar uma nova nova fonte (que é um investimento sem garantia de sucesso), alguém tem sugestões do que fazer para solucionar esse problema, ou, pelo menos, entender o que está acontecendo? Já tiveram um problema parecido?

Agradeço desde já.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• varantollo
    varantollo Member Posts: 2 New User
    Responder ✓

Boa tarde, Ana!

Desculpe pelo lapso na resposta, a notificação foi para a caixa de spam.

Consegui resolver, sim. O problema na realidade não era o jack de energia (como eu erroneamente pensei que fosse), mas, sim, a própria fonte que eu comprei.

Levei o computador em uma loja geral de assistência, e eles me informaram que a fonte que comprei não era compatível com o modelo do meu laptop. Se não me engano a amperagem era maior do que o computador aguentava.

O pessoal da loja me vendeu uma fonte nova (conforme foto abaixo) e agora está funcionando normalmente.

Se pesquisar "fonte acer aspire f5 573" no Mercado Livre, vai encontrar um modelo igual por cerca de R$ 80.

Espero ter ajudado!

Respostas