Problema de conexão entre a ponteira da fonte e o jack de energia Acer Aspire 5 F5-573G-74DT
Acer Aspire 5 F5-573G-74DT, adquirido em 2017.
Em 2022, percebi que a bateria já não segurava nenhuma carga, sendo necessário manter o computador conectado à fonte de alimentação para uso.
Isso não era um problema, já que eu utilizava o laptop como um desktop, de qualquer forma.
Em 2023 a conexão entre a fonte e o jack de energia não era mais confiável, recorrentemente ocorria a desconexão espontânea entre os componentes, ou seja, sem qualquer interferência, o laptop começava a apitar freneticamente, apontado a sucessiva conexão/desconexão da fonte de alimentação e só parava quando o conector da fonte era movido e deixado em uma posição específica, em que a conexão se mantinha.
Queria voltar a utilizar o laptop como dispositivo móvel, então adquiri os seguintes componentes para substituição:
- Fonte Carregador para Notebook Acer Aspire F5-573 - 90W
- como não sabia a causa do problema na conexão entre fonte e jack, achei melhor comprar os dois componentes novos, para conseguir isolar a possível causa e evitar mais dor de cabeça.
- Bateria para Notebook Acer AS16A5K - 6 Celulas
- a bateria original estava completamente gasta, então seria necessária sua substituição invariavelmente; optei pela bateria de 6 células, já que estava substituindo de qualquer forma.
- Conector Dc Jack Para Acer Aspire F5-573 F5-573g
- novamente, como não sabia com certeza por que razão a conexão entre a fonte e o jack era instável, optei por adquirir um jack novo.
A instalação da bateria foi tranquila, realizei os procedimentos indicados pelo fabricante e o computador a reconheceu e a configurou corretamente.
Da mesma forma, removi o jack de energia antigo e conectei o novo na placa-mãe. Entretanto, ao conectar a nova fonte a esse novo jack, a conexão permaneceu instável, praticamente impossível de manter. Testei com a fonte antiga, e o problema persistiu.
Acredito que o problema seja relacionado à conexão física entre a ponteira da fonte e o plug do jack de energia, já que, segurando a ponteira em determinada posição, e com uma certa pressão, o LED de conexão liga e a bateria carrega.
Supus, portanto, que a persistência do problema decorresse do jack de energia (já que nem a fonte antiga, nem a fonte nova, funcionaram com o novo jack). Adquiri um novo novo jack de energia, imaginando que o anterior tivesse algum defeito.
Pois bem, realizei, novamente, a substituição do jack de energia pelo novo e, ainda assim, o problema persiste, sendo a conexão estabelecida somente quando a ponteira da fonte é segurada em determinada posição com uma certa pressão.
(vídeo demonstrando o problema)
Fora comprar uma nova nova fonte (que é um investimento sem garantia de sucesso), alguém tem sugestões do que fazer para solucionar esse problema, ou, pelo menos, entender o que está acontecendo? Já tiveram um problema parecido?
Agradeço desde já.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Melhor resposta
-
Boa tarde, Ana!
Desculpe pelo lapso na resposta, a notificação foi para a caixa de spam.
Consegui resolver, sim. O problema na realidade não era o jack de energia (como eu erroneamente pensei que fosse), mas, sim, a própria fonte que eu comprei.
Levei o computador em uma loja geral de assistência, e eles me informaram que a fonte que comprei não era compatível com o modelo do meu laptop. Se não me engano a amperagem era maior do que o computador aguentava.
O pessoal da loja me vendeu uma fonte nova (conforme foto abaixo) e agora está funcionando normalmente.
Se pesquisar "fonte acer aspire f5 573" no Mercado Livre, vai encontrar um modelo igual por cerca de R$ 80.
Espero ter ajudado!
0
Respostas
-
Um novo adaptador de energia custa apenas US $ 12, experimente e você ficará bem: AC Adapter Charger For Acer Aspire F5-573-50JZ F5-573G-7791 Power Supply Cord | eBay
0 -
Olá, bom dia.
Seria interessante levar o note em alguma assistência para verificar a conexão do jack na placa mãe, talvez algum dos pinos pode estar com a solda ruim, fazendo com que tenha esse mal contato.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
amigo, conseguiu resolver seu problema? Tenho o mesmo problema que o seu no meu Acer.
0 -
Boa tarde, Ana!
Desculpe pelo lapso na resposta, a notificação foi para a caixa de spam.
Consegui resolver, sim. O problema na realidade não era o jack de energia (como eu erroneamente pensei que fosse), mas, sim, a própria fonte que eu comprei.
Levei o computador em uma loja geral de assistência, e eles me informaram que a fonte que comprei não era compatível com o modelo do meu laptop. Se não me engano a amperagem era maior do que o computador aguentava.
O pessoal da loja me vendeu uma fonte nova (conforme foto abaixo) e agora está funcionando normalmente.
Se pesquisar "fonte acer aspire f5 573" no Mercado Livre, vai encontrar um modelo igual por cerca de R$ 80.
Espero ter ajudado!
0